Um logotipo não é o bastante: entenda a necessidade do Manual de Identidade

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Depois de terminado o logo, parte das pessoas dá por finalizada a construção visual da marca. Porém, na hora de desenvolver as peças é comum que apareçam vários problemas que poderiam ser facilmente solucionados com um Manual de Identidade.

O que é Manual de Identidade?

Trata-se de um guia para o uso da marca, orientando suas diversas aplicações. Nele temos variações que ajudam a direcionar as melhores escolhas e caminhos na hora de produzir conteúdo para o seu negócio.

Não existe um padrão para esse documento, já que cada projeto é específico e atende a necessidade de cada negócio, mas alguns itens são de grande necessidade, como o símbolo principal e as tipografias. O importante é que ele funcione para a sua marca.

Como isso pode interferir no seu negócio?

Fixar um padrão significa institucionalizar os seus símbolos, estabelecê-los no mercado. Quando se cria uma identidade visual, uma série de conceitos são atribuídos àquelas formas e cores, definindo a personalidade da marca. É aí que temos um problema muito impactante: uma identidade visual despadronizada reflete ideias erradas e até mesmo negativas, desfigurando o que inicialmente foi pensado.

Além de demonstrar maior profissionalismo e cuidado, o manual cria ainda uma organização dentro da produção gráfica. Diversos profissionais podem passar pelo desenvolvimento das peças, que irão ficar sujeitas a interferências e a vários processos criativos. Sem um caminho bem desenhado, isso pode gerar ruídos na comunicação com o cliente.

Além disso, refazer trabalhos que deram errado ou até mesmo tirá-los de circulação custa tempo e dinheiro. Com o manual você diminui o tempo de trabalho dos profissionais e faz com que os erros da produção sejam minimizados.

Como isso ocorre na prática?

Os problemas visuais causam grande desconforto e são facilmente percebidos. Sendo assim, podemos focar em alguns pontos bem recorrentes.

Cores: Quando se orienta o profissional, ele irá seguir exatamente os tons escolhidos, adequando ao padrão de cores e ao formato. Isso gera um gasto muito menor com reimpressões, por exemplo.

Deformações: As proporções são construídas pensando em suas ampliações e reduções, podendo usar grades para auxiliar sua construção. As diferenças de proporção causam estranheza e soam como amadoras.

Tipografias: As fontes seguem um tom que conversa com o restante do projeto. Ela interfere diretamente na forma com que a marca se comunica com seu cliente. Uma tipografia fina pode não ser interessante para uma marca que queira expressar força, por exemplo.

Backgrounds: Seu material poderá ser aplicado em diversos fundos e o manual auxilia o designer para que ele saiba como dar o devido destaque a sua identidade dentro do que está sendo proposto, para que seu logo não desapareça ou fique muito em destaque.

Escolha o jeito certo

Ter todo esse cuidado com sua marca facilita o reconhecimento por parte do público e faz com que ela seja facilmente lembrada, mas é um trabalho que exige conhecimento. É importante que o manual de identidade seja feito por um profissional que saiba conduzir a comunicação do seu negócio, deixando para os futuros profissionais um guia didático e mantendo um material uniforme.

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