Planejamento

Sua marca está pouco consolidada? Veja como resolver

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Você já deve parado e pensado em como lembramos com facilidade, por exemplo, a marca da Coca-Cola. Mas você sabe o que ela fez para alcançar esse status que tem hoje e o que você deve fazer para chegar próximo do nível dela? Vamos falar mais sobre isso ao longo do texto e te dar mais exemplos que empresas que deram certo ao longo dos anos trabalhando principalmente na consolidação de suas marcas.

Branding e marca

Primeiro de tudo é importante falar sobre estes dois conceitos. Branding está relacionado com com a forma de pensar e executar as estratégias de comunicação de uma empresa. Esta estratégia envolve questões como planejamento, estruturação, gestão e promoção de uma marca. Outras questões como identidade visual, posicionamento, tom, voz, entre outros também estão inclusos no branding.

Marca é o conjunto de sentimentos e experiências que os consumidores, clientes, público criou ou obteve sobre os produtos ou serviços que determinada empresa ofereceu. Ela vai muito além de identidade visual, nome ou logotipo. É importante saber também que cada pessoa terá uma ideia diferente de sua marca: esta visão pode mudar de acordo com questões sociais, culturais, econômicas e, principalmente, com a experiência que a pessoa teve com a empresa. Marcas precisam de valores, visões e posicionamentos que irão guiar todas as ações da empresa.

Gestão de marca

Gestão de marca é um trabalho complexo e muito importante, que exige saber as diferentes questões que serão listadas e explicadas a seguir. É importante falar primeiro que é preciso criar uma plataforma de marca: um conjunto de componentes que irão ajudar a conectar o público com a empresa. São eles: propósito, promessa, atributos e posicionamento.

Propósito

O propósito está relacionado com o porquê de sua marca existir. Essa questão está muito ligada ao que os fundadores queriam fazer ao começar seu projeto. Na maioria das vezes o propósito pode se tornar o slogan ou a tagline da empresa. Um exemplo é a Dove, cujo seu propósito é “Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade”. Procure também perguntar para seus consumidores e colaboradores quais as razões para eles consumirem seus produtos ou relacionar com sua empresa, isso irá ajudar a entender o propósito de sua marca. No Golden Circle, o propósito é o porquê. Essa questão trabalha em descobrir e entender o impacto que sua empresa pode trazer.

Promessa

Na maioria das vezes a promessa é o que a marca comunica diretamente com seu público. A promessa tem como objetivo tornar o propósito algo mais concreto. Falando de novo do Golden Circle, a promessa tem relação com o “como”. Como dito anteriormente a Dove tem como propósito fazer um mundo onde beleza seja sinônimo de confiança e não ansiedade e para tornar isso mais concreto ela cumpre a promessa de valorizar toda mulher independente de suas características.

Atributos

De maneira resumida os atributos são as características da marca. Essa questão tem muito haver com o que faz uma empresa ser única, ela tem haver com jeito que a marca age para atingir seus objetivos. Neste caso, os meios são tão importantes quanto os resultados. Pode se dizer que os atributos de uma marca equivalem a personalidade de uma pessoa. Os atributos personificam/humanizam a marca e alinham suas expectativas com o seu público.

Posicionamento

Antes de pensar em posicionamento é importante saber quais os objetivos de sua marca e qual o valor que sua empresa, produtos e serviços entregam aos seus consumidores. Posicionamento, é saber o mercado que seu negócio está inserido e o que seus clientes querem e precisam. A Dove, por exemplo, possui um posicionamento a favor da diversidade e pluralidade da beleza feminina.

Identidade da Marca

Fazer com que sua marca tenha uma identidade forte é essencial para que os seus clientes a reconheçam a partir de elementos como suas cores, ícones, slogans, etc. A maioria das pessoas já reconhece uma onda branca em um fundo vermelho como a Coca-Cola ou já relaciona a frase “amo muito tudo isso” ao McDonald’s. Para isso, é importante definir a identidade visual, o slogan, tom e voz de sua marca para que seu público lembre dela com faciliade.

Identidade Visual

A identidade visual de uma marca não é formado apenas pelo logotipo. Ele é um elemento importante sim, mas é preciso também determinar as cores, tipografia e demais elementos gráficos que a empresa irá usar para se comunicar com o seu público.

Cores

As cores são uma parte importante em qualquer identidade visual que existe. Ela é uma peça chave para que o público identifique a empresa com mais facilidade. Temos vários exemplos de cores que são usadas por grandes marcas como um identificador, o Facebook usa azul, o Youtube, vermelho, a Nubank, o roxo, a Uber, preto, etc. É importante também ter em mente sobre a ideia que a cor traz e se ela se encaixa com o que sua empresa pretende oferecer: rosa traz uma ideia de romance, verde geralmente remete a natureza, amarelo, alegria, branco, pureza, etc.

Tipografia

A tipografia também é outro elemento importante para determinar a identidade de sua marca. Existem várias fontes com e sem serifa que podem passar diferentes ideias do que sua empresa acredita e oferece ao seus clientes. Fontes sem serifa geralmente passam uma ideia de modernidade, enquanto fontes com, passam a mensagem de algo mais clássico e tradicional; fontes mais arredondadas tem uma imagem mais descontraída e divertida e fontes mais retas e pontudas dão uma sensação de algo sério e profissional.

Logotipo e estampa

Quando se pensa em uma marca a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o seu logotipo. Apesar dele ser um elemento importante em uma identidade visual, é bom ter em mente também sobre como será a estampa. Estampa, explicando de um jeito resumido, é um elemento que garante apoio a identidade que sua empresa pretende comunicar. Serve muito bem para complementar artes e templates que serão usado nas artes das postagens que irão para suas redes sociais, por exemplo.

Um bom exemplo

Para exemplificar melhor o que falamos sobre identidade visual, veja essa imagem abaixo:

Ao observar a imagem vemos uma embalagem com seis latas de refrigerante em japonês. Podemos não entender a língua mas já imaginamos que o produto se trata da Coca-Cola. Isso se dá porque a marca tem uma identidade forte, quando vemos a cor vermelha de fundo misturado com este texto branco nesta fonte mais onduladas, assim como estes desenhos de ondas brancas, já reconhecemos logo de cara que é a Coca-Cola.

Brand Persona e Tom

Brand Persona pode ser entendida como a personificação da marca, ou seja, a criação de uma pessoa fictícia que engloba os valores da organização e a forma como ela se comunica (incluindo tom, posicionamento, etc). O tom pode ser definido como a maneira que a marca se expressa. Definir o tom de sua empresa significa encontrar um tipo de linguagem que seja adequado ao seu posicionamento e também ao público que deseja atingir. Determinar a linguagem é importante para que toda a comunicação relacionada a empresa siga o mesmo padrão. Ao lado da identidade visual, o tom aparece como elemento importante para a constituição de uma unidade entre todos os materiais e produções da empresa.

Slogan da marca

Slogans são elementos textuais que auxiliam a comunicação das marcas quando o logotipo não é suficiente. Temos grandes exemplos como o do McDonald’s, “Amo muito tudo isso”, “É coisa nossa!”, do Guaraná Antártica, entre outros. Slogans podem ficar com a marca do inicio ao fim, mas podem também mudar de tempos em tempos, dependendo de coisas como o posicionamento que a empresa pretende passar, uma campanha que ela está trabalhando atualmente, entre outros motivos.

Slogan do McDonald’s (Amo muito tudo isso) em inglês

Dicas finais

Para finalizar, este texto cabe lembrar que é importante saber que cada cliente vai interagir com sua marca de diferentes maneiras e por isso se deve manter por dentro de como eles irão relacionar com sua empresa. Fazer planilhas ou mapas mentais são formas legais de organizar estas informações e assim garantir que se tenha uma gestão eficiente de sua marca e assim, a consolide mais no mercado.

Redator da Cria

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