O que é CRM e como esta ferramenta atua no relacionamento do cliente com sua marca

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O que é o CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou em português Gestão do Relacionamento com o cliente. 

De acordo com o Gartner Group, CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. Além disso, possui objetivo de gerenciar a relação com os clientes, satisfazer e fidelizar, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio. 

Assim, visando auxiliar estas tarefas e rotinas automatizadas é necessário um software, mais popularizado como CRM ou sistema CRM.

O que faz um CRM?

O CRM armazena os dados dos potenciais e atuais clientes, como nome, endereço, telefone, etc; bem como suas atividades e jornada dentro da empresa. 

Assim, todo o serviço feito e até mesmo o que você obteve de informação desse cliente, é anotado em único lugar, que te permite ter uma ampla e fácil visualização de possíveis novos compradores.

A plataforma reúne e integra dados valiosos. Ela também rastreia ativamente o cliente, conecta sua equipe, captura os e-mails dos clientes, possibilita um atendimento de leads, fornece recomendações e insights e expande e personaliza de acordo com o crescimento da empresa.  

Benefícios de adquirir um software de CRM

A plataforma dispensa processos e esforços manuais e ajuda o negócio progredir. Organizando a contas e contatos em tempo real, acelera e simplifica o desenvolvimento da empresa. 

A organização da equipe aumenta exponencialmente, visto que as informações sobre os clientes são passadas de forma rápida e fácil, atualizadas, independentemente de onde esteja e o que está fazendo. 

Outros benefícios estão relacionados a:

  • Aumento da produtividade e na assertividade da ação dos colaboradores;
  • Aprimora o atendimento aos clientes e garante o sucesso dos mesmos;
  • Visão ampliada do negócio;
  • Inteligência no planejamento estratégico;
  • Acompanhamento do desempenho em tempo real;
  • Análise das dores do clientes;
  • Alinhamento entre Marketing e Vendas;
  • Segmentação de ofertas para clientes certos.

Aplicações do CRM

O CRM, como dito anteriormente, pode fazer é um conceito que pode ser abordado por várias áreas da empresa. Para ajudar seu negócio, é possível utilizar ferramentas de CRM em diferentes setores, como: automação de gestão do marketing , gestão comercial e a gestão de atendimento ao cliente. 

Uma boa gestão de marketing colabora com a vendas e o relacionamento com o cliente, podendo acompanhar sua jornada dentro do funil. O software ajuda na construção de estratégias para ativar o relacionamento com o cliente, como a produção de conteúdo, avaliação de SEO das páginas do site, campanhas de email marketing, monitoramento de redes sociais, relatórios, entre outros –  inclusive integração com CRM de vendas. 

Veja mais sobre estratégias de marketing

O CRM de vendas, mais conhecido, focado no processo comercial – quando o cliente já passou pelo marketing e agora está em contato com a equipe de vendas. Com o objetivo de controlar o fluxo de leads no funil de vendas,  o vendedor tem maior controle sobre a carteira de clientes, diminuindo assim, perda de novas oportunidades. 

O software possibilita um grande banco de dados, com informações pertinentes sobre as pessoas que entraram em contato com o negócio. Esse banco de dados permite que setores como vendas, marketing e até mesmo produção, estejam atentos a detalhes acerca do perfil do cliente. Além disso promovem informações que auxiliam na prospecção de clientes, direcionamento o setor de vendas. 

Por último, CRM também ajudam na gestão de atendimento, contribuindo para uma relação mais próxima e ágil para com o cliente. Assim, resolver o problema do cliente de maneira rápida e eficaz auxilia para uma boa experiência do cliente em sua empresa. Além disso, o trabalho do atendente pode tornar-se cada vez mais completo e personalizado com todas as informações fornecidas pelo software.

Os tipos de CRM

Para adequar a cada tipo de empreendimento e tamanho de empresas, há dois tipos de CRM, o Enterprise e o PME. 

Veja mais sobre cada um:

Enterprise

O sistema Enterprise é destinado para grandes empresas e possui foco em personalização devido às demandas das grandes organizações com funções e áreas específicas. Desse modo, é possível oferecer recursos mais robustos e pacotes de soluções maiores, que ajudam em um acompanhamento do negócio de maneira macro.

PME

O PME é uma solução para pequenas empresas, que possuem times menores e que precisam melhorar as operações para que sejam mais ágeis e móveis. Por possui recursos mais simples, o investimento é menor. Entretanto, isso não quer dizer que esse tipo de CRM seja uma ferramenta superficial, suas funcionalidades, como ferramentas externas e automação de atividades, ajudam em processos diários.

Como identificar se uma empresa precisa de um sistema de CRM?

É difícil saber quando sua empresa precisa de uma ferramenta de gestão, mas mesmo para empresas pequenas com poucos clientes, o CRM é necessário por todos os motivos que vimos até então.  

Por isso, preparamos uma lista de necessidades que empresas possuem antes de adquirir um CRM, confira! 

  1. Ter uma visão sistêmica do negócio
  2. Ter uma produtividade sustentável
  3. Processos mais definidos
  4. Informações mais organizadas
  5. Agilidade das equipes
  6. Controlar melhor Follow-Up de vendas
  7. Ter inteligência no planejamento estratégico
  8. Acompanhamento de desempenho em tempo real
  9. Fortalecer a marca.

Quais os CRM mais utilizados no mercado?

Para ajudar na busca dos softwares de CRM, colocamos as principais ferramentas utilizadas no mercado brasileiro. 

Vendas:

  1. PipeRun CRM
  2. Salesforce
  3. Microsoft Dynamics CRM

Marketing:

  1. Mkt2Easy da Dinamize
  2. RD Station Marketing da Resultados Digitais
  3. Pipz Automation da eCentry

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Redator da Cria

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