Você já ouviu falar que marcas são experiências? Entenda como sua marca pode ir além do produto para seu cliente!
Vivemos em um cenário que as marcas estão cada vez mais se multiplicando e o mercado vai aumentando sua competitividade ao decorrer do tempo. Dessa forma, é preciso que as empresas se reinventem e tenham uma aproximação muito forte com os interesses do cliente. Mas como fazer com que a sua marca se destaque em meio de tantas outras? Invista na experiência!
Desde uma amostra grátis de um perfume em uma loja de cosméticos ou até mesmo um som ambiente relaxante para uma livraria, a experiência é algo que impacta muito como fator de decisão de compra. Cada vez mais exigentes, os clientes ficam atentos aos mínimos detalhes quando se trata da aquisição de um serviço. Muitas vezes, eles buscam diferenciais que vão além do próprio produto. E é nesse sentido que entra a Brand Experience.
A Brand Experience (ou experiência de marca) se caracteriza como uma série de ações interativas que enriquecem a vivência do consumidor com a marca. É uma estratégia que se baseia em garantir uma sensação adicional ao público durante o seu contato com a empresa. Isso pode ser decisivo para conquistar novos clientes e fidelizá-los, atribuindo um diferencial à experiência.
Explícitas ou não, os atos relacionados à Brand Experience sempre estiveram presentes no cotidiano das pessoas. Por exemplo, quando um chocolate da Cacau Show vem acompanhado de um brinde, isso colabora para que a experiência do consumidor ao comprar os produtos da marca seja algo mais marcante. Até mesmo quando um motorista de Uber oferece água para seu cliente: ele está contribuindo para que o ambiente que ambos estão inseridos seja mais agradável, o que deixa a experiência da corrida melhor.
Por mais que seja um detalhe pequeno, é algo que desperta um sentimento a mais no consumidor e pode ser usado como critério no momento da escolha de um serviço. Diante de um mercado amplo com uma gama de concorrentes, a experiência de marca se torna fundamental.
Além das utilidades citadas anteriormente, o uso correto da Brand Experience ainda pode ajudar a sua marca em outros diversos aspectos. Para que isso seja realizado de modo consistente, é essencial que se tenha um conhecimento aprofundado sobre o comportamento do cliente. Mas, além disso, ele deve ser aplicado de maneira efetiva. É importante levar em conta que o modo como os consumidores se comportam está sempre se modificando. Assim, essa pesquisa de público deve ser realizada regularmente.
Dentre os benefícios de uma Brand Experience bem executada, suas principais vantagens são:
Dessa forma, é bem claro que o diferencial de uma marca repousa na vivência que ela é capaz de oferecer ao cliente. Para que a sua marca se torne única e possa crescer cada vez mais trabalhando na experiência de seus consumidores, trouxemos dois exemplos bem executados de Brand Experience que vão te inspirar!
No carnaval de Belo Horizonte de 2020, a marca de cervejas quis fazer com que o mineiro se sentisse no quintal de casa ao disponibilizar um espaço que possui um “mangueirão” para os foliões que quiserem tomar um banho. Além de atingir certeiramente o público jovem em uma grande oportunidade como o carnaval, isso serviu para consolidar mais ainda a imagem da Skol entre os consumidores. A cerveja está sempre presente nas festas e é muito refrescante, assim como a água que sai da mangueira.
Com o intuito de atrair mais clientes para assinarem a Amazon Prime, a empresa investiu em uma tendência em ascensão: o mercado de jogos e seu público. Para isso, a Amazon foi em busca de parcerias com empresas como a Riot Games para aumentar os benefícios de ser um assinante, disponibilizando conteúdo gratuito de jogos de sucesso para quem optar pelos seus serviços. Com isso, a empresa está cada vez mais se consolidando por todo o mundo, alcançando todas as segmentações de público e assegurando a lealdade de seus clientes.
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