Propósito de marca: por que é tão importante ter um?

Rate this post

Você já se perguntou por que algumas marcas se consolidam de forma tão positiva no imaginário das pessoas? Saiba que isso pode estar diretamente relacionado ao propósito de marca daquela organização. Mas você sabe sobre o que realmente este termo se trata?

Na era da informação e da internet em que vivemos, uma empresa precisa se conectar verdadeiramente com seu público antes de oferecer seu produto. Desse modo, a jornada de compra passa antes por um processo de identificação do consumidor para com a marca, baseado em um propósito maior, compartilhado por ambos os envolvidos.

O que é o propósito de marca?

O propósito de uma marca é a razão de sua existência. Sendo assim, ele corresponde à essência do negócio e àquilo que ele deseja transmitir para o mundo

Nesse viés, o lucro toma um lugar secundário dentro da estratégia. Assim, a forma como a empresa atua na sociedade, sendo consciente sobre seu papel e sobre o impacto que produz no mundo, assume lugar de destaque.

Por que ter um propósito de marca claro é tão importante?

Um estudo realizado com jovens consumidores pela Ana Couto Branding em parceria com a Officina Sophia, concluiu que 67% dos entrevistados se mobilizam mais para consumir de marcas que compartilham de seus ideais. Ou seja, eles adquirem e até pagam mais por produtos e serviços de empresas que incorporam suas expectativas, como o desejo de construir um mundo melhor.

É fato que existem inúmeras opções de produtos e serviços para o consumidor escolher, e diversas possibilidades para um investidor aplicar seu capital. Por que então eles deveriam escolher a sua empresa? A resposta está na forma como ela consegue unificar seu objetivo maior com o de seus consumidores. Sendo assim, o reconhecimento se constrói pelo que a marca simboliza e não somente pelos benefícios que seu produto oferece

Veja o exemplo da Uber: a marca possui em sua essência o objetivo de criar conexão com as pessoas e revolucionar a forma como elas se locomovem pelas cidades, tornando esse processo mais fácil. Além disso, ela afirma possuir compromisso com a segurança e a diversidade. Um propósito claro que transparece nas campanhas e naquilo que a empresa se propõe a fazer no dia-a-dia. Em consequência, mesmo com pouco tempo de mercado, a Uber ganhou a preferência de seus consumidores.

Como definir um propósito de marca para o seu negócio?

Para definir qual é o propósito da sua marca é preciso, antes de mais nada, conhecê-la melhor. 

Investigue as raízes da existência da sua empresa

Procure compreender a razão pela qual ela foi criada e o que a move atualmente. Ademais, converse com seus colaboradores e tente entender que ideais e crenças a sustentam.

Entenda o papel da sua marca no mundo

Onde sua marca poderia impactar na construção de um mundo melhor? Foque-se em descobrir de que forma sua empresa gostaria de fazer a diferença. 

Defina um propósito claro para o seu negócio

O propósito da sua empresa deve ser consistente e atemporal, visto que deve estar ligado à essência da sua marca. Contudo, ele precisa ser claro e objetivo para seu público. Uma boa forma de começar a entender o por quê do seu negócio é criando seu Golden Circle

Planeje como esse propósito será colocado em prática na sua empresa

O propósito de marca deve estar presente não somente no momento da venda, mas em todos os âmbitos do seu negócio. Para isso, você precisa planejar a estratégia para colocá-lo em prática. 

Como a comunicação interna e externa da sua empresa pode ser lapidada em torno deste propósito? Como seus produtos e serviços podem ser adaptados para colaborarem em prol deste objetivo maior? De quais formas sua empresa pode atuar para impactar diretamente neste propósito?

Organize essas informações e outras que considerar relevantes e, a partir disso, trace uma estratégia para deixar que o propósito da sua marca se faça valer.

Mensure os resultados da sua estratégia

Esta é uma das partes mais importantes desse processo e não pode ser deixada de lado. Você necessita saber se sua estratégia está gerando os resultados esperados e, para isso, precisa definir indicadores de sucesso e coletá-los periodicamente

A longo prazo, procure entender se o método utilizado está aumentando a motivação de seus colaboradores, o reconhecimento da sua marca, a fidelidade de seus clientes, e ainda, a geração de novas vendas. Desse modo, você consegue visualizar onde sua empresa está acertando e onde precisa trabalhar melhor sua estratégia. 

Sendo assim, ter um propósito de marca definido e claro ajuda a gerar valor para o seu negócio, permitindo-o criar laços sólidos com seu público e se destacar no mercado de forma duradoura

Quer entender mais sobre o processo de construção da identidade de uma marca? Então leia este outro texto do Blog da Cria! 

Compartilha aí!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing