Antes de mais nada, é preciso entender porque incorporar vídeos nas redes sociais é uma estratégia de marketing digital em crescimento. Segundo um estudo do Kantar IBOPE Media, enquanto 65% do mundo consome vídeos online gratuitos, no Brasil essa porcentagem sobe para 80%. Em relação a vídeos em redes sociais, o consumo é de 57% na média mundial x 72% na média nacional. Nesse sentido, fica evidente o aumento dessa nova tendência que chegou para ficar. Então, tá na hora de você entrar nessa onda também e o primeiro passo é criar um roteiro incrível!
Então você já sabe que agregar vídeos nas suas redes sociais vai dar um up na sua conta, mas porque é importante fazer um roteiro para eles? É isso que você vai descobrir agora!
O que é um roteiro para um vídeo?
A parte de roteirização serve como guia para a gravação e produção de um vídeo. Nesse sentido, é a partir do roteiro que se evita a fuga do tema, o esquecimento de algum conteúdo importante e é nele que são descritos aspectos ligados a uma produção audiovisual do início até o fim.
Então, saber como fazer um bom roteiro de vídeo é algo que dá fluidez e pode deixar seus vídeos mais dinâmicos, interativos e interessantes para o público que você quer alcançar. Independente se for um reels ou um vídeo mais elaborado, ambos precisam de um bom roteiro como norte para sair do papel.
Dessa forma, separamos um passo a passo para você arrasar para produzir um bom roteiro para seus vídeos. Confira a seguir.
Como produzir um roteiro de vídeo?
Depois de entender melhor do que se trata um roteiro de vídeo e sua importância, é o momento de aprender como estruturar uma produção de sucesso. Veja o passo a passo.
1. Planejamento
Antes de começar o roteiro de fato é necessário fazer um planejamento do conteúdo. Desse modo, é preciso definir o tema do vídeo, o objetivo principal, seu tempo ideal de duração e seu formato. É interessante também procurar referências para se inspirar.
2. Introdução
Primeiramente, é feita a parte introdutória. Ela tem como objetivo dar um direcionamento para começar o vídeo. Então é nela que o assunto é apresentado. O ideal é explicitar plenamente o que vai ser abordado e escrever literalmente o que você deseja que seja falado ou apresentado. Não que seja preciso seguir a risca, mas esse toque de oralidade ajuda a dar fluidez para o vídeo.
3. Desenvolvimento
Essa é a fase da aprofundar no tema abordado. Aqui você vai reunir todas as informações pesquisadas e que fazem sentido para a construção do vídeo. Por ser uma continuidade da introdução procure entender se ambas se complementam para evitar repetições desnecessárias e o vídeo não ficar desconexo.
4. Encerramento
Como o próprio nome já diz, aqui você vai concluir o vídeo da forma que desejar. Nessa fase pode ser feito um breve resumo do que foi apresentado a fim de deixar fresco na memória do público o tema que foi abordado. É interessante colocar uma call to action para fazer as pessoas realizarem alguma ação. Se for um vídeo do Youtube, por exemplo, é legal pedir para curtir e comentar, já se for um vídeo para o Instagram pode pedir para continuar acompanhando o perfil na rede.
Agora que você já tem o passo a passo ficou fácil de produzir roteiros para seus vídeos, né?
Contudo, é válido ressaltar que cada vídeo tem um jeito diferente de ser produzido. Então não fique preso a um passo a passo específico, adapte ele de acordo com sua necessidade. Nesse sentido, lembre-se que independente de seguir a risca ou não esse modelo, sempre faça um roteiro para seus vídeos. Esse hábito vai mudar totalmente a qualidade das suas produções audiovisuais.
Certeza que depois desse texto vai nascer um roteirista digno de cinema. Não esqueça de acessar nossos outros textos do blog que abordam sobre essa temática e se aprofundar cada vez mais.