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Plano de Comunicação: ajudando a consolidar sua marca!

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Você conhece o Plano de Comunicação e sua importância na comunicação de uma marca? Nesse artigo te contaremos mais sobre ele e sobre como a Cria pode te ajudar a consolidar sua marca através desse serviço!

Criação e gestão de marca

Ao pensar nas características exigidas pelo mercado atualmente, é importante considerar não apenas o processo de estruturação da marca, mas também o desenvolvimento de ações que gerem credibilidade no mercado.

Para que isso se efetive, é necessário um planejamento prévio no momento de criação da marca. Isso possibilita que posteriormente a gestão esteja alinhada com as estratégias e com as expectativas do público. Uma das ferramentas usada nesse processo de gestão é o Plano de Comunicação.

Sobre o plano de comunicação

Esse é um dos serviços oferecidos pela Cria UFMG e está diretamente relacionado com o Branding. Já falamos desse conceito aqui antes, mas, de forma resumida, também conhecido como “gestão da marca”, ele abrange os diversos pontos de atuação da empresa. Como exemplo, aponta-se o alinhamento com canais de marketing, diálogo com o público-alvo e estruturação de valores condizentes com a realidade do negócio. 

1. Estudo sobre o mercado e o público

Todos os pontos citados são importantes para criação e gestão de uma marca com atuações estratégicas. Pensando nisso, o primeiro ponto fundamental é sobre conhecer o mercado, isto é, fazer pesquisas para entendimento do setor que a empresa está inserida. Enquanto Plano de Comunicação, a ideia é realização de uma pesquisa externa, voltada para público e mercado, onde é possível mapear dores e expectativas desse público, como encontra-se o cenário de vendas, análise dos concorrentes e diferenciais do seu negócio.

2. Análise da Comunicação Interna

Outro tópico que demanda atenção diz respeito ao Branding Interno da empresa, tendo em vista que os funcionários também são responsáveis por promoção da marca e por influenciar na imagem final da empresa.

Dessa forma, o entendimento e a estruturação do organograma, mapeamento de quais ritos e comportamentos compõem a cultura do local ou quais canais de comunicação interno são mais eficientes dentro a empresa, influenciam diretamente na percepção da marca, tendo em vista que o discurso proferido por ela está presente nas ações desenvolvidas, mas também em processos internos.

3. Processo de construção da marca

Depois de noções externas e internas da comunicação da empresa, é importante analisar tópicos relacionados à identidade organizacional do negócio. Isso implica na percepção de marca, isto é, de aplicações padronizadas que facilitam na associação das práticas com a marca e geram maior credibilidade no mercado.

Exemplos referentes a isso são a criação de uma Identidade Visual, definição de missão, visão e valores da empresa, estruturação de personas, para uma percepção mais clara do público-alvo e da organização. Além de estruturação da voz a ser usada na comunicação e do tom para adaptá-la de acordo com o público ou canal escolhido.

Plano de comunicação e a credibilidade no mercado

Por fim, é importante dizer que ter uma organização prévia das estruturas da empresa auxilia em diversas tomadas de decisões. Sendo assim, o desenvolvimento de um Plano de Comunicação impactará no setor de Marketing, em processos internos e até nas vendas do negócio. Todos esses pontos devem estar bem alinhados com os valores e o propósito da marca, afim de gerar mais credibilidade para o público e consolidar a empresa no mercado.

Quer saber mais sobre como funciona o Plano de Comunicação? Entre em contato com nosso time Comercial para maiores informações!

Redator da Cria

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