Você já ouviu falar em conteúdo gerado pelo usuário? UGC é uma sigla em inglês que significa User-Generated Content. Esse termo faz referência a geração de conteúdo e engajamento de qualquer tipo de mídia de forma espontânea por parte do usuário/consumidor e essas ações podem ser por meio de comentários, posts, fotos ou vídeos.
Essa sigla ficou conhecida a partir de 2005 e se popularizou com a internet e com as interações entre consumidores e marcas dentro do ambiente do mundo digital.
Muito usado por empresas de E-commerce, o UCG é extremamente importante para fazer com que uma marca consiga se consolidar no mercado. Tal consolidação ocorre através de comentários, posts e interações das pessoas e com a marca.
Além disso, o UCG é muito proveitoso para diversos tipos de negócios. Uma vez que ter uma sessão que incentive os usuários a compartilharem suas experiências e opiniões faz com que a marca ganhe mais reconhecimento e relevância no mercado.
Alguns canais como os comentários ao final de um post, avaliações de produtos, fóruns, aplicativos de mensagens, entre outros, são bastantes utilizados para gerar tal engajamento. Um exemplo muito recorrente disso, é quando o usuário compra uma camisa de uma marca e a usa fazendo a promoção sem nem perceber.
A partir disso, podemos entender que quanto mais interativo é o espaço, maior será o engajamento, gerando maior visibilidade e fazendo com que a empresa consiga novos clientes. Por isso, é importante fazer com que tal área seja agradável de tal forma que agregue ao negócio e faça com que a marca seja sempre lembrada.
Uma coisa é fato: a maioria dos usuários se baseiam muito na experiência de outros. Dessa maneira a participação deles faz com que a marca consiga estabelecer uma relação de credibilidade e confiabilidade com outros possíveis consumidores.
Dessa forma, uma boa dica é você valorizar os feedbacks negativos, pois isso demonstra que sua marca valoriza todas as opiniões independente de serem positivas ou negativas.
Um espaço adequado e destinado para os usuários deixarem suas opiniões ajuda a construir uma maior identificação entre empresa e cliente.
Sua empresa pode investir um tempo para produzir conteúdos e os próprios consumidores podem ajudar a manter uma frequência de postagem. Um exemplo disso são os comentários que podem servir de fonte de pauta para os próximos conteúdos a serem oferecidos.
Além disso, é possível também utilizar as avaliações feitas pelos usuários como fonte de textos e depoimentos.
Colocar uma seção com perguntas e respostas incentiva o engajamento dos usuários, já que eles sempre vão entrar nessa parte para ver o que outras pessoas falaram a respeito da marca e do produto.
Além dessa seção FAQ, é possível também que seja criado uma seção de perguntas e resposta entre os próprios participantes respondendo às dúvidas específicas uns dos outros sobre cada produto usado.
Por esses fatores é que o UGC é muito valioso para uma marca. Já que é ele que vai garantir uma alavancada no marketing digital e de conteúdo de sua empresa. Então não poupe esforços e invista em UGC!
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