O que não te contam sobre o Gerenciamento de Redes

Folha de papel contendo vários gráficos. Ao fundo, estampa da Cria UFMG.
5/5 - (55 votes)

Eii, você! Está produzindo conteúdos para as redes sociais, mas não conseguiu alcançar o retorno esperado com seu planejamento? Calma, que nesse artigo iremos te ajudar mostrando 4 erros que impedem um bom gerenciamento de redes sociais. 

Atualmente, as redes sociais se tornaram uma mina de ouro para quem deseja alavancar a sua marca por meio de conteúdos orgânicos ou pagos. Entretanto, a concorrência de outras marcas presentes no ambiente digital impede que essa ascensão aconteça de forma eficiente sem um planejamento estratégico por trás. 

Com quase 25 anos de história e 5 anos de experiência que oferecemos essa solução, a Cria hoje irá te contar sobre o serviço de Gerenciamento de Redes Sociais e algumas dicas aplicáveis para a sua marca.

1. Não conhecer o público-alvo 

Imagem com am alvo no centro. De cada lado do alvo, há dois homens e duas mulheres.

Entenda seu público-alvo. Fonte: Reprodução Freepik

O primeiro erro que muitas marcas cometem é não conhecer o público-alvo ou suas buyer personas (lead ideal). Essa ausência gera vários problemas de comunicação, como, por exemplo, o tom verbal e visual da linguagem utilizada na rede social. Nesse sentido, é crucial uma pesquisa acerca do público e a criação das personas ideias para que os conteúdos sejam mais assertivos e o potencial cliente enxergue na sua marca uma identificação.

Isso porque, como uma pesquisa realizada pela “Global Consumer Pulse” mostrou, 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propostas alinhadas com seus próprios valores. Para alinhar os propósitos da sua empresa com os do seu público-alvo, leia nosso texto Desvendando o sucesso: 5 dicas infalíveis para uma campanha bem-sucedida! e transforme as suas próximas campanhas!

2. Falta de Planejamento

Três pessoas estão ao entorno de uma mesa repleta de gráficos, tablets, celular e ícones de redes sociais famosas, como Facebook, LinkedIn e Twitter.

Equipe planejando estratégias para as redes sociais. Fonte: Reprodução Bubbles Tecnologia

Sabemos que planejamento é essencial para tudo na vida, seja na pessoal ou na profissional. Dentro da rede social, não é diferente. E, para ter resultados claros e objetivos é preciso planejar, executar e revisar.

No serviço de Gerenciamento de Redes da Cria, o Plano de Gerenciamento inclui pesquisa de público e mercado, definição de posicionamento, valores, personas, objetivos gerais e específicos, pesquisa de referências estéticas, definição das editorias. E, fala sério!? Que planejamento completo!

3- Ausência de linhas editoriais 

A linha editorial visa melhorar a estratégia de redes sociais, comunicando os valores, missão e visão da marca de forma eficaz para um público-alvo específico.

A definição das editorias é feita após a execução do planejamento e, por meio disso, é possível criar conteúdos de cada editoria.

4- Falta de análises mensais das métricas 

Pessoa se encontra analisando dados no papel e no notebook.

Análise de dados. Fonte: Reprodução Gestão Click

Por fim, a análise de métricas dentro das redes sociais é muito importante para metrificar as nossas ações e analisar se estão sendo eficazes. Junto com o nosso serviço de Gerenciamento, é inclusa uma análise de métricas mensal ao cliente, com o objetivo de verificar resultados e traçar novas estratégias. Para entender mais sobre, não se esqueça de entrar em nossas redes sociais, onde verá o post: As redes sociais do seu negócio dão resultado?

Gostou e quer saber mais sobre o nosso serviço? Entre em contato com a Cria e conte com nossos serviços para alavancar o seu negócio!

Compartilha aí!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing