Quando falamos em marca, sabemos que não se trata apenas de uma boa identidade visual, mas sim de um conjunto de elementos que as pessoas associam a sua empresa. A construção de marca é tudo que a envolve, todos os pontos de contato com os consumidores, tudo que eles veem, compreendem e experienciam da sua empresa.
A gestão da marca é o tão comentado Branding, que vai cuidar desses elementos a fim de manter uma identidade de marca única e coerente com o que é veiculado pela empresa. Marcas que possuem Branding forte são lembradas pelos consumidores e associadas a fatores positivos como qualidade e autenticidade. Alguns exemplos são: Coca-Cola, Netflix, Natura, etc.
Para fazer a construção de marca, é importante definir esses elementos que vão constituir e representar a empresa. Vamos conhecê-los a seguir:
O Golden Circle é uma ferramenta utilizada pelas marcas para determinar o propósito da empresa, como ela atingirá esse propósito e, por fim, do que se trata o produto ou serviço ofertado. É um círculo que contém as seguintes questões: “Por que?”, “O que?” e “Como?”
Essa ferramenta irá te ajudar a entender melhor qual é o motivo da sua marca existir. O Golden Circle atua para que o intuito de uma empresa seja mais do que apenas gerar lucro, mostrando que a marca causa um impacto no meio em que está inserida.
Além disso, a definição e explicitação desse propósito gera valor ao produto ofertado e pode gerar também uma identificação maior por parte do público, além de ser um estímulo para os colaboradores da própria empresa.
Os valores são as crenças da marca, as motivações e o que a fazem ser quem ela é. A definição desses valores é um dos primeiros passos para que haja uma identidade de marca. Tendo em vista que os valores vão guiar a construção de outros elementos.
Esses valores são princípios que irão guiar a empresa, ajudar a tomar decisões e entender quais são os motivos da marca existir.
Leia mais sobre valores de marca e como implementa-los na sua empresa.
O posicionamento é a forma com que a marca se coloca no mercado. Seu comportamento, suas reações ao que acontece ao seu redor e como seus objetivos e valores são transmitidos ao público.
Em suma, é a maneira como a marca pensa e se comporta. Definir esse posicionamento é de extrema importância para que a empresa saiba como agir na hora de se comunicar. Ademais, um posicionamento bem definido ajuda a projetar uma imagem positiva para o consumidor.
É muito importante que a marca realmente cumpra com o que ela visa transmitir ao público, visto que a criação de uma impressão falsa pode gerar desconfiança no público, e, consequentemente, uma imagem negativa.
O tom é a maneira como a marca se expressa. Enquanto o posicionamento diz respeito a maneira como a marca se comporta, o tom consiste em determinar um tipo de linguagem que seja adequado ao público e ao posicionamento da empresa.
A definição dessa linguagem permite que haja uma unidade na forma com que a marca se comunica, seguindo um mesmo padrão. É importante que haja um estudo de público para que a empresa consiga atingir as pessoas certas, usando a linguagem mais adequada para esse grupo de pessoas.
Focando na definição desses elementos, a construção de marca da sua empresa será mais completa e relevante. Quer entender mais sobre o assunto? Baixe gratuitamente nosso ebook exclusivo sobre Construção de Marca, clicando aqui.
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…