Você conhece o Plano de Comunicação e sua importância na comunicação de uma marca? Nesse artigo te contaremos mais sobre ele e sobre como a Cria pode te ajudar a consolidar sua marca através desse serviço!
Ao pensar nas características exigidas pelo mercado atualmente, é importante considerar não apenas o processo de estruturação da marca, mas também o desenvolvimento de ações que gerem credibilidade no mercado.
Para que isso se efetive, é necessário um planejamento prévio no momento de criação da marca. Isso possibilita que posteriormente a gestão esteja alinhada com as estratégias e com as expectativas do público. Uma das ferramentas usada nesse processo de gestão é o Plano de Comunicação.
Esse é um dos serviços oferecidos pela Cria UFMG e está diretamente relacionado com o Branding. Já falamos desse conceito aqui antes, mas, de forma resumida, também conhecido como “gestão da marca”, ele abrange os diversos pontos de atuação da empresa. Como exemplo, aponta-se o alinhamento com canais de marketing, diálogo com o público-alvo e estruturação de valores condizentes com a realidade do negócio.
Todos os pontos citados são importantes para criação e gestão de uma marca com atuações estratégicas. Pensando nisso, o primeiro ponto fundamental é sobre conhecer o mercado, isto é, fazer pesquisas para entendimento do setor que a empresa está inserida. Enquanto Plano de Comunicação, a ideia é realização de uma pesquisa externa, voltada para público e mercado, onde é possível mapear dores e expectativas desse público, como encontra-se o cenário de vendas, análise dos concorrentes e diferenciais do seu negócio.
Outro tópico que demanda atenção diz respeito ao Branding Interno da empresa, tendo em vista que os funcionários também são responsáveis por promoção da marca e por influenciar na imagem final da empresa.
Dessa forma, o entendimento e a estruturação do organograma, mapeamento de quais ritos e comportamentos compõem a cultura do local ou quais canais de comunicação interno são mais eficientes dentro a empresa, influenciam diretamente na percepção da marca, tendo em vista que o discurso proferido por ela está presente nas ações desenvolvidas, mas também em processos internos.
Depois de noções externas e internas da comunicação da empresa, é importante analisar tópicos relacionados à identidade organizacional do negócio. Isso implica na percepção de marca, isto é, de aplicações padronizadas que facilitam na associação das práticas com a marca e geram maior credibilidade no mercado.
Exemplos referentes a isso são a criação de uma Identidade Visual, definição de missão, visão e valores da empresa, estruturação de personas, para uma percepção mais clara do público-alvo e da organização. Além de estruturação da voz a ser usada na comunicação e do tom para adaptá-la de acordo com o público ou canal escolhido.
Por fim, é importante dizer que ter uma organização prévia das estruturas da empresa auxilia em diversas tomadas de decisões. Sendo assim, o desenvolvimento de um Plano de Comunicação impactará no setor de Marketing, em processos internos e até nas vendas do negócio. Todos esses pontos devem estar bem alinhados com os valores e o propósito da marca, afim de gerar mais credibilidade para o público e consolidar a empresa no mercado.
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