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Employer Branding: Como trabalhar e quais os benefícios?

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Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a importância que uma comunicação bem estruturada tem dentro de uma organização, correto? A definição do posicionamento, dos valores e do tom da marca, por exemplo, são peças chaves para uma comunicação assertiva e que traga resultados reais. Chamamos de branding essa construção comunicacional que visa passar uma boa imagem da empresa! Da mesma forma que é importante manter uma boa impressão externa, é fundamental que os atuais e futuros colaboradores gostem do ambiente de trabalho e se identifiquem com a cultura organizacional. Para tal, foi criado o conceito de Employer Branding! Mas o que é isso e quais são os benefícios?

O que é Employer Branding?

Em tradução livre, o termo significa “marca do empregador”, mas o que isso quer dizer de fato? Employer branding pode ser entendido como uma estratégia que reúne técnicas, ações e ferramentas para garantir uma boa imagem e uma percepção positiva acerca do local de trabalho em uma empresa, ou seja, proporcionar uma boa experiência, não somente para os clientes, como também para os colaboradores. 

Como mencionado anteriormente, o branding estrutura a forma comunicacional externa de uma empresa colocando seus valores e sua cultura como um atrativo para o público. Da mesma forma, o employer branding irá atrair profissionais que se identifiquem com a cultura organizacional e que vejam a empresa como uma ótima opção de carreira.

Importância e benefícios

Em um cenário onde o mercado fica cada vez mais competitivo, se destacar positivamente dos concorrentes é sempre uma ótima estratégia de marketing. Ter colaboradores que façam essa propaganda positiva da empresa de forma orgânica, atrai olhares de clientes e de novos talentos. Além disso, trabalhar em um bom ambiente e fazer parte de algo que se tem orgulho ocasiona um impacto positivo na produtividade.

Por isso trouxemos aqui 5 benefícios para apostar no Employer Branding:

1. Atração e retenção de talentos

As incertezas e constantes mutações no mercado de trabalho fazem com que a rotatividade de colaboradores seja cada vez maior. Novos profissionais já acostumados com essa realidade não se sentem retraídos em sair de um emprego para buscar por algo que seja mais condizente com suas expectativas pessoais e profissionais. Nesse sentido, criar um ambiente de trabalho desejável aumenta a chance de atrair profissionais cada vez mais qualificados, ao passo que mantem os colaboradores já satisfeitos com a cultura e o espaço organizacional, retendo talentos e diminuindo a rotatividade.

2. Redução de gastos no recrutamento

Em diálogo com o primeiro ponto de retenção de talentos, tem-se a diminuição dos gastos com o processo de recrutamento de novos funcionários, já que diminui-se o fluxo de saída de colaboradores e aumenta a chegada de profissionais qualificados desejando a vaga. Isso reduz a necessidade de repetidos processos contratuais e fideliza empregados já em acordo com a cultura e valores da empresa.

3. Produtividade

Mais cedo abordamos um pouco sobre o “sentir orgulho da empresa em que trabalha”. Retomamos isso agora para falar sobre o famoso “vestir a camisa da organização” e trabalhar com ainda mais afinco. Essa relação de troca empresa-empregado, onde a primeira oferece boas condições e recursos e o segundo oferece maior produtividade, pode ser percebida também por meio do aumento da busca de capacitação entre os colaboradores na intenção de se fazerem ainda mais necessários no escopo da empresa

4. Boa imagem e promotores orgânicos da marca e da empresa

Funcionários felizes com seus locais de trabalho acabam por se tornarem promotores espontâneos da empresa em que trabalham, essa divulgação orgânica alcança públicos que a empresa por si só não conseguiria atingir. Por consequência dessa boa divulgação, o mercado como um todo passa a ter uma boa percepção da organização e a desejá-la tanto no âmbito profissional (de seguir carreira nela) quanto no âmbito pessoal (de consumir os produtos/serviços oferecidos).

5. Aumento de vendas

Em paralelo à boa promoção citada acima, tem-se o aumento das vendas, já que uma marca vista com bons olhos atrai e fideliza mais clientes por meio de sua cultura. Um bom produto/serviço é o essencial para se entrar no mercado, mas para se destacar dos concorrentes é preciso muito mais do que apenas isso.

Dicas sobre o assunto

  • Acompanhe e estude marcas que praticam um bom employer branding, como a Google, a Netflix, a Netshoes e tantas outras;
  • Conheça seus colaboradores e trace o perfil ideal. Pode-se aplicar aqui a realização de um mapa de empatia;
  • Promova uma cultura de feedback e de transparência;
  • Estude sobre Branding e Employer Branding!

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Alice Assis

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