Você já deve parado e pensado em como lembramos com facilidade, por exemplo, a marca da Coca-Cola. Mas você sabe o que ela fez para alcançar esse status que tem hoje e o que você deve fazer para chegar próximo do nível dela? Vamos falar mais sobre isso ao longo do texto e te dar mais exemplos que empresas que deram certo ao longo dos anos trabalhando principalmente na consolidação de suas marcas.
Primeiro de tudo é importante falar sobre estes dois conceitos. Branding está relacionado com com a forma de pensar e executar as estratégias de comunicação de uma empresa. Esta estratégia envolve questões como planejamento, estruturação, gestão e promoção de uma marca. Outras questões como identidade visual, posicionamento, tom, voz, entre outros também estão inclusos no branding.
Marca é o conjunto de sentimentos e experiências que os consumidores, clientes, público criou ou obteve sobre os produtos ou serviços que determinada empresa ofereceu. Ela vai muito além de identidade visual, nome ou logotipo. É importante saber também que cada pessoa terá uma ideia diferente de sua marca: esta visão pode mudar de acordo com questões sociais, culturais, econômicas e, principalmente, com a experiência que a pessoa teve com a empresa. Marcas precisam de valores, visões e posicionamentos que irão guiar todas as ações da empresa.
Gestão de marca é um trabalho complexo e muito importante, que exige saber as diferentes questões que serão listadas e explicadas a seguir. É importante falar primeiro que é preciso criar uma plataforma de marca: um conjunto de componentes que irão ajudar a conectar o público com a empresa. São eles: propósito, promessa, atributos e posicionamento.
O propósito está relacionado com o porquê de sua marca existir. Essa questão está muito ligada ao que os fundadores queriam fazer ao começar seu projeto. Na maioria das vezes o propósito pode se tornar o slogan ou a tagline da empresa. Um exemplo é a Dove, cujo seu propósito é “Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade”. Procure também perguntar para seus consumidores e colaboradores quais as razões para eles consumirem seus produtos ou relacionar com sua empresa, isso irá ajudar a entender o propósito de sua marca. No Golden Circle, o propósito é o porquê. Essa questão trabalha em descobrir e entender o impacto que sua empresa pode trazer.
Na maioria das vezes a promessa é o que a marca comunica diretamente com seu público. A promessa tem como objetivo tornar o propósito algo mais concreto. Falando de novo do Golden Circle, a promessa tem relação com o “como”. Como dito anteriormente a Dove tem como propósito fazer um mundo onde beleza seja sinônimo de confiança e não ansiedade e para tornar isso mais concreto ela cumpre a promessa de valorizar toda mulher independente de suas características.
De maneira resumida os atributos são as características da marca. Essa questão tem muito haver com o que faz uma empresa ser única, ela tem haver com jeito que a marca age para atingir seus objetivos. Neste caso, os meios são tão importantes quanto os resultados. Pode se dizer que os atributos de uma marca equivalem a personalidade de uma pessoa. Os atributos personificam/humanizam a marca e alinham suas expectativas com o seu público.
Antes de pensar em posicionamento é importante saber quais os objetivos de sua marca e qual o valor que sua empresa, produtos e serviços entregam aos seus consumidores. Posicionamento, é saber o mercado que seu negócio está inserido e o que seus clientes querem e precisam. A Dove, por exemplo, possui um posicionamento a favor da diversidade e pluralidade da beleza feminina.
Fazer com que sua marca tenha uma identidade forte é essencial para que os seus clientes a reconheçam a partir de elementos como suas cores, ícones, slogans, etc. A maioria das pessoas já reconhece uma onda branca em um fundo vermelho como a Coca-Cola ou já relaciona a frase “amo muito tudo isso” ao McDonald’s. Para isso, é importante definir a identidade visual, o slogan, tom e voz de sua marca para que seu público lembre dela com faciliade.
A identidade visual de uma marca não é formado apenas pelo logotipo. Ele é um elemento importante sim, mas é preciso também determinar as cores, tipografia e demais elementos gráficos que a empresa irá usar para se comunicar com o seu público.
As cores são uma parte importante em qualquer identidade visual que existe. Ela é uma peça chave para que o público identifique a empresa com mais facilidade. Temos vários exemplos de cores que são usadas por grandes marcas como um identificador, o Facebook usa azul, o Youtube, vermelho, a Nubank, o roxo, a Uber, preto, etc. É importante também ter em mente sobre a ideia que a cor traz e se ela se encaixa com o que sua empresa pretende oferecer: rosa traz uma ideia de romance, verde geralmente remete a natureza, amarelo, alegria, branco, pureza, etc.
A tipografia também é outro elemento importante para determinar a identidade de sua marca. Existem várias fontes com e sem serifa que podem passar diferentes ideias do que sua empresa acredita e oferece ao seus clientes. Fontes sem serifa geralmente passam uma ideia de modernidade, enquanto fontes com, passam a mensagem de algo mais clássico e tradicional; fontes mais arredondadas tem uma imagem mais descontraída e divertida e fontes mais retas e pontudas dão uma sensação de algo sério e profissional.
Quando se pensa em uma marca a primeira coisa que vem na nossa cabeça é o seu logotipo. Apesar dele ser um elemento importante em uma identidade visual, é bom ter em mente também sobre como será a estampa. Estampa, explicando de um jeito resumido, é um elemento que garante apoio a identidade que sua empresa pretende comunicar. Serve muito bem para complementar artes e templates que serão usado nas artes das postagens que irão para suas redes sociais, por exemplo.
Para exemplificar melhor o que falamos sobre identidade visual, veja essa imagem abaixo:
Ao observar a imagem vemos uma embalagem com seis latas de refrigerante em japonês. Podemos não entender a língua mas já imaginamos que o produto se trata da Coca-Cola. Isso se dá porque a marca tem uma identidade forte, quando vemos a cor vermelha de fundo misturado com este texto branco nesta fonte mais onduladas, assim como estes desenhos de ondas brancas, já reconhecemos logo de cara que é a Coca-Cola.
Brand Persona pode ser entendida como a personificação da marca, ou seja, a criação de uma pessoa fictícia que engloba os valores da organização e a forma como ela se comunica (incluindo tom, posicionamento, etc). O tom pode ser definido como a maneira que a marca se expressa. Definir o tom de sua empresa significa encontrar um tipo de linguagem que seja adequado ao seu posicionamento e também ao público que deseja atingir. Determinar a linguagem é importante para que toda a comunicação relacionada a empresa siga o mesmo padrão. Ao lado da identidade visual, o tom aparece como elemento importante para a constituição de uma unidade entre todos os materiais e produções da empresa.
Slogans são elementos textuais que auxiliam a comunicação das marcas quando o logotipo não é suficiente. Temos grandes exemplos como o do McDonald’s, “Amo muito tudo isso”, “É coisa nossa!”, do Guaraná Antártica, entre outros. Slogans podem ficar com a marca do inicio ao fim, mas podem também mudar de tempos em tempos, dependendo de coisas como o posicionamento que a empresa pretende passar, uma campanha que ela está trabalhando atualmente, entre outros motivos.
Para finalizar, este texto cabe lembrar que é importante saber que cada cliente vai interagir com sua marca de diferentes maneiras e por isso se deve manter por dentro de como eles irão relacionar com sua empresa. Fazer planilhas ou mapas mentais são formas legais de organizar estas informações e assim garantir que se tenha uma gestão eficiente de sua marca e assim, a consolide mais no mercado.
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