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CRO: o que é esta ferramenta?

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A utilização de CRO (Conversion Rate Optimization) é um método baseado em práticas para aumentar a atração de clientes e, a partir disso, garantir um melhor retorno sobre investimento. 

Mas o que significa CRO?

Traduzindo ao pé da letra CRO significa otimização da taxa de conversões. Para compreendermos o que este termo significa precisamos ter conhecimento de uma palavra muito utilizada no marketing e em departamentos de vendas, conversão. 

A conversão pode ser definida como uma ação importante efetuada pelo cliente para o seu negócio. Por exemplo, quando algum visitante executa uma ação através de uma chamada que está no site, como baixar um ebook fornecendo dados, como o endereço de e-mail.

Assim, podemos falar que conversão é basicamente o cadastro do cliente por meio de algum dado ou a venda de um produto. Esse termo é bastante utilizado no marketing digital e o objetivo é atrair clientes com potencial.

A partir desse conhecimento fica mais fácil entender o que é a taxa de conversão. Esse termo de forma simples e objetiva é a razão entre o total de visitantes que seu site ou plataforma recebe sobre o número de pessoas que tornam seus clientes com a prática de uma conversão.

O CRO, portanto, é um método para aprimorar a conversão desses clientes. 

Agora que entendemos o que é esse método, precisamos saber o porquê ele é tão necessário em uma estratégia de marketing.

A taxa de conversão é uma das métricas essenciais para validarmos o sucesso de uma ação e são inúmeros benefícios que a otimização dessa taxa pode acarretar. 

Primeiramente, podemos falar sobre o melhor aproveitamento de oportunidades e, por conseguinte, a economia de tempo e dinheiro. Isso porque quando aprimoramos as estratégias e aumentamos a taxa de conversão iremos ter o resultado final estabelecido com o menos tempo. 

Além disso, podemos citar os melhores resultados sem o aumento de trabalho e investimento. Com a utilização do CRO podemos efetuar testes que identifiquem a melhor maneira de efetuar uma estratégia fazendo com que a taxa de conversão aumente e, assim, a receita no final do mês. 

Por último, podemos pontuar o aumento de ticket médio de um negócio. Além de investir na conquista de novos cliente é essencial investir naquele que já é consumidor da marca. Por isso, no CRO existem técnicas que auxiliam nisso e colaboram para que o cliente invista mais na empresa, aumentando o ticket médio da empresa. 

Ao analisar todos esses fatores percebemos a importância do CRO para o desenvolvimento certeiro de uma estratégia fazendo com que haja melhores resultados e, consequentemente mais lucro para um negócio com o base no investimento, ou seja, o aumento do ROI

Até aqui podemos entender o que essa otimização da taxa de conversão e perceber a importância da sua utilização.

Mas como podemos aplicá-la?

Listamos aqui quatro práticas de como efetuar o CRO em algum negócio: 

A primeira delas é a coleta de informações. Os testes que serão feitos para podermos formular a estratégia mais relevante para o negócio precisam ser realizados com base em dados coletados. Assim, a pesquisa e informações relativas ao mercado e público da empresa são extremamente úteis para realizar mudanças mais assertivas.

Essas coletas podem ser feitas a partir de análise de métricas da própria plataforma do negócio, a partir de entrevistas com clientes, como formulários.

Segundamente, podemos pontuar a realização de testes para identificarmos a melhor estratégia a ser traçada. A partir da coleta de dados podemos ir pensando em ações que podem ser desenvolvidas e colocadas em prática. Os testes A/B são uma ótima forma de percebermos qual atuação está tendo um resultado melhor e é um bom método para validar as pesquisas feitas anteriormente. 

Outro fator, é a otimização da landing page do site, ou seja, a primeira página destino a qual o cliente irá se deparar. Possuir uma boa landing page significa ter uma boa página que oferece uma oferta que o usuário pode aceitar ou não. Com uma página de destino bem formulada, utilizando uma linguagem persuasiva e objetiva pode-se obter maiores taxas de conversão.

Por último e igualmente importante é a prática de repetir o ciclo de otimização. Mesmo tendo encontrada uma estratégia que resulta em bons resultados é importante ter em mente que o mercado está em constante mudança interferindo diretamente nas ações planejadas e fatores relacionados ao CRO.

Por isso, visando atingir também a frequência em resultados melhores é necessário manter uma análise e acompanhamento recorrente.

Redator da Cria

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