5 Dicas de endomarketing para aumentar sua produtividade!

Rate this post

Já ouviu falar que para convencer os clientes a comprar alguma coisa, é preciso primeiro convencer quem está por trás disso a gostar do produto?

Então, é normal voltar a atenção para os lucros e produtos de uma empresa, mas você também deve parar para pensar nos seus funcionários!

Nesse sentido, o endomarketing tem sido colocado como prioridade dentro dos negócios. Isso, pois, os colaboradores de uma empresa são os responsáveis pelo sucesso do empreendimento.

Mas afinal, o que é endomarketing?

O endomarketing trabalha para que, atendendo as satisfações dos funcionários, eles se sintam realizados no espaço em que atuam.

O conceito de marketing pode ser definido como a antecipação dos desejos dos clientes, uma estratégia externa. Assim, tratando de endomarketing, essa técnica deve ser aplicada para o público interno da empresa.

Mas cuidado! Isso não significa simplesmente reutilizar o conceito em outro contexto, ok? É preciso adaptá-lo para os processos que se passam dentro de uma organização.

Se aplicada de forma correta, essa é uma das ferramentas administrativas que tem como objetivo valorizar e motivar o colaborador.

Ok, mas por que devo aplicar essa ferramenta?

Como já foi dito, essa técnica melhora a relação do colaborador com a empresa.

Um profissional que tem paixão pelo que faz será mais produtivo e trará mais resultados quando enfrentar crises ou desafios no trabalho, não é mesmo?

Trabalhar com pessoas motivadas interfere diretamente na qualidade dos seus produtos e na imagem da sua marca.

Por isso, com a crise do mercado, ter colaboradores comprometidos com a sua empresa é um diferencial importante em relação à concorrência.

Além de que, a harmonia dentro da estrutura organizacional faz com que toda a ação externa da marca se torne mais fácil.

Mas como você pode alcançar esses resultados? Dá uma olhada nas dicas para melhorar sua produtividade!

5 dicas de como adotar esse método:

1-   Crie tradições dentro da empresa:

Uma dica importante e prática de endomarketing é criar eventos internos!

Realizar, por exemplo, um happy hour no escritório é uma ótima opção.

Esses momentos possibilitam uma integração maior entre os funcionários e trazem certa descontração para o ambiente.

Com os eventos, os colaboradores podem passar a ver o grupo em que estão como amigos além de só colegas de trabalho. Por consequência, o trabalho vai ser algo mais prazeroso.

2-   Missão, visão e valores devem ser compartilhados por todos!

Toda empresa possui um motivo para existir, uma meta a alcançar e diretrizes para isso! Mas para que isso se torne uma realidade, é muito importante que todos ali falem a mesma língua, realmente entendam esses aspectos.

Através de palestras e dinâmicas, você pode instaurar uma cultura empresarial, em que todos compartilham dos mesmos objetivos e valores no trabalho.

Com a sua equipe sincronizada, a força da sua marca e a chance de conseguir

passar sua essência para o público se tornam muito maiores!

3-      Crie um espaço aberto a sugestões e leve a sério o que for colocado!!

Para que seus colaboradores gerem valor para sua empresa, é importante que eles sejam valorizados! Por isso, é necessário que você escute o que eles têm a dizer sobre seu negócio.

Uma ideia é fornecer aos profissionais um espaço, como uma pesquisa de satisfação, por exemplo, para que eles expressem suas opiniões. Depois disso, você deve realmente discutir tais sugestões e suas aplicações para que eles vejam que foram levados em consideração – confiança é algo imperativo no endomarketing.

4-   Relacione funcionários antigos com os mais novos:

Com a rotatividade em uma organização convivem funcionários com muitas experiências e outros com menos. É interessante que esse rico conhecimento circule e seja aproveitado para o desenvolvimento do empreendimento.

Um recurso legal é adotar um sistema de mentores. Nesse sentido, cada pessoa que entrar terá um colaborador mais antigo designado como mentor. Parece simples, mas admitir o que não se sabe é sempre um desafio. Com esse sistema, o novo funcionário terá alguém a quem recorrer com tais dúvidas iniciais.

5-   Evite divisões no espaço físico de trabalho

Muitas paredes, salas e divisões no escritório podem aumentar a fragmentação de uma equipe. O modo como as coisas estão dispostas faz toda diferença.

Para isso, quanto menos portas houver, melhor. Um ambiente mais aberto permite que haja mais interação entre a equipe, além de diminuir o sentimento de superioridade de alguns em relação aos demais.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como melhorar seu ambiente de trabalho? Confira aqui outros posts sobre o assunto!

Compartilha aí!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing