Se você é uma dessas pessoas interessadas em começar a gravar, ou mesmo já está publicando seu trabalho, e quer entender melhor como analisar o desempenho do seu podcast, a plataforma Anchor é uma ótima ferramenta para isso, apresentando gráficos e métricas que vão além das fornecidas pelas plataformas de streaming. E é justamente sobre como entender melhor estes dados que falaremos hoje.
Não é de hoje que os podcasts têm se tornado uns dos queridinhos da internet. Pelo mundo todo, sobre os mais diversos assuntos e em diferentes estilos, essas gravações conquistaram um espaço muito grande no meio digital e têm atraído cada vez mais produtores de conteúdo.
A maioria das plataformas de podcast mede a audiência da sua produção pelo número de usuários que apertam o “play” no seu episódio, e embora essa informação seja de grande importância, existe uma grande diferença entre alguém que escutou os primeiros minutos e se foi, e alguém que continuou ouvindo até o final, Os gráficos fornecidos pela Anchor nos auxiliam a ter uma compreensão maior sobre o desempenho de todo o episódio, já que têm com um dos fatores o tempo de reprodução.
É comum encontrarmos esse tipo de desenho no gráfico de desempenho de algum episódio gravado: pequenos vales se formam de tempos em tempos na reprodução do podcast. Calma, isso não é um problema! Se relacionarmos o momento das quedas com os momentos do episódio em que são veiculados anúncios, vamos perceber que eles estão sempre juntos, e isso não é coincidência. É comum que em um momento de propaganda os ouvintes do podcast adiantem alguns segundos, e é por essa razão que nesses instantes caia a audiência e, logo em seguida, ela volte.
Se você é um podcaster iniciante pode se deparar com esse tipo de gráfico. Geralmente essas quedas bruscas ocorrem quando poucas pessoas escutam sua produção e, consequentemente, uma única pessoa que interrompa a reprodução em determinado momento faz com que sua audiência caia abruptamente. Conforme sua audiência for aumentando, esse tipo de queda deve deixar de ocorrer!
A primeira coisa que devemos analisar se nos depararmos com essa queda de audiência no início do podcast, é se isso é recorrente. Compare outros episódios e veja se a métrica se mantém em todos.
Quedas no início da reprodução podem significar diversas coisas, desde uma vinheta que não segure os ouvintes até uma qualidade de áudio pouco agradável. A solução para esse tipo de gráfico é identificar o erro e buscar corrigi-lo o quanto antes!
Caso você seja um podcaster iniciante, pode ser que essa queda nos primeiros segundos possa acontecer com certa frequência, e isso é super normal. São provavelmente novos ouvintes que estão “investigando” se o seu conteúdo interessa a elas ou não.
O gráfico acima é o desempenho do podcast de um dos membros da Anchor, co-host do podcast UnderUnderstood.
Vemos que há uma rápida queda nos primeiros minutos de reprodução. Nesse episódio, eles estavam usando uma introdução que durava em média um minuto, sendo relativamente longa.
Vamos comparar com o gráfico em seguida, relativo à um episódio mais recente, em que a introdução não passa de alguns segundos:
É claro que ainda há uma queda, mas percebem como ela é muito menos acentuada? Ser direto e introduzir rapidamente o tema do episódio pode ajudara manter uma taxa de retenção maior!
Embora isso parece ser irrelevante, saber como escolher os episódios que serão comparados é uma tarefa mais completa do que aparenta. Nem todos os episódios abordam os mesmos temas, ou são para o mesmo público. Ainda mais, nem todos os episódios possuem a mesma duração, e é por aí que iniciamos nossa filtragem.
Os gráficos abaixo compara dois episódios do mesmo podcast e que compartilham muitas coisas: tema, convidados, o tom. A principal diferença entre eles é a duração:
Reparem que, ainda que ambos os episódios tratem sobre temas semelhantes, o de maior duração sofre uma queda de audiência muito maior no início, fazendo com que os gráficos acabem ficando muito diferentes.
Não existe uma regra do tipo episódios longos possuem baixa retenção, mas é de se esperar que eles sejam mais difíceis de manter sua audiência, e ainda mais no podcast analisado, que costuma publicar episódios curtos e, portanto, é esse o tipo de episódio que seu público espera.
Comparar episódios buscando semelhanças e diferenças é a melhor forma de entender melhor sua audiência e personalizar cada vez mais seu conteúdo. Busque padrões em episódios com boas métricas, e, acima disso, busque padrões nos episódios que não tiveram um desempenho agradável. Assim você sabe o que agrada e o que desagrada!
Agora que você já aprendeu tudo sobre como analisar as métricas do seu podcast e está pronto para se tornar um mestre podcaster, por que você não relaxa um pouco e assume o papel de consumidor de conteúdo? Separamos 7 podcasts nacionais incríveis para você virar fã, inclusive o PodeCria, um projeto totalmente idealizado e produzido pela Cria.
É só apertar o play!
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