A vigésima primeira edição do Big Brother Brasil terminou no dia 4 de Maio e, por aqui, já estamos sentindo falta do entretenimento gerado pelo programa. O reality sempre fez muito sucesso, no entanto, o boom da sua audiência veio a partir de 2020, quando a produção do programa convidou famosos para integrarem o elenco e o isolamento social, em função da pandemia do COVID-19, levou as pessoas a assistirem o BBB para se entreterem nesse momento. Nesse mesmo sentido, o Big Brother Brasil sempre foi muito marcado pelas marcas patrocinadoras do programa. Entretanto, foi a partir do sucesso da edição de 2020 que esses patrocínios se intensificaram e grandes marcas como Americanas, Mcdonald’s, Avon e C&A viram no BBB uma grande oportunidade de publicidade e de ganharem visibilidade. Dessa forma, confira a seguir 4 curiosidades sobre esse fenômeno de patrocínio no Big Brother Brasil.
O BBB 21 bateu o recorde de duração, contando com o total de 100 dias de programa, entretanto, esse não foi o único recorde batido nessa edição. Uma vez que nunca antes foi visto um número tão alto de patrocinadores igual ao deste ano. As últimas dez edições do programa contaram apenas com 6 patrocinadores principais, já em 2021, o Big Brother Brasil contou com 8. Sendo eles Americanas, PicPay, Avon, C&A, Amstel, Seara, McDonald’s e P&G.
Através de ações em provas, festas, dinâmicas e eventos dentro da casa mais vigiada do Brasil, os patrocinadores visam ter mais visibilidade, alcançar diversos públicos e aumentar suas conversões. Mas, como funcionam os bastidores do processo de produção dessas ações de publicidade? Como elas são planejadas?
Mariana Moraes, gerente sênior de marketing da C&A Brasil, revela que todas as ações promovidas no programa são, previamente, acordadas entre as equipes envolvidas. “Em conjunto com a Globo, nós analisamos, pensamos e criamos ações de conteúdo incríveis, diferentes, inéditas e que atendam as nossas necessidades como patrocinadores”, afirma a gerente.
Tannia Fukuda, diretora de marketing da Seara, também ressalta que as ações são sempre elaboradas juntamente com a produção do reality: “A reunião de planejamento das ações acontece com antecedência e as reuniões de execução são realizadas de acordo com o calendário das ações. Em média, trabalhamos entre 15 e 20 dias para a produção de cada ação”, diz a diretora.
Além de um planejamento prévio, as ações patrocinadas também demandam um processo de testagem, principalmente em provas, de modo a garantir a segurança dos participantes. “O programa segue os rígidos protocolos de segurança da emissora para que tudo esteja funcionando perfeitamente”, afirma Tannia, da Seara.
Além de toda a produção envolvida, para que uma ação patrocinada seja bem-sucedida do ponto de vista do patrocinador, é necessário que ela gere resultados. Nesse sentido, os patrocinadores não tiveram do que se queixar.
No dia 28 de Janeiro, o PicPay, patrocinador veterano do programa, registrou um recorde de quase 3 mil cadastros por minuto na plataforma durante uma prova do líder patrocinada pela marca. Segundo a empresa, ao todo, quase 110 mil pessoas acessaram o aplicativo durante a prova.
A festa do dia 13 de Março foi patrocinada pelo McDonald ‘s, o qual disponibilizou lanches feitos na hora para os participantes, além de figurino inspirado na identidade visual da marca. Nessa noite, o McDonald ‘s estava em seis dos dez assuntos mais comentados do Twitter, incluindo a primeira colocação. Além disso, a busca pelos termos McDonald’s e Méqui Box no Google mostraram um aumento significativo.
Muitos dos tweets relacionados à ocasião abordaram a vontade dos usuários de comer um lanche do McDonald´s. Ademais, a ação contou com outros desdobramentos fora da festa, como a alta venda de itens inspirados na festa. Dentre eles, meias e camisetas nos estilos que os brothers e sisters usaram durante a noite.
Outra ação patrocinada que também foi muito comentada pelo público foi o desfile virtual realizado pela C&A no início de Março. O desfile de hologramas disponibilizou uma experiência de realidade aumentada para os celulares dos telespectadores, que puderam conferir os looks de maneira inovadora. “Nossos objetivos foram alcançados, pois, durante a veiculação do programa em TV aberta, o fluxo de clientes no aplicativo da marca aumentou em mais de 70%, gerando um aumento de mais de 60% de usuários únicos”, afirma Mariana Moraes, gerente sênior de marketing da C&A Brasil.
É importante ressaltar que a C&A tem uma equipe dedicada a um monitoramento contínuo do programa em seus canais proprietários, na imprensa e nas redes sociais, de modo a conseguir identificar oportunidades de divulgação tanto dentro quanto fora da casa. “Analisamos a nossa marca nas redes sociais com uma espécie de termômetro, onde checamos se o nosso principal objetivo está sendo alcançado, ou seja, se as nossas ações estão atingindo as expectativas das nossas clientes”, conclui a gerente.
Curtiu o assunto? Não deixe de escutar o episódio “O Bate Volta do BBB” do nosso podcast, que também fala sobre a influência das marcas patrocinadoras no BBB. Além disso, confira outros textos do nosso blog que abordam propósito e valores de uma marca.
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