As redes sociais estão presentes na vida cotidiana de quase todo mundo que mora em centros urbanos nos dias de hoje. O Twitter, Instagram, Linkedin, Facebook, Snapchat, TikTok, e outros infinitos aplicativos estão aí para nos divertir, entreter, distrair e também para vender. É nesse último tópico que entra o conceito sobre o qual falaremos hoje: o social selling.
O Social Selling é uma estratégia usada por empresas e pessoas para aproximar as marcas dos seus consumidores através das redes sociais. Isso se dá a partir de interações com seus internautas, mesmo que não sejam exatamente seu público alvo ou os consumidores de seu produto.
Essa aproximação gera no público um gatilho de reciprocidade e a marca deixa de ser apenas uma empresa ou um negócio e se torna mais próxima de seu consumidor. Sendo assim, a marca passa a ser vista por alguns como um gerador de conteúdo ou de entretenimento. Essa estratégia de branding pode ser utilizada fora das redes sociais, como a Red Bull faz ao patrocinar eventos esportivos ou a Coca-Cola ao patrocinar eventos de diferentes ramos. Entretanto, o Social Selling acontece exclusivamente nas redes sociais e todas as marcas são capazes de fazer isso com um investimento baixo e boas estratégias.
Essa estratégia de marketing torna as marcas mais próximas do consumidor, o que gera um sentimento de identificação e consequentemente um futuro cliente fidelizado.
É nas rede sociais onde a maior parte do público está hoje em dia, e a troca de mensagens entre marcas e consumidores se torne dinâmica, diferente e ágil. Essa troca pode gerar além de novos potenciais clientes, novas oportunidades de negócio e um nicho nunca antes explorado.
Além disso tudo, o ciclo de vendas das empresas se torna mais fácil de ser controlado, pois o conteúdo gerado pela marca para clientes de topo, meio e fundo de funil gera diferentes tipos de leads, sempre deixando aberto para entrar cada vez mais pessoas no funil de vendas.
O conteúdo gerado pela sua marca deve ser útil para o seu público alvo, pode ser trazendo informações relevantes, ou gerando conteúdo, entretendo, etc.
A interação é a parte mais importante! Para que os clientes tenham essa identificação com a sua marca, é importante sempre responder quando for possível e tratar o público com o tom escolhido pela marca, que se conecta melhor com o nicho inserido.
Por fim, é essencial que a sua marca esteja nas redes certas, onde seus consumidores estão.
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