Consumidor 4.0: Como se comunicar com ele?

Rate this post

O contexto da indústria 4.0.

Dentro do mercado, o principal objetivo de qualquer vendedor ou empresa é a conversão do público em clientes e consumidores. No entanto, na era contemporânea, um serviço bom não é necessariamente suficiente para tal conversão. Isso se dá pela existência da indústria 4.0 e do consumidor que ela gerou.

O mundo passou por diversas transformações e evoluções, e o mercado também. E por consequente, os clientes. Na categorização dos tipos de clientes, vivemos na era dos consumidores 4.0 e então cabe aos vendedores se adaptarem a esse novo cenário. 

Mas o que é um consumidor 4.0?

Eles são indivíduos, os quais estão inseridos no mundo tecnológico, rondado de informação. Dentro dessa perspectiva, eles são consumidores com facilidade para encontrar serviços bons e baratos; com isso, é necessário mais para atrair o interesse e convertê-lo em investimento monetário. 

O consumidor 4.0 exige mais, ele precisa que a marca apresente um discurso com o qual ele se conecta, estabelecendo uma relação entre a empresa e o cliente. E dentro desse processo há necessidade de conceitos como conectividade diálogo e coerência. 

Qual o sentido desses conceitos para o consumidor 4.0?

Conectividade vem da ideia óbvia de que se a maior parte do público hoje tem acesso aos meios digitais, faz uso deles e está muito tempo presente nos mesmos, não faz sentido uma marca se excluir dentro dessa nova dinâmica de relações comerciais. 

A questão do diálogo é o puro fato de que o cliente anseia por comunicação e informação. Nesse sentido, se sentir próximo da marca e atuante de alguma forma naquilo que ele compra é objeto de desejo deste novo consumidor; dessa forma, é imprescindível que toda marca que deseja ter algum tipo de expressão positiva dentro do mercado precisa necessariamente se comunicar com cliente. 

Por último, está o aspecto da coerência discursiva. Dentro da ideia de que uma empresa ao assumir o discurso também assume um compromisso frente ao público, passa a ser essencial se manter fiel aquilo que se fala, pois se essa metodologia não é seguida, é perdido a confiança que o público tem no vendedor e no produto, resultando em rompimento e fracasso por parte da marca. 

E o que podemos concluir sobre a presença do consumidor 4.0?

A perspectiva de continuidade para a presença consumidor 4.0 é alta. Logo, devemos estar sempre nos adaptando para formular as melhores estratégias de atendimento possível para apresentar resultados eficientes.

Quer continuar recebendo conteúdo gratuito de qualidade sobre as atualizações dessas e outras tendências de mercado? Clique aqui e se inscreva na nossa newsletter para continuar por dentro do mercado de marketing e de comunicação.

Compartilha aí!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing