O WhatsApp Business é uma nova plataforma que permite manter um relacionamento com os clientes e fazer vendas de uma forma mais eficiente. Criada em 2018, essa ferramenta já é utilizada por diversas empresas para melhorar a qualidade de sua interação com os consumidores, aplicando assim a técnica de marketing conversacional.
Como o WhatsApp convencional, ele permite criar uma conversa com seu público e enviar mídias, como áudios, vídeos e imagens. Apesar disso, os dois aplicativos não são a mesma coisa, vamos saber mais sobre isso?
Claro que hoje existem diversas ferramentas que possibilitam uma interação semelhante, mas o WhatsApp, atualmente, possui mais de 1,3 bilhão de usuários no mundo. Além disso, de acordo com a Equipe Sirena, 95% dos celulares que os clientes compartilham na hora das compras possui uma conta pessoal no aplicativo. Muitas lojas e marcas já utilizam o WhatsApp convencional para manter contato com clientes, tirar dúvidas e enviar novidades, mas então porque utilizar a versão Business no seu negócio?
Primeiramente, vale destacar que o aplicativo convencional criou restrições e políticas de uso que limitam a possibilidade de realizar vendas por perfis pessoais. A quebra dessas restrições acarreta no bloqueio e na exclusão da conta do vendedor, muitas vezes de forma automática pelo aplicativo.
Além dessas políticas, é importante destacar que possuir um perfil profissional traz mais credibilidade ao seu negócio. Esse perfil, na versão business, possibilita a programação de mensagens-padrão, inclusão do horário de funcionamento, manter a identidade da sua marca, com uma foto de perfil com o logo, por exemplo, e programar respostas rápidas, para não manter seu cliente esperando.
O WhatsApp Business é uma plataforma baseada na técnica de Marketing Conversacional. Esse tipo de Marketing visa a construção de relacionamento mais humanos com os clientes, de forma a existir proximidade e rapidez na resolução de problemas, ao mesmo tempo que encurta o ciclo de venda dos produtos e passa informações valiosas para fidelizar os clientes. Tudo a ver com o WhatsApp né?
Apesar do foco dessa estratégia seja a proximidade e a rapidez, é necessário cuidado. Antes de se iniciar qualquer contato é importante conhecer seu público, assim é possível lidar com ele da melhor forma e construir uma lógica assertiva. Se comunicar com os consumidores da maneira errada pode afastá-los do seu negócio!
Veja quais são os principais benefícios desta plataforma para o seu negócio:
As possibilidades são inúmeras e, conhecendo seu público, você pode traçar as melhores estratégias aumentando suas vendas e fidelização de clientes, de maneira eficaz, com um meio que cabe na palma da sua mão.
Uma das empresas que já adotou o uso da plataforma é a rede de fast-food McDonald’s, que a denominou Méqui Zap, mantendo o novo padrão da marca e tornando mais casual. Recentemente a rede divulgou essa nova funcionalidade, que possibilita encontrar o restaurante mais próximo, ver o cardápio e ser redirecionado para o SAC ou app.
Além de ampliar as possibilidades de interação, os usuários que utilizarem o Méqui Zap receberão cupons exclusivos, que são válidos para o drive-thru, o balcão e os totens dos restaurantes.
Eaí? Gostou do texto? Acesse nosso blog para conhecer mais conteúdos como esse!
VR, AR e IA: Veja como o uso de novas tecnologias tem revolucionado os negócios…
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…