Capanema de Oliveira era um escritório de advocacia em formação quando chegou à Cria. O cliente trouxe demandas relativas à construção de identidade e ao direcionamento sobre como ele poderia se posicionar no mercado e acabou se tornando um case de sucesso.
Para isso, os serviços sugeridos a ele foram: um plano de comunicação, seguido por serviços de planejamento e design para a empresa.
Plano de comunicação Digital
Uma vez que o Henrique Capanema estava começando um novo negócio, realizar a construção da sua marca era um estágio muito importante a ser feito, antes mesmo da elaboração da sua identidade visual. Dessa forma, a Cria ofertou ao cliente o serviço de Plano de Comunicação e, nesse case de sucesso, realizamos adaptações para que esse documento abordasse com mais atenção questões relacionadas ao digital. Com isso, realizamos um Plano de Comunicação Digital, serviço que busca embasar a comunicação de uma marca.
Desse modo, esse documento teve como objetivo principal fornecer uma visão estratégica para o cliente por meio de uma combinação de pesquisas. Essas pesquisas levaram em consideração os objetivos do Henrique e as características que ele queria para sua empresa, assim como questões relacionadas ao mercado externo; como análises de concorrência e de público.
Para a realização de um serviço com esse, deve-se pensar em todos os elementos ideológicos e práticos que se adequam ao momento da marca. Esses, posteriormente, irão guiar o comportamento da empresa com base na construção da identidade e da estratégia do negócio. Tudo isso alia-se a uma comunicação capaz de fazer uma mediação entre o contexto, os objetivos e as características da empresa.
Com isso, para o Henrique Capanema realizamos pesquisas de mercado, assim como uma profunda análise dos possíveis concorrentes do seu escritório. Em seguida, pensou-se em cada uma das Redes Sociais que estavam ao alcance da marca e conclui-se, por meio de dados, qual seriam as redes mais condizentes com os objetivos do nosso cliente. Do mesmo modo, sugerimos canais de comunicação que o escritório pudesse utilizar, a exemplo, o Email Marketing.
Em relação ao público, analisamos pesquisas e mapeamos o perfil do público do escritório. Também foi traçado um Mapa de Empatia dos clientes, a fim de melhor entender seu comportamento, dores e oportunidades. Por fim, realizamos a construção de Buyer Personas da marca, ou seja perfis fictícios que fossem capazes de retratar seu público-alvo.
Além disso, após feita a construção acerca do mercado e do público, foi-se pensado na Construção da Marca do escritório. Dessa forma, desenvolvemos para o cliente um Golden Circle, valores, posicionamento, tom, missão e visão e sua Brand Persona. Também foram determinados seus objetivos SMART com base na realização da Análise SWOT do negócio.
Ao final, criamos um planejamento editorial para suas redes sociais, recomendamos alguns planos de ação e mapeamos seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Logo, o cliente conseguiu compreender quais nichos seriam mais interessantes explorar para atingir o que gostaria e sanar suas dores, assim como teve seus esforços traçados ao longo do documento.
Identidade Visual
Seguindo essa linha da construção de uma marca, foi desenvolvida uma identidade visual que traduzisse os sentimentos do Henrique e a análise estratégica proposta pelo Plano de Comunicação Digital. A partir da sua construção, o cliente consegue concretizar a personalidade da sua empresa e se fixar gradualmente no imaginário das pessoas.
No início do projeto, após uma conversa com o cliente, o departamento de planejamento desenvolveu um documento que continha referências e análises estratégicas; o qual foi fundamental na produção da identidade visual.
Em seguida, a equipe discutiu ideias e a Direção de Arte finalizou o trabalho. Henrique tinha a intenção de transmitir nessa logomarca uma ideia simultânea de profissionalismo e aproximação com seus clientes; visto que, em sua visão, os escritórios de advocacia no geral possuem uma linguagem muito sóbria e distante. Além disso, ele gostaria de transmitir modernidade e inovação.
Para isso, a cor azul foi o ponto de partida na formação da paleta de cores; pois é um tom que se difere substancialmente da concorrência e transmite uma ideia de tecnologia e aproximação. No entanto, preocupados em não deixar o profissionalismo de lado, utilizamos um tom de azul mais escuro e um tom de grafite, proporcionando assim, um equilíbrio entre os ideais da marca.
Para a tipografia, seguimos essa linha e optamos por uma letra mais arredondada, que se adapta bem ao meio digital e continua transmitindo jovialidade.
Por fim, o símbolo do escritório significa a letra “C” de Capanema escrita à mão, representando essa ideia de aproximação e transparência com o seu cliente.
Templates de site
Para finalizar esse case de sucesso, a Cria desenvolveu, a partir da construção de templates, um site para o escritório Capanema de Oliveira. O cliente tinha por objetivo agrupar informações sobre a empresa, o blog e o contato do advogado, para facilitar a comunicação com novos clientes.
Esteticamente, ele foi programado para se adaptar tanto nos celulares quanto nas telas de computador, e é uma junção de imagens que traduzem o espírito inovador do escritório, combinadas com a identidade visual e suas respectivas cores.
No fim, com as demandas trazidas pelo cliente atendidas, o escritório de advocacia Capanema de Oliveira se tornou um case de sucesso com uma comunicação estruturada e efetiva.
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