Newsletters em alta: Conquistando novos públicos

Imagem de jornal impresso com a palavra "news" em destaque. No fundo, está presente a estampa da Cria.
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As newsletters têm se tornado uma ferramenta essencial para empresas e criadores de conteúdo estabelecerem uma comunicação direta e personalizada com seu público. Elas permitem a entrega de conteúdo relevante e atualizações importantes, criando um canal de comunicação que fomenta a fidelidade e o engajamento dos assinantes. Além disso, as newsletters oferecem uma plataforma para compartilhar conhecimentos e experiências, fortalecendo a comunidade em torno de uma marca ou ideia. Em suma, por causa de seus resultados positivos de relacionamento com o público, as newsletters se tornaram um sucesso global.

O uso do e-mail marketing

Você pode pensar que o e-mail marketing está morto, que é coisa do passado e está ultrapassado. Afinal, com o tempo, e o surgimento das diversas redes sociais, as estratégias primitivas e menos interativas de marketing foram sendo deixadas em segundo plano… Mas, isso não significa que não sejam mais eficazes.

Enquanto as vendas em redes sociais possuem uma taxa de conversão de 0,59%, no e-mail esse número sobe para 5%. E essa conversão se dá por inúmeros motivos, seja o potencial aquisitivo do nicho de público que ainda usa e consome caixas de e-mail, seja a agilidade dos softwares em disparar tantos textos simultâneos ou, o mais importante deles, a capacidade de construir um relacionamento com o leitor.

O E-mail Marketing surgiu no fim da década de 1970, quando um gerente da Digital Equipment Corp, empresa de equipamentos de computação, disparou 400 e-mails promovendo um novo aparelho computador, resultando em 13 milhões de dólares em vendas: um verdadeiro sucesso. 

Gerente posa ao lado da placa da empresa de equipamentos de computação Digital Equipment Corp.
Funcionário da DEC posando em frente sua logo. Fonte: Reprofução The Gardner News.

Daí pra frente, em meados de 1990, a estratégia já era adotada por praticamente todas as empresas que investiam no digital. Ao se tornarem tão recorrentes, plataformas como Gmail e Outlook, começaram a notar a recorrência e a aversão dos usuários e criaram a famosa caixa de spam para protegê-los. 

Nesse momento, inverte-se a lógica por trás do E-mail Marketing: não basta mais usá-lo como canal de informação para pessoas aleatórias e contar com a sorte. Por isso, é preciso produzir conteúdo, de maneira especializada, assertiva e direcionada para aquilo que meu público quer ouvir, gerando, assim, um relacionamento com os mesmos.

Newsletter: um relacionamento a longo prazo

Hoje, no digital, em que todas transformações são rápidas e efêmeras, a construção de conexão a longo prazo é um grande diferencial. É nesse contexto que surgem as Newsletters, textos simples e curtos, com diferentes colunas e atualizações. Se assimilando a uma reportagem, mantém uma frequência fixa de edições semanalmente ou mensalmente.

A imagem é um desenho de um notebook, que apresenta em sua tela um e-mail. Ao redor do notebook, voa um avião de papel.
E-mail sendo enviado. Fonte: Reprodução Certdox.

Com data e horário marcado para chegar na sua caixa de entrada, a newsletter se insere no cotidiano do cliente, que cria uma expectativa e um momento favorito do dia para ler a matéria. A notificação vem como gatilho para te lembrar que é hora de consumir aquele conteúdo, criando, assim, um hábito: a ferramenta mais poderosa do corpo humano. 

A título de exemplo, o maior e melhor caso brasileiro é o do Grupo Waffle, uma holding proprietária de 8 newsletters, tendo, como primogênita, o The News

A imagem representa a logo do Grupo Waffle. Abaixo, se encontram seus 7 produtos principais.
Logo do Grupo Waffle (produtora de newsletter). Fonte: Reprodução Grupo Waffle.

Conteúdo impecável + marketing certeiro: The News

O The News nasce na pandemia, em meados a notícias difíceis e competindo com gigantes do nicho, Estadão e Gazeta, por exemplo. Com conteúdo impecável e marketing assertivo (“você mais inteligente em 5 minutos”), o sucesso foi meteórico. Hoje, mais de 1 milhão de assinantes se informam com o The News. E o sucesso não parou por aí: 7 novos produtos surgiram, todos no mesmo formato, mas com foco em diferentes nichos: The Bizness (negócios), The Champs (esportes), The Stories (literatura), Rising (autoconhecimento) e muito mais!

O Grupo Waffle mostra que, independentemente do nicho, seja beleza, economia, moda ou qualquer outro, é possível criar uma relação com seu público por meio das newsletters, compartilhando notícias do mundo, do setor, da própria empresa ou do produto ofertado.

E aí, no seu negócio, já deu para teve algum insight de conteúdo que pode se tornar uma Newsletter? Não perca tempo e procure a Cria, nós podemos te ajudar a desenvolver esse lançamento.

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