Pandemia é desafio, mas também é espaço para criação.
O contexto imposto pela pandemia foi desafiador para o mundo dos negócios. Agora, mais do que nunca, se destacaram os que souberam aliar a criatividade às iniciativas. Quando falamos em criatividade, não é só sobre ter boas ideias, mas sobre formular todo um processo estratégico para colocá-las em prática. Afinal de contas, ideias sem estratégias não passam do plano idealístico, não é?
E foi com esse entendimento que algumas grandes empresas se destacaram, a partir de mudanças nos negócios e na própria percepção da sociedade. Principalmente, porque, nesse novo período, os novos perfis de público são uma tendência e a internet contribuiu para isso. Pessoas que pesquisam mais antes de tomarem a decisão da compra e que esperam mais de uma empresa do que só o produto, inclusive em propósitos e em posicionamentos, são o novo perfil de cliente.
E quais são as tais queridinhas nesse momento de pandemia?
Natura
Para João Roberto Paulo Ferreira, CEO do grupo Natura & Co, as empresas precisam ter em mente que elas possuem um papel social, pois receberam uma autorização da própria sociedade para operar. A natura desempenha bem esse papel. A marca apresenta uma consistência de valores que já vem de muito antes da pandemia, mas que se tornaram ainda mais visíveis nela.
Um deles é a possibilidade ao público de se aliar à marca para revender produtos; o que tem sido uma alternativa de ganho financeiro em meio a crise que aumentou os índices de desemprego. A empresa teve a ideia de criar um fundo de emergência para amparar revendedoras e demais colaboradores, com direito a serviços de telemedicina e suporte psicológico.
Não para por aí, já que estamos mais reclusos ao ambiente doméstico, a marca se envolveu no movimento #IsoladasSimSozinhasNão, do Instituto Avon; tendo como objetivo ajudar no combate aos casos de violência doméstica e no cuidado com a vítima.
Além de se fazerem cada vez mais presentes no ambiente virtual, com mais de um milhão de lojas online de consultoras, a Natura apresenta também uma preocupação ambiental. Muito além de uma propaganda de marketing em embalagens e produtos, é de fato uma identidade da marca. Em 2015 a empresa foi uma das vencedoras do prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) “Campeões da Terra” na categoria Visão Empresarial. O prêmio foi por conta do programa Amazônia; que buscava incentivar a criação de negócios sustentáveis na região amazônica, impulsionando o desenvolvimento de uma economia de floresta em pé.
Ambev
Que o fechamento dos bares e restaurantes iria atrapalhar marcas ligadas aos setores de bebidas não era segredo, e a Ambev reconheceu isso rapidamente. Para se adequar às novas necessidades, a empresa deu espaço a criação e passou a vender álcool em outro formato.
A marca usou de suas linhas de produção para fabricar álcool em gel, se responsabilizando desde a produção, ao resguardo e à distribuição do produto. A partir disso, houve a participação da empresa no abastecimento de álcool em gel em hospitais públicos e nas secretarias de saúde de todos os estados brasileiro e do Distrito Federal com mais de um milhão de frascos doados.
Outras coisas bem legais foram: a contribuição da empresa na construção de 100 leitos anexados ao hospital municipal paulista M’Boi Mirim e o engajamento na ajuda financeira a bares e restaurantes que foram afetados pela pandemia; a partir da campanha #AjudeUmRestaurante”, que contava também com a mobilização social na compra de vouchers convertidos em recursos que eram destinados aos estabelecimentos.
Essas iniciativas revelam uma responsabilidade social que tem sido imprescindível na pandemia. Mais do que a importância de se estruturar um posicionamento e um propósito é fazer com que o público enxergue a concordância entre esses pontos de construção de marca e as medidas que são aplicadas de fato; nesse cenário então, se tornou ainda mais necessário praticar valores ligados ao cuidado com o próximo.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza, conhecida popularmente como Magalu, também entrou para esse hall da fama a partir de algumas iniciativas que revelaram a preocupação da marca em agir positivamente no meio social. Uma delas foi a criação de uma plataforma online que permitiu a inclusão de varejistas cujas vendas físicas foram interrompidas devido ao fechamento do comércio. Nela, o usuário pode desenvolver sua própria página para a venda dos produtos da Magalu e receber uma comissão por conta do serviço prestado.
Além de ter realizado doações de produtos e equipamentos para o combate à pandemia de covid-19 e prestar cuidado aos funcionários; com o movimento “Não Demita”, a antecipação de férias e um aumento no auxílio creche para os colaboradores que o necessitam. Para isso, a empresa reduziu salário de cargos de alto escalão, fato que intensifica a procura por uma maior equidade dentro do ambiente de trabalho.
Para completar, investiu na criação do botão para o disque denúncia em um aplicativo que auxilia as mulheres em situação de vulnerabilidade e que tem atividade desde 2019. Ao longo do isolamento social, a reclusão no ambiente domiciliar e a maior convivência entre mulheres e parceiros agressivos resultou em um aumento no número de casos de violência contra a mulher; o que motivou a Magalu a adotar melhorias para deixar a tela de denúncia mais discreta e investir na divulgação.
O Boticário
O grupo O Boticário possui uma forte presença e uma identidade de marca muito bem estruturada. Os diversos parceiros que se estendem não só pelo Brasil, mas pelo exterior também, foram um facilitador para a maior disseminação do seu posicionamento
Algumas ações muito interessantes foram as doações feitas pelo grupo, como: álcool em gel em toneladas para a Acnur – agência da ONU que atua no cuidado aos refugiados ; produto que também foi doado para Cufa – Central Única Favelas; em somatório a itens de higiene, instrumentos hospitalares para a Federação das Santas Casas de Misericórdia e para hospitais beneficentes.
As doações permitiram a presença do grupo em comunidades periféricas, creches, asilos, instituições hospitalares e governamentais e até mesmo em espaços habitados por populações indígenas como a da tribo Fulni-Ô, localizada no município de Águas Belas. Essa atenção do grupo tanto com indivíduos cujo acesso à saúde está mais dificultado, quanto à própria parcela que atua na área da saúde , mas carece de recursos, foi uma atitude grandemente positiva que a Boticário soube realizar aproveitando o tamanho e alcance que possui.
E vamos acabando por aqui…
Se por um lado, dizemos sobre inovações e criação, por outro sabemos que uma premissa do marketing de muito tempo é a necessidade de se estabelecer um propósito e uma identidade de marca que estejam além do produto. É fácil saber que a responsabilidade socioambiental é um valor imprescindível; mas em um sistema que valoriza grandemente o lucro e o ritmo desenfreado de produção, isso se tornou um “fácil” tão difícil de se ver na prática.
Entender o público e as necessidades dele em determinados momentos, construir valores e praticá-los é justamente o que diferencia algumas iniciativas das demais; e que, por consequência, acabam as fazendo crescer. Quer saber mais sobre a importância da identidade de marca e das novas tendências na pandemia? Segue a gente nas redes sociais e acompanhe o nosso site!