O projeto de revitalização de Identidade Visual da João Pinheiro Jr. chegou para a Cria no início de 2021. A empresa tinha o objetivo de ressignificar a marca, trazendo uma essência mais atual e que a representasse. Como resultado, tornou-se um case de sucesso na Cria.
Por se tratar de uma empresa júnior de consultoria da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, composta por 18 jovens, especializada em Administração Pública, mesmo com um catálogo diversificado de serviços, a identidade de marca perdia-se pela falta de consistência visual. Isso porque eram utilizadas várias tipografias e cores distintas, o que acabava por deixar a identidade da marca confusa e bagunçada.
Dessa forma, apesar de ser uma marca sólida, o marketing da empresa se confundia pela falta de padronização. Como ponto negativo, isso pode acarretar uma percepção de falta de profissionalismo, diminuindo a credibilidade.
Assim, a João Pinheiro Jr. buscou a Cria para uma nova identidade visual, que deveria consolidar conceitos da sua marca, tais como confiança, seriedade, credibilidade. Além disso, a nova ID desejava-se que a nova ID auxiliasse na produção de um conteúdo mais organizado, padronizado e visualmente agradável para o público.
A negociação comercial foi tranquila, ainda mais sendo ambas empresas do Movimento Empresa Júnior (MEJ). Ademais, foi feito um pedido de papel timbrado da empresa, por uma questão de profissionalismo e para complementar a autoridade da marca.
Desde o início, a equipe alocada trabalhou em conjunto na criação da identidade visual. No início do projeto, foram identificadas as dores da empresa, seus objetivos, sua brand persona e suas expectativas. Durante as conversas, assinatura do contrato, briefing criativo, brainstorming e o processo criativo, a Cria manteve-se alinhada com o cliente. Por sua vez, a João Pinheiro Jr. se mostrou muito presente para nos fornecer as informações necessárias, insumos e feedbacks.
Em relação a reunião de briefing – um encontro com o cliente antes do início do processo criativo para coleta de insumos material -, assessores da Direção de arte e do Planejamento, sob as orientações do Gestor de contas, trabalharam em conjunto para conhecer melhor a marca, seus concorrentes, suas inspirações, seus valores, suas expectativas, seus produtos e, principalmente, suas dores. Nesse sentido, as principais identificadas foram: a falta de uma identidade concisa, a utilização de muitas cores desalinhadas e um exagero no uso de tipografias.
Posteriormente, o planejamento ficou encarregado do desenvolvimento do briefing criativo, um documento personalizado com todos os insumos coletados que orienta na execução do projeto. É de suma importância que em sua composição haja, além de dados acerca da marca, muitas referências visuais, principalmente para criar a logomarca.
Como resultado, por se tratar de uma marca já bem consolidada, apesar de seus problemas identitários, a Direção de Arte decidiu manter o pictórico do logo antigo. No entanto, com uma composição mais moderna, minimalista, utilizando-se de sua wordmark em seu inferior ao invés da composição antiga, com uma tipografia desconhecida e grande em sua lateral.
Ainda, buscando um ar mais jovial e moderno, a Direção de Arte, inspirando-se no efeito lowpolly, optou por trocar as cores confusas da marca por uma gama variada e degradê de quatro tons de vermelho e quatro tons acinzentados.
Assim, o design da empresa júnior tornou-se um fluido vermelho e cinza, moderno e com uma estampa variável, que misturou seus tons em um grafismo geométrico, abstrato e divertido, perfeito para ser utilizado de diversas maneiras conforme a demanda da empresa.
O que você achou da nova identidade visual da João Pinheiro Júnior? Confira outro caso de sucesso de criação de ID visual da Cria no texto Case de Sucesso: Consultoria de Marca, Identidade Visual e Templates de site da Tenda Branca.
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