Porque construir uma marca com empatia?

Rate this post

Você sabe o que é uma marca com empatia? Segundo o dicionário Aurélio, a empatia é um conceito que pode ser definido como “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.”. É um termo que escutamos muito em contextos relacionados à questões sociais, mas se tratando de marcas, como ele é pode ser aplicado?

Nos dias atuais, não basta apenas que o marketig de uma empresa esteja focado nas vendos como único objetivo final, mas é extremamente necessário que ele se preocupe com as pessoas e com a relação delas com a empresa, sejam estas compradores diretos ou não. No momento atual, mais do que nunca, os consumidores necessitam de que relações sejam firmadas com base em uma comunicação empática e sensível. Porém, além da adoção de um posicionamento momentâneo, que passa conforme um tópico deixa de ser tendência do momento, tal fator deve ser consolidado de maneira definitiva.

A empatia é realmente necessária?

Estamos passando por um momento de crise, nossos valores e necessidades mudaram e o mínimo que esperamos é que as marcas assumam um comportamento que valorize, acima de tudo, o humano. O período é sensível e causou um impacto tão grande que adotar essa postura apenas momentaneamente não agrega valor ao público. A partir de agora, o Marketing da Empatia deixa de ser um diferencial e passa a se tornar uma indispensabilidade.

Como no livro Marketing 4.0, de Philip Kotler, o novo modelo do marketing, além de possuir ênfase na esfera digital, deve ser centrado no ser humano. As marcas precisam ser humanizadas para que possam gerar engajamento e possuirem relevância em um mercado cada vez mais competitivo e global. É preciso criar conexões e ir além de aspectos técnicos e funcionais, provando também questões não materiais, como pontos sentimentais. 

Mas, como aplicar ações e estratégias que levem em consideração todos esses fatores e não pareçam infundadas? Para isso, é necessário aplicar de maneira prática, o conceito da empatia, o tendo como valor inegociável. Desse modo, ele deve ser um conceito defendido e construído por toda a empresa, fazendo dele uma questão interna que se expõe para o interno, ou seja, para a sociedade.

Então, o que é importante para o consumidor?

Questões como: conforto emocional, autoconhecimento, bem-estar e informação mostram-se preciosas para era dos Consumidores 4.0, sendo necessário que isso reflita também nas marcas que este consome. E é importante que as marcas também evidenciem esses fatores nas suas ações.

Para que as pessoas enxerguem o verdadeiro valor em uma marca com empatia, é necessário que esta possua um Branding forte e bem consolidado. Em um mundo online, as opiniões emitidas pelos internautas conseguem tomar grandes proporções, impactando diretamente na percepção dos outros em relação a um produto, serviço ou empresa. Dessa maneira, investir em uma Consultoria de Marca  garante uma maior efetividade comunicacional, visto que é um guia que determina aspectos que direcionam a conduta de uma instituição, a deixando com uma imagem consolidada e mais coerente.

Quer ter acesso a mais conteúdos relacionados à comunicação empresarial e posicionamento de marca ? Se inscreva na nossa Newsletter!

Compartilha aí!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing