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Entenda o que é Employer Branding e como ele pode impactar o seu negócio!

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Você já ouviu falar que o sucesso vem de dentro pra fora? Essa máxima pode ser aplicada em diversos aspectos da nossa vida, inclusive no cotidiano empresarial.

Hoje estamos aqui justamente para te provar que, antes de garantir que seu público esteja satisfeito, é essencial que seus colaboradores estejam comprometidos com o seu negócio. Ficou curioso? Então continue lendo este artigo!

O que é Employer Branding?

Você certamente já conhece o termo Branding. Ele nada mais é do que o processo de construir uma marca, levando em conta seus valores, crenças e objetivos, para, assim, transmití-los adequada e efetivamente para o público que se deseja atingir. Um branding bem pensado é um dos pilares da boa imagem de uma marca.

O Employer Branding, por sua vez, pode ser entendido como o branding voltado para os colaboradores da sua empresa. Isso quer dizer, basicamente, manter uma boa imagem da sua marca no imaginário do seu time – e não só no de seus clientes.

Isso pode ser feito de várias formas, como por meio da manutenção de um ambiente saudável e estimulante, da criação de políticas salariais justas, do cuidado com a qualificação e satisfação dos colaboradores e, é claro, do endomarketing.

Por onde começa uma boa imagem?


Uma empresa é composta por funcionários que desempenham as mais diversas funções em prol do sucesso daquele negócio. Se esses funcionários não se sentirem motivados no ambiente de trabalho, é esperado que eles apresentem baixa produtividade e até mesmo deixem a empresa, podendo se tornar detratores da sua marca.

Essa situação não é tão incomum: são muitas as empresas que têm suas imagens e reputações abaladas no mercado justamente por não terem uma boa estratégia de Employer Branding.

Garantir que seus colaboradores estejam tanto alinhados com os valores do seu negócio quanto satisfeitos com a empresa no geral é essencial para que seu negócio obtenha bons resultados e, assim, impacte positivamente o mercado e seus clientes. É exatamente isso que um bom projeto de Employer Branding se propõe a fazer.

Seu melhor promotor é o seu colaborador

Ter colaboradores satisfeitos significa ter promotores naturais da sua marca.

Vamos considerar uma situação hipotética em que você esteja pensando em se candidatar para trabalhar como Social Media. Você sabe que existem duas empresas contratando nesse setor e procura indicações de cada uma.

Ao conversar com um colaborador da Empresa 1, você descobre que ele se sente pouquíssimo motivado para trabalhar, não se identifica com os valores da marca e não se sente parte da empresa. Basicamente, esse colaborador está prestes a deixar seu local de trabalho.

Já conversando com um colaborador da Empresa 2, a primeira coisa que você nota é a animação com que ele fala do seu trabalho. Espontaneamente, ele te conta do crescimento que obteve trabalhando lá e da ótima atmosfera do local. Fica claro que ele gosta de ser um funcionário na Empresa 2 e, quando você se dá conta, já está se imaginando no lugar dele.

Esse exemplo nos ajuda a entender como ter um bom Employer Branding afeta não só a produtividade de seus membros – e, consequentemente, a qualidade do trabalho -, mas também aumenta a taxa de retenção e atração de pessoal altamente qualificado. Isso porque os colaboradores acabam criando uma situação orgânica de marketing que ajuda a reforçar a boa imagem da sua empresa como empregadora.

O Employer Branding na prática

Agora que você já entendeu como o Employer Branding é importante para a produtividade do seu negócio e para a manutenção de uma boa imagem da sua marca no mercado, é hora de destrinchar as maneiras de aplicá-lo.

O Employer Branding não é uma única estratégia, mas um conjunto de ações e práticas bem planejadas que, em conjunto e a longo prazo, ajudam a manter seus colaboradores comprometidos, qualificados e engajados.

Não adianta buscar uma fórmula

A verdade é que cada empresa encontrará forças, fraquezas e oportunidades diferentes. Cada marca, além de ter objetivos diferentes, está em um determinado estágio de desenvolvimento e, dessa forma, tem uma experiência específica no mercado.

Não adianta buscar um manual de Employer Branding que funcione para todo mundo, e aí está a importância de ter um Branding bem definido e de conhecer a fundo a sua própria empresa – sua missão, visão e valores – e até mesmo seus clientes.

Planeje e pergunte

Já que não existe fórmula para fazer o Employer Branding acontecer, nada mais justo do que planejar suas estratégias com cuidado e atenção!

Existem alguns aspectos especialmente importantes para planejar o seu Employer Branding. A seguir, vamos mostrá-los para você:

  1. Quem somos? Quais são os nossos valores e em que acreditamos?

Essas são as primeiras perguntas a serem feitas ao pensar em estratégias de Employer Branding, uma vez que suas ações devem ser baseadas na identidade da sua empresa. Isso garante coesão, coerência e o fortalecimento da cultura organizacional.

  1. Onde exatamente existem falhas que podem estar abalando a imagem da empresa?

Pesquise, acione os mais diversos setores do seu negócio e faça diagnósticos da situação dele. É apenas conhecendo o âmago da empresa que você poderá saber como melhorá-la.

  1. Quais são os recursos disponíveis?

Não se esqueça de que qualquer iniciativa estratégica exige mobilização não só de esforços, mas de recursos. Saiba quais são as possibilidades de investimento para o seu Employer Branding e não vá com muita sede ao pote: a chave é o equilíbrio e a prudência.

Não hesite em mobilizar os Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos do seu negócio é absolutamente estratégico para estabelecer boas iniciativas de Employer Branding. Afinal, o papel dele é justamente monitorar a experiência de cada colaborador dentro da sua empresa.

Além disso, o RH está diretamente ligado à cultura organizacional e à identidade do seu negócio – dois aspectos que devem guiar a estratégia de Employer Branding para que ela seja o mais eficiente possível.

Garanta o sucesso da sua empreitada

A partir do momento que se implementam ações com o objetivo de fazer mudanças, é essencial que os resultados dessas ações sejam acompanhados e monitorados.

Para garantir que suas estratégias de Employer Branding sejam bem sucedidas e apresentem efeitos positivos, é imprescindível que se pense em métricas adequadas e específicas – as chamadas KPIs – para mensurar os resultados das ações.

Starbucks: o Employer Branding que deu certo

Algumas grandes empresas foram bem sucedidas ao implantar estratégias de Employer Branding, e uma delas é a Starbucks.

A empresa multinacional de café possui diversos benefícios para seus colaboradores, e um deles é um programa educativo em parceria com a Universidade do Estado do Arizona. A ideia é que os atendentes da Starbucks possam ganhar diplomas de bacharelado por meio de cursos gratuitos online.

Uma vez divulgada, a ação não só ganhou repercussão, como também atingiu em cheio o senso de dever social de muitos clientes, que se sentiram úteis e satisfeitos ao saber que, comprando produtos da Starbucks, eles estariam ajudando pessoas a terem acesso a um curso de graduação.

Promovendo sua marca de dentro para fora

Agora você já sabe porque é interessante pensar em como os seus colaboradores enxergam a sua empresa. A imagem da sua marca deve ser positiva tanto para seus clientes quanto para o seu próprio time, e o segredo do Employer Branding é justamente se lembrar de que seu colaborador, além de um potencial cliente, é a linha de frente do seu negócio!

Gostou desse artigo? Então é hora de saber um pouco mais sobre a arte de entender e melhorar como os seus clientes se sentem. Ficou curioso? É só acessar este texto do nosso blog sobre Costumer Experience!  

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