Segundo o relatório Digital 2020, as pessoas passam praticamente metade (50,1%) do seu tempo conectadas ao celular. Além disso, a principal forma de acesso à internet é pelo smartphone. Desse modo, com esse avanço no uso da internet, o marketing digital pode ser realizado pelo celular, um dos fatores que o tornou uma das áreas que mais crescem hoje em dia.
Você sabia que é possível para fazer esse trabalho utilizando apenas o celular? Continue lendo para entender melhor!
Várias etapas importantes de uma estratégia de marketing digital podem ser feitas a partir do smartphone. Vejamos alguns exemplos a seguir.
Antes de começar a produzir seu conteúdo, é importante ter um planejamento bem definido, para garantir que tudo ocorra como previsto. Nesse sentido, pelo celular, você pode fazer isso usando apps de anotações, calendários, lembretes e planilhas.
Utilizando o smartphone, você consegue produzir conteúdo das mais diversas formas, seja em formato de áudio, vídeo ou imagem. Os aplicativos das próprias redes sociais já possuem ferramentas para criação de conteúdo, mas existem também aplicativos com funções mais específicas.
Agora que o conteúdo já foi planejado e produzido, é preciso monitorar os resultados. Pensando nisso, os relatórios e métricas são importantes para definir quais serão os seus próximos passos e estratégias. Existem alguns aplicativos que oferecem essas funções, como veremos neste post.
Além de pensar em novas estratégias e garantir o sucesso delas, um gestor de marketing digital também deve buscar atrair novos clientes. Dessa maneira, você pode fazer várias ações de prospecção utilizando o celular, como tirar dúvidas de possíveis clientes, divulgar seu portfólio nas redes sociais, entrar em contato com pessoas que possam se beneficiar dos seus serviços, entre outras.
Trabalhar com marketing digital pelo celular pode se tornar uma tarefa difícil dependendo do aparelho que você está utilizando, por exemplo. Por isso, é necessário ter alguns cuidados para evitar problemas futuros. Veja alguns deles a seguir:
Para a gestão de marketing digital, geralmente você precisa lidar com muitos arquivos, como fotos, vídeos, áudios, etc. Além disso, existem também diversos aplicativos que são bem úteis para essa área, como veremos a seguir. Assim, é válido ter um celular com uma memória boa e que aguente os arquivos e aplicativos sem travar.
Ter uma boa organização dos aplicativos é essencial, principalmente se você usa o mesmo telefone para trabalho e coisas pessoais. Logo, uma boa solução é criar uma pasta com todos os aplicativos que você vai utilizar para o trabalho, para não perder tempo procurando um por um quando precisar.
Quem trabalha com marketing digital costuma lidar com dados sensíveis, como senhas de contas de clientes, dados de campanhas, relatórios de métricas, e outros. Por isso, ter um bom antivírus instalado no celular é muito importante. Desse modo, você tem mais segurança contra malwares e vazamentos de dados.
Existem alguns aplicativos que podem facilitar bastante a vida de quem trabalha com marketing digital. Confira, a seguir, alguns deles!
O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar posts para redes sociais, apresentações de slides, infográficos, cartões de visita, pôsteres e diversos outros tipos de conteúdos visuais.
Como possui uma interface mais simples de mexer, é uma boa alternativa para quem está começando no marketing digital e ainda não utiliza ou não tem acesso a ferramentas como Photoshop ou Illustrator.
A versão gratuita já possui funcionalidades que dão conta de tarefas básicas, mas, para edições mais complexas, pode ser necessário usar a versão paga. Ambas estão disponíveis para Android e iOS, além da versão para desktop.
Com a ascensão do Tiktok e dos reels do Instagram, os vídeos nunca estiveram tão em alta quanto atualmente. Por isso, ter um aplicativo para editá-los é cada vez mais importante, principalmente para quem trabalha com marketing digital.
Nesse contexto, o CapCut é uma ótima alternativa para edição de vídeos pelo celular e possui funcionalidades como legenda automática (que é imprescindível para tornar seu conteúdo mais acessível), templates prontos, filtros e efeitos, entre outros.
O aplicativo está disponível para Android e iOS e, assim como o Canva, possui uma versão premium, que é paga, mas a versão gratuita já é bastante completa.
O Trello não é um aplicativo exclusivamente de marketing digital, mas é muito útil para a área. Trata-se de um gerenciador de projetos e, com ele, é possível organizar as demandas da semana, elaborar e acompanhar o planejamento da equipe, definir prazos de entrega, entre outros.
É possível adicionar arquivos, checklists ou até mesmo automação nas tarefas. Existem outros planos que são pagos, mas a versão gratuita não possui limite de membros em uma área de trabalho, além de ter armazenamento ilimitado. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Um dos serviços mais requisitados no âmbito do marketing digital é o de gerenciamento de redes sociais. Pensando nisso, o Meta Business Suite possui exatamente essa função: é o aplicativo oficial do grupo Meta para gerenciar contas do Instagram e páginas do Facebook.
Com esse app, é possível criar, programar e gerenciar publicações e stories na sua página do Facebook e conta do Instagram, interagir com clientes e automatizar as respostas, ver as notificações e a lista de tarefas e muito mais.
Além disso, uma funcionalidade muito interessante é a de ver insights e relatórios sobre como as pessoas estão interagindo com as suas publicações, stories e anúncios. Com isso, o planejamento fica bem mais fácil, pois você já sabe qual tipo de conteúdo desperta o interesse do público.
O Meta Business Suite é gratuito e está disponível para Android e iOS.
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