Criatividade e estratégia: uma identidade visual bem elaborada

5/5 - (11 votes)

A identidade visual é o conjunto de elementos como cores, tipografia e estampa que transmitem ao público uma visão sobre a marca e ajudam no reconhecimento dela. Algumas marcas estabelecem sua comunicação visual tão bem que nem precisam fazer uso de todos os seus elementos para que o público a reconheça. Por exemplo, só de ver as cores vermelho e amarelo juntas você já deve ficar com vontade de comer um lanche no McDonald’s. E é exatamente por isso que uma identidade bem elaborada pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar o seu negócio!

Imagem de aparelhos eletrônicos e cores que ilustram a criação de identidade visual
Fonte: Guia da carreira

O Branding

Para criar uma boa identidade visual é preciso, primeiramente, ter um branding bem estabelecido. O branding é o que define a essência da marca, e os elementos visuais precisam estar de acordo para que eles consigam transmitir ao público a imagem que a marca pretende passar. De que adianta criar uma identidade linda se ela não estiver alinhada com o propósito da empresa? Por exemplo, a Cria é uma empresa formada por jovens, e isso se mostra na variedade de cores e de elementos da nossa identidade e no tom que adotamos nas redes. Em contrapartida, se nosso objetivo fosse nos desvincular essa imagem, a identidade traria tons e elementos mais sóbrios e nossa comunicação seria mais formal.

Brandbook da Cria. Fonte: Arquivos internos.

Originalidade na criação da identidade visual

A criação de uma identidade que se destaca das demais também é fundamental para tornar a marca memorável! Uma cor característica, uma fonte específica ou uma logo marcante podem ajudar a consolidar a sua empresa no ramo e fazer ela ser lembrada pelos consumidores, diferenciando-se da concorrência. Seguindo o exemplo do McDonald’s, existem muitas outras marcas do nosso dia a dia que instituíram as suas identidades visuais nas nossas memórias e se tornaram inesquecíveis, como a logo da Nike, a fonte da Coca-Cola, as cores dos bancos Inter e Nu Bank, entre muitos outros que se listarmos aqui esse texto vai virar um livro. Estas grandes empresas constroem suas identidades visuais tão bem que, se trocadas, elas ainda remetem à marca original, como na foto.

Fonte: Publicitários criativos

Quem vai fazer a identidade visual estratégica?

Para criar uma comunicação visual criativa e estratégica, é fundamental a contratação de um profissional especializado: o Designer Gráfico. Ele vai saber usar o branding a favor da marca e desenvolver elementos visuais bonitos e memoráveis. Não é atoa que celebramos o trabalho deste profissional tão importante para as empresas no dia 5 de novembro. Aqui na Cria, nós realizamos o serviço feito por esses profissionais, confira a identidade visual que fizemos para a João Pinheiro Jr. clicando aqui!

Como visto, a identidade visual é uma estratégia fundamental para qualquer negócio. E se você se interessou no assunto, não deixe de conferir o post no nosso Instagram para aprender mais sobre a importância dela. Entre em contato com a gente para podermos te ajudar assim como já ajudamos dezenas de clientes!

Compartilha aí!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing