Você já ouviu falar nos nanoinfluenciadores? Não? Então vem cá que eu vou te falar tudo que você precisa saber para colocá-los dentro da sua estratégia de marketing digital.
Se você usa com frequência as redes sociais com certeza já viu alguém postando vídeos e fotos testando produtos, provando roupas e dando dicas sobre moda, viagem, dança, tecnologia, etc. Certo?
Pois é, essas pessoas, que chamamos de produtores de conteúdo e influenciadores digitais, geralmente, são contratadas e presenteadas pelas marcas que investem no chamado marketing de influência. Mas se você acha que apenas os famosos com um milhão de seguidores lucram com isso… Você está muito enganado.
Resumidamente, os nanoinfluenciadores são os criadores de conteúdo com mínimo de mil e máximo de dez mil seguidores. Grande parte deles, possui um contato bem próximo do seu público, procurando levar alguma informação ou entretenimento através do humor, challenges entre outros.
Assim, os nanoinfluenciadores têm uma taxa de engajamento cerca de 7% mais alta, comparada aos megainfluenciadores. Além disso, eles geram confiança e segurança para as marcas parceiras, por mais que a audiência não chegue à casa dos milhões.
Enfim, acho que a gente já mostrou que quantidade não é sinônimo de qualidade para os nanoinfluenciadores. Mas se você ainda não se convenceu, separei alguns motivos que vão mostrar o quanto eles realmente são eficientes para fechar negócios.
Uma das coisas que você mais pode esperar dos nanoinfluenciadores é autenticidade. Por ter um público menor e muito diferenciado, eles publicam vários conteúdos criativos, acessíveis e únicos para as redes sociais.
Um exemplo disso é a Inara, uma (até então) nanoinfluenciadora que sempre posta conteúdos falando sobre beleza e rotina no seu perfil do Instagram. Isso tudo com muito humor e contato com o público.
Imagine que você é de uma cidade pequena e um usuário local, que está começando a trabalhar com internet posta um vídeo consumindo o produto de um estabelecimento próximo. E aí? Você não ficaria, no mínimo, curioso para saber do que se trata ou tentado a experimentar o produto que alguém tão “próximo” gostou?
Esse é um dos principais efeitos causados por esse tipo de perfil, o que pode ser decisivo no momento de tomar a decisão de compra.
Os pequenos influenciadores cobram preços muito mais em conta, enquanto grandes influenciadores podem cobrar muito mais caro por apenas um story. Dessa forma, ao contratar um nanoinfluenciador para ajudar na sua estratégia de marketing digital, você consegue estabelecer um público engajado e nichado por um preço melhor.
Agora que você já sabe o que são os nanoinfluenciadores e como eles agregam no marketing de influência da sua empresa, existem alguns pequenos passos importantes para fazer uma parceria de sucesso com esses criadores.
Escolha quem mais combine com sua marca: Aqui é hora de ser estratégico! Uma das partes mais fundamentais do marketing de influência é escolher quem será a cara do seu negócio e aqui, é melhor escolher pela autenticidade e deixar os números um pouco de lado. Afinal, do que vale muitos seguidores se eles não engajam e não se relacionam com as pessoas que você quer atingir?
Faça um bom briefing: É importante, portanto, reforçar o verdadeiro objetivo daquela parceria e passar para o influenciador tudo que você precisa dele, ou seja, o que é fundamental que ele fale ou o que é melhor ele não dizer. Mencione as hashtags necessárias, quem deve ser marcado, o formato da publicação e tudo mais em um documento que guiará toda a ação publicitária.
Fique de olho nas tendências: Provavelmente você sabe que com as redes sociais as coisas acontecem muito rapidamente. Se você viu uma trend que faz sentido com a sua campanha, com seu público e com o influenciador parceiro, sugira isso dentro do seu briefing e você terá grandes chances de atingir bons números.
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