Golden Circle: o que é o porquê do seu negócio?

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Você sabe o que é o Golden Circle? Decodificado pelo escritor e palestrante Simon Sinek, esse círculo responde a pergunta que toda marca busca saber: por que algumas empresas vendem mais que as outras?

O que é o Golden Circle?

Você já parou para pensar o que faz alguém se destacar em uma multidão? Ou por que uma empresa específica possui mais sucesso do que outras do mesmo ramo?

A resposta não está nas características dessa pessoa e nem nos produtos que a empresa produz. Se olhássemos somente isso, veríamos apenas a camada superficial da causa desse sucesso.

Analisando discursos e posicionamentos, Sinek conseguiu decodificar o que chamou de Golden Circle, três círculos concêntricos que podemos dizer representar etapas de raciocínio:

  • O quê à O círculo mais externo é representado pelo “O quê”. Ele representa o que a empresa faz, ou seja, seus produtos. É o que a empresa de fato vende, e das três pergunta a mais fácil de ser respondia, pois todo negócio sabe o que comercia.
  • Como à O círculo intermediário é representado pelo “Como”. Ele significa como você faz os seus produtos, o processo e os diferenciais dos mesmos para os concorrentes.
  • Por quê à o círculo mais interno é representado pelo “Por quê”. Gerar lucro não é um porquê válido, pois é um resultado. O “Por quê” tem que revelar o motivo da própria existência da empresa, o que a move, seu propósito, sua crença.

O segredo está na ordem

Pois então, após separadas essas três etapas, a pergunta ainda persiste: o que faz uma empresa obter mais sucesso que outra? A resposta está na ordem em que essa empresa elabora seu posicionamento.

É natural começarmos com o “O quê”, pois ele é a característica mais óbvia e de fácil percepção de uma empresa. Uma marca de camisas vende camisas, claro.

Depois passamos para o “Como”. Uma marca de camisas vende camisas, e essas camisas são feitas manualmente por uma cooperativa de costureiras que possuem uma parceria com a marca, agregando ao produto um valor artesanal, humano e manual.

Nem todas as empresas chegam no “Como”, mas a maioria para nele. Muitas marcas fazem esse percurso de fora para dentro no Golden Circle: produzimos tal produto e o produzimos dessa maneira.

Por mais que você saiba seu “O quê” e se diferencie no “Como”, essa jornada não engaja o suficiente para que você se destaque na multidão.

O que você deve fazer é pensar não de fora para dentro, e sim de dentro pra fora.

O porquê do sucesso

O “Por quê” é o círculo mais interno do Golden Circle, e é dele que as marcas mais inovadoras e de sucesso começam seu raciocínio.

O “Por quê” é o motivo que vai fazer com que as pessoas interpretem a sua empresa não somente como um comércio, e sim como uma ideia, um conceito, um propósito. É o que as fará se identificarem com ela e se engajarem de maneira muito mais profunda com o que você oferece.

Marcas que primeiro definem seu “Por quê” conseguem guiar seus discursos e posicionamento de maneira muito melhor embasada, argumentada e coerente. Consequentemente, conseguem atingir seus clientes de maneira mais profunda e com menos ruídos.

Mas como isso se aplica?

Vamos pegar o exemplo da marca de camisas que já utilizamos. Se o colocarmos no Golden Circle e o pensarmos de fora pra dentro, veríamos um discurso mais ou menos assim:

“Vendemos camisas de qualidade, feitas à mão e únicas para você.”

Poderíamos bem ser seduzidos pela ideia de uma camisa de caráter artesanal, porém o apelo é genérico, com muitas empresas oferecendo esse mesmo benefício. Logo, dificilmente nos conectaríamos com a ideia em um nível muito profundo.

Contudo, e se, antes de tudo, a marca se apresentasse a nós dessa maneira:

“Nós acreditamos que a moda torna cada pessoa única. Nós cremos que se vestir é uma expressão de individualidade, autoestima e liberdade. Por isso investimos em uma produção feita à mão, única pra você. Dê uma olhada nas nossas camisas.”

Percebe como tudo muda? O produto já representa uma ideia, um posicionamento, estes muito mais fáceis de atingir e causar identificação no consumidor.

O “Por quê” da marca (representar a ideia da moda como símbolo de confiança e singularidade) transforma todo o resto da cadeia. Ao se posicionar de dentro para fora do Golden Circle, agrega-se valor ao produto e se transmite um conceito.

Reveja o posicionamento da sua empresa. Ela tem um “Por quê” bem definido?

Se a resposta for sim, então invista nesse “Por quê”! Deixe ele sempre bem claro para o seu público através das suas campanhas e redes sociais. Quanto mais pessoas se identificarem com sua empresa, melhor, e elas farão isso de maneira muito mais orgânica com um “Por quê” bem definido!

Porém, se a resposta for não, então trate de aplicar o Golden Circle! Como já explicamos, essa pergunta pode ser tudo que separa seu negócio do sucesso. Lembre-se: as pessoas não compram “o quê” você faz, elas compram o “Por quê” você faz.

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