5 dicas de como criar um logotipo ideal para sua marca

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Você já sentiu que sua marca não está atraindo os clientes desejados? Se sim, o seu logotipo pode estar contribuindo para isso. A falta de um logotipo bem construído, consolidado e adaptado ao seu público, pode ser um dos principais responsáveis para que sua marca não esteja passando a imagem almejada. 

Mas, antes, você sabe o que é um logotipo? 

O logotipo – ou logo – faz parte da identidade visual, sendo, geralmente, o maior responsável pela representação visual marca. Assim, criar um logo adequado é necessário para que o possível cliente se identifique com seu negócio e, por fim, invista nos seus serviços.

Uma boa construção de marca é o primeiro passo para que você transmita seus diferenciais para o público. Para te ajudar nesse processo, a Cria selecionou 5 dicas de como construir o logotipo ideal para a sua empresa!

1 – Conheça bem o seu negócio 

O primeiro passo para saber como representar bem sua marca é conhecê-la. Comece estudando o nicho, pesquisando as tendências de mercado e entendendo o que os seus principais concorrentes estão tendo como estratégia. É necessário, também, pensar nos diferenciais que a sua empresa tem. O que você pode oferecer para atrair seu público que poucos dos seus competidores podem? 

Depois de estudar o mercado, é essencial voltar-se para os possíveis clientes. Qual o seu público alvo e os interesses dele? Entender seus consumidores faz com que você tenha maior embasamento para criar, já que a imagem que sua marca passa é fruto da maneira como ela é vista.

2- Conceituação e referência

A parte da conceituação é feita a partir dos interesses do seu público. Sabendo sobre eles, você é capaz de passar aquilo que o seus leads gostam pelo logo. Se seus clientes buscam por algo tradicional e sério, é isso que eles têm que sentir quando virem seu logotipo para que se sintam atraídos pela marca. 

O livro “Roube como um artista”, de Austin Kleon, diz que é só por meio da junção de repertórios que você consegue criar algo autêntico. Por isso, assim que os conceitos forem definidos, se jogue em referências! Pesquise por tudo! Formas, linhas, cores, palavras, imagens, tipografias e, por fim, marcas que transmitem o que você deseja. Use todos os elementos positivos que encontrar como base para desenvolver o seu logo. 

3- Não reprima nenhuma ideia 

É muito fácil que a gente julgue nossas ideias e as descarte antes mesmo de absorvê-las. Dentro de um processo criativo, é essencial que todas as ideias sejam trabalhadas, por mais improdutivas que elas pareçam. Insights ruins são necessários para que você chegue até os pontos centrais do seu logo.

Teste tudo que surgir na sua mente e ponha sempre as ideias no papel para que elas não se percam. Rabisque, e modifique tudo aquilo que você achar que deve! 

4- Mão na massa! 

Agora é a hora de produzir! Pegue os seus melhores esboços e trabalhe a partir deles. 

Volte à sua base de pesquisa, conceituação e referências e aplique ela de fato. Teste elementos diferentes e não se esqueça de sempre buscar a criação a partir dos conceitos desejados. Busque por diferentes tipografias, formas, símbolos e traçados. Cada elemento é importante para a construção. Acima de tudo, saiba o motivo de estar acrescentando cada elemento no seu logo, para que a composição faça verdadeiro sentido.

5- É funcional?

Não adianta o seu logo ser construído somente por conceitos. É importante avaliar a aplicabilidade: ver se ele funciona em diferentes tamanhos, posições e fundos. Se ele for versátil, a chance de ser funcional aumenta muito.

Além disso, é sempre bom conferir se o seu logo não está baseado em tendências. Um logotipo que funciona apenas por um tempo perde seu propósito e torna-se ineficaz com o passar dos anos. Ou você terá que modificar ele com pouco tempo de uso ou ele deixará de surtir o efeito desejado diante do seu público.

Por fim, é essencial mostrar o logo para outras pessoas. Conferir se os outros enxergam os conceitos que você deseja passar é imprescindível para ver se ele vai ter o mesmo efeito no público.

Não se esqueça também de produzir um manual de Identidade Visual. Para entender o que é esse documento e qual a sua importância, que tal checar nosso texto Um logotipo não é o bastante: Entenda a necessidade do Manual de Identidade.

Agora que você já sabe sobre as dicas de como criar um logotipo, que tal ver alguns cases de sucesso realizados pela nossa equipe? Acompanhe nas nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!

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