Uncategorized

Identidade Visual: Case de Sucesso OAP

Rate this post

Aqui no Blog já falamos sobre a importância de se ter uma Identidade Visual e o que ela compõe de fato. Mas, por meio desse case, buscamos trazer da forma mais ilustrativa como este processo funciona dentro da Cria, que é embasado em comunicação e planejamento, tudo que uma identidade visual de respeito precisa transmitir.

Contextualização

A OAP UFMG, Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG, chegou até a Cria com uma demanda de Identidade Visual e de Templates para Site. O site em si foi programado por uma segunda Empresa Júnior, com a qual a Cria possui uma parceira, a iJunior.

A Cria também foi responsável pela criação da nova Identidade Visual da iJunior!

A organização foi criada em 23 de agosto de 1996 e, desde então, vem fazendo muita história com manutenção, não só dos direitos das pessoas que já trabalharam na UFMG, como professores e auxiliares administrativos aposentados, mas também proporcionando um contato ativo destes com a instituição através das pessoas que compartilharam o mesmo local de trabalho e da cultura.

Primeiros passos: da imersão à criação

Para que o processo de criação de uma identidade visual rode bem, é necessário a imersão da equipe no projeto da forma mais efetiva possível. Nesse sentido, foi feita uma reunião entre o time da Cria, composta por um Planejador, uma Diretora de Arte e uma Gestora de Contas, responsável pela gestão do projeto, e os líderes da OAP e parte dos funcionários dela.

Essa reunião é essencial para que a equipe compreendesse melhor o propósito da instituição e sua identidade. Por meio das informações partilhadas, o Planejador do time ficou responsável pela captação dessas informações para a criação de um documento imersivo, que busca tanto referências internas da instituição quanto externas: o Briefing Criativo.

Dessa forma, este documento possibilita que a criação atue de modo a permitir que os seus esforços fossem convergidos no resultado que conseguisse transmitir a identidade da Instituição na Identidade Visual.

Construção da Identidade da Identidade Visual

Na reunião de alinhamento, ficou determinado que eles não gostariam de alterar o logotipo, o qual fazia parte da identidade da marca. Além disso, outras exigências ficaram explícitas e trabalhamos a partir delas. A seguir, o processo criativo resultado de toda a comunicação precedente.

Conceitos:

Ascensão: esta ideia é extremamente pertinente à instituição. Ela é composta por pessoas experientes e que valorizam a difusão da educação; defendem o ensino público e universal; e valorizam a instituição OAP em si.

Identidade: aqui é buscado trazer o respeito à instituição e sua história, que teve início há décadas.

Movimento:  busca transmitir a inquietude e a proatividade que os membros da instituição possuem em relação ao mundo a sua volta e como o fator idade não é justificativa para agir de uma forma diferente dessa.

Uma das coisas que o presidente da instituição, Tomaz Aroldo, comentou durante a reunião é que a palavra aposentado vem da palavra aposento, o que acaba por transmitir a ideia de que só porque uma pessoa chega nessa condição é determinado que ela não seja mais tão ativa quanto antes; que deve ficar isolada. Os membros da OAP, no entanto, provam o contrário.

Referências e construção

Para traduzir os conceitos visualmente, a Diretora de Arte utilizou de referências como impressões digitais, que transmitem a ideia de identidade, e a ideia de rugas, que são sinal de ascensão, pois são características adquiridas ao longo da evolução de um ser humano no mundo. 

Para cruzar esses conceitos, ela utilizou o recurso do mapa topográfico, que além de transmitirem a ideia de rugas e digitais. Ele também traz a noção de movimento, devido às linhas, e de elevação, por ser um recurso que representa, também, montanhas.

A escolha do mapa topográfico como representação geral dos conceitos e referências também não é por acaso. Durante a reunião foi deixado bem explícito a relação que os membros da organização queriam criar com Minas Gerais, um estado montanhoso e cheio de belos horizontes.

Imagens de referência para a criação da Identidade Visual

Em relação às cores, foi pensado um paleta que complementasse o azul clássico do espaço físico da instituição, além da cor em si transmitir uma ideia de integridade. Já as cores mais quentes vêm para trazer uma ideia vivacidade e energia. 

A escolha do degradê foi pensada tanto como uma forma de cruzar os conceitos das cores distintas quanto como uma forma de ser mais interessante para ser aplicada nos templates do site. Este processo veio logo após a criação da Identidade Visual.

O degradê pode ser vistona Identidade Visual, por exemplo, do Instagram. Dessa forma, foi possível que o site tivesse o visual mais moderno possível.

Entrega Final

Os líderes da OAP conseguiram reconhecer o quanto a Identidade Visual estava alinhada o propósito da marca. Depois de pronta, foi possível visualizar as diferentes formas de sua aplicação.

Identidade Visual da OAP e conceitos utilizados na defesa

Então, o que achou do processo criativo da Identidade Visual? Se você ainda tem dúvidas sobre o que compõem esse serviço ou ainda ter a famosa dúvida se logotipo e identidade visual são a mesma coisa, leia nosso texto Um logotipo não é o bastante: entenda a necessidade do Manual de Identidade.

Para saber mais sobre nossas soluções e sobre os diferentes assuntos da comunicação, não deixe de assinar nossa newsletter!

Redator da Cria

Recent Posts

O Impacto do Instagram Reels no Mercado Publicitário

O Reels tem se tornado o formato preferido para a divulgação de produtos. Entenda os…

1 dia ago

40 anos de Rock in Rio: celebrando o Marketing de Experiência

Descubra como o Rock in Rio trabalha o Marketing de Experiência na edição de 40…

1 semana ago

Collabs: o caminho para fortalecer seu posicionamento de marca

Descubra como a Carmed e outras empresas transformaram tendências de consumo em Collabs de sucesso…

2 semanas ago

O método da Disney para uma experiência do cliente mágica

Descubra como promover uma boa experiência ao cliente a partir do case de sucesso da…

3 semanas ago

A Campanha de Marketing por trás do sucesso de ‘Deadpool & Wolverine’

Neste artigo você conhecerá as estratégias de marketing usadas na divulgação do filme "Deadpool &…

4 semanas ago

O que levar em conta para criar uma marca de sucesso?

Neste artigo, você irá aprender tudo que precisa para se destacar no mercado como uma…

3 meses ago