A divulgação científica vem crescendo cada vez mais entre pesquisadores, graduandos, profissionais e professores. O compartilhamento do conhecimento produzido na academia permite que mais pessoas tenham acesso a ele, sendo uma atividade de democratização da ciência. Por isso, se você está iniciando um projeto de divulgação científica, algumas dicas sobre branding e construção de marca podem ajudar bastante. Mas antes, vamos conferir de fato o que é a divulgação científica.
A palavra divulgação já passa uma boa dica, relacionada a entregar conhecimento, de maneira a promovê-lo a públicos específicos ou gerais. Nesse caso, da divulgação científica, o foco é a ciência. Desse modo, essa atividade é feita por vários profissionais, desde cientistas a jornalistas.
O divulgador científico é responsável por transformar um conteúdo científico em um material que possa ser entendido por pessoas que não são especialistas no assunto. Mas, se você está criando um projeto de divulgação agora, ou deseja divulgar melhor suas atividades, com certeza já sabe sobre isso. O que você precisa são algumas dicas para começar com o pé direito e essas 5 dicas podem te ajudar bastante.
Quando falamos de divulgação científica entramos em uma lógica semelhante à de marcas ou outros projetos no quesito público-alvo. Muitas vezes, quando tentamos falar para todo mundo, acabamos não falando para ninguém. Assim, a definição do público-alvo do seu projeto pode ajudar.
Você quer fazer divulgação científica para crianças? Para o trabalhador-médio que possui pouco tempo para consumir ciência? A partir da definição de alguns pontos você conseguirá direcionar o restante dos pontos do seu projeto. Pense em algumas características do público que você quer atingir, como: gênero, idade, profissão, posição socioeconômica, temas de interesse, entre outros. Dessa forma, você dá o primeiro passo para ter uma comunicação mais assertiva.
Após a definição do seu público-alvo, outra pergunta que vem a seguir é: onde encontrar esse público? Nesse sentido, considerando particularidades de cada rede social, ou canal de comunicação, você conseguirá definir onde o seu projeto se encaixa melhor. Igualmente, você será capaz de definir os melhores formatos para seu público.
Páginas de divulgação científica devem apresentar conteúdo claro e bem explicado, podendo utilizar, para isso, de textos, imagens, infográficos, áudios, vídeos, recursos interativos, entre outros. Nesse tópico dois pontos aos quais você precisa se atentar são: as particularidades de cada rede social – o Instagram e o Twitter, por exemplo, são redes mais informais, diferentemente do LinkedIn, que é uma rede social profissional; e o formato que será mais bem recebido pelo seu público: vídeos longos, vídeos curtos, imagens estáticas, publicações em carrossel, existe uma infinidade deles.
Comunicação exige planejamento, e com divulgação científica não seria diferente. Assim, faça um cronograma das postagens e temas que você irá abordar na sua página. Você pode planejar por semana ou por mês e, dessa forma, adiantar a produção dos conteúdos.
Com planejamento, você consegue também produzir conteúdos baseados em datas específicas, eventos da sua área. Além disso, será possível aproveitar os furos de pauta (temáticas que surgem de última hora) e gerar ainda mais conteúdo para as pessoas que acompanham sua página.
Em comunicação, chamamos a forma como comunicamos com nosso público de tom. Uma vez que seu público-alvo está definido, você deve entender a forma como essas pessoas se comunicam para facilitar sua comunicação e entendimento.
Se a sua página de divulgação científica é voltada para crianças, por exemplo, você deve usar uma linguagem simples, fazer uso de frases mais curtas e pode até usar de um tom infantil. Algo semelhante se aplica a caso seu público seja mais jovem.
Por fim e muito importante, tenha uma identidade visual que marque o seu projeto. Além de uma logo legal e que represente aquilo que você quer passar, isso inclui uma paleta de cores bem definida, estampas condizentes e tipografias específicas. Você pode ir além e criar seu próprio estilo.
Uma identidade visual única e memorável é um dos segredos das marcas de sucesso. Às vezes, associamos uma marca a uma cor específica e toda vez que vemos a cor nos lembramos dessa marca. Você pode aplicar isso no seu projeto e marcar as pessoas que te acompanham.
Seguindo essas dicas, você será capaz de utilizar de alguns conceitos do branding para fortalecer seu projeto de divulgação cientifica e, assim, atrair mais pessoas para conhecê-lo. Quer saber mais sobre branding? Confira nosso texto O branding pode ser a ferramenta ideal para você!
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