O que é benchmarking e quais seus benefícios
Benchmarking vêm da palavra benchmark e significa referência. Isso quer dizer que, nessa estratégia de avaliação, é feita uma profunda pesquisa de mercado. Com isso, o principal objetivo é de otimizar os resultados da empresa ou marca ao analisar estrategicamente a concorrência.
Para que a realização da análise seja bem executada e traga resultados satisfatórios, é necessário seguir alguns princípios éticos.
Começando pela legalidade: todos os dados devem ser obtidos de forma legal e transparente.
Além disso, podem ser realizadas trocas: desde que seja feita de forma honesta.
Outro princípio a ser considerado é o da confidencialidade: todas as informações vindas pela prática do benchmarking tem como objetivo aprimorar mas nunca prejudicar os concorrentes.
Contato: para que as informações não escapem, o ideal é que a coleta seja feita através de contatos de benchmarking.
Por fim, é essencial uma boa preparação: saber quais dados são necessários, como eles serão usados e por que são importantes é a chave para o uso eficaz dos recursos.
É normal que sejam feitas comparações dentro de todo pequeno ou grande negócio, já que isso é uma ótima estratégia para desenvolver melhorias internas.
É importante salientar que nem sempre o concorrente vai estar a frente, isso significa que o benchmarking vai servir para aperfeiçoar mas, muitas vezes, também para identificar novas idéias.
Na hora de dialogar com a equipe, o benchmarking também é eficiente, uma vez que é muito mais motivador ver que as metas são de fato palpáveis.
Por isso, no geral, os benefícios incluem:
É essencial que antes de qualquer coisa exista um entendimento e estudo sobre sua própria empresa, identificando pontos de melhoria. Então, a partir daí, fica mais fácil definir qual tipo de benchmarking será usado.
Mesmo no meio digital essa prática pode ser utilizada, com o intuito de revisar toda a estratégia de marketing online, entendendo quais práticas dão maiores retornos.
Neste meio, o benchmarking sana outras dúvidas sobre os concorrentes. Então, como resultado, fica-se claro qual melhor rede social para se usar, qual tom é o ideal, qual melhor forma de comunicação com o público, quais canais são melhores para se investir, entre outras informações essenciais para se destacar no meio digital.
Para que seja colocado em prática, existem algumas ferramentas que podem facilitar. Aqui vamos citar a SimilarWeb e a Klout.
Na primeira ferramenta é possível conseguir indicadores da concorrência bem interessantes como rankeamento amplo ou mais específico, informações de tráfego, informações sobre a origem dos consumidores do conteúdo, palavras-chave com maiores retornos, conteúdos mais acessados entre outros benefícios. Os recursos podem ser acessados de forma gratuita, no entanto, para uma análise mais profunda é preciso contratar o serviço PRO.
Já a segunda ferramenta citada, funciona mais como um ranking de influencers e é medido pelo Klout Score, que varia de 0 a 100. Klout oferece diversas informações importantes sobre como seus concorrentes se saem dentro do meio online.
E, além dessas ferramentas, ainda existem aquelas informações que a maioria das mídias sociais oferecem, tornando-se possível mediar o alcance e a performance do conteúdo postado.
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