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Endomarketing: porque ele é mestre em incrementar resultados!

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A ideia de endomarketing parece ser bastante intuitiva, mesmo para leigos. Isso porque endo significa algo que é interno, que está por dentro de algo. Marketing é o marketing de sempre, o qual pode possuir uma gama imensurável de significações. Dentre elas, um exemplo é um conjunto de estratégias e mecanismos para incrementar a venda de algo ou a aceitação, absorção e repercussão de uma ideia.

De uma forma geral, para o marketing ser marketing, ele precisa gerar engajamento, e a combinação entre endo e marketing tem tudo a ver com isso.

 

Mas o que é endomarketing?

Afunilando a nossa conversa, o endomarketing é um mecanismo institucional de aplicação das inúmeras técnicas de marketing. Isso quer dizer que ele é voltado para grupos, e geralmente para equipes dentro de empresas ou outras instituições.

Pensando em uma realidade corporativa, podemos rapidamente entender o que isso representa ao dizer que o marketing pode – e deve – ir além de promover algo para obter lucro de maneira direta. Para se produzir algo ou algum serviço com qualidade de ponta é preciso gerar aceitação e promover engajamento. Para isso, o marketing interno se torna indispensável.

 

Vamos falar de vantagens?

A começar pela redução do chamado turnover, ou seja, a troca ou rotatividade de membros. Na verdade, não só vantagem, mas a redução dessa rotatividade pode ser o grande objetivo a se estabelecer a partir de uma estratégia de endomarketing. Com base nessa modalidade do marketing, é possível tornar equipes mais capacitadas, duradouras e produtivas.

 

Gerar gosto dos membros pelo trabalho é uma das melhores – se não a melhor – maneiras de manter a competência e a produtividade dos membros da sua empresa.

Já imaginou ser conhecido por oferecer um bom lugar para se trabalhar? Pois bem, o endomarketing é uma das chaves para que isso ocorra. Não apenas gerando boas repercussões internas, o marketing interno pode se refletir para o universo fora da sua empresa e atrair interessados em trabalhar com você. Desse modo, mais pessoas competentes podem estar ao seu alcance para construir uma equipe forte.

Isso tudo repercute diretamente no seu índice de NPS (Net Promoter Score): os seus próprios funcionários podem entrar no rol de promotores, aumentando ainda mais a boa imagem da sua empresa para o lado de fora. E pense bem: há alguém com mais insumo para falar sobre a sua empresa do que alguém que vive a realidade dela?

Pense nisso com cuidado! Ao mesmo tempo que os membros têm embasamento para promoção, eles também têm para detração. Pensando assim, todo o cuidado é pouco para garantir uma experiência satisfatória e uma imagem atrativa.

 

Conheça a sua equipe

Saiba quem são seus membros e conheça seus interesses, gostos, demandas e vontades. O endomarketing é algo que pode ser extremamente personalizado e atingir pessoas de maneira direta. Construir um sentimento de pertencimento para os seus membros é garantia de que sua equipe se sentirá contemplada e ouvida pela empresa, e são vários os caminhos que podem levar para a consolidação dessa empatia.

 

Um exemplo prático: promover um Happy Hour é uma maneira ótima de integrar os membros depois de um dia intenso de trabalho. Essa já é uma estratégia de endomarketing extremamente utilizada mesmo por quem não sabe que está promovendo endomarketing de fato. Mas vamos nos aprofundar mais para entender melhor essa modalidade, pensando em como planejar um bom Happy Hour de uma maneira muito simples?

 

  1. A escolha do lugar: saiba onde os membros da sua equipe moram e como eles se deslocam. Vale o investimento em um lugar próximo e de fácil acesso para essas pessoas, para que seja acessível a participação de todos e que a ida seja por prazer e não represente um esforço.
  2. O horário: de que adianta encerrar o evento meia noite se às 8h do dia seguinte todos terão que estar no trabalho? Flexibilize: comece o evento antes, ou permita que cheguem mais tarde no dia seguinte. Entenda os limites de cada um e tenha coerência nas suas escolhas.
  3. Se de 100 funcionários, 30 são vegetarianos, não será a melhor escolha servir apenas opções com carne ou ir em algum restaurante especialista em churrasco. Seja democrático com as suas escolhas e entenda que o bem estar de todos é uma prioridade para gerar pertencimento, e para que os membros se sintam abraçados.

 

É claro que esse texto não é sobre como dar um ótimo happy hour, mas perceba que esse exemplo traz a ideia de como promover uma boa experiência a partir do princípio de  que você conhece as pessoas com quem está lidando. O endomarketing é uma prática que dispensa padrões, ao passo em que deve priorizar particularidades que constroem um todo coeso. Consequentemente, há coisas que podem funcionar muito bem com outras empresas, mas não necessariamente com a sua equipe.

 

E como isso pode ser feito?

Em diferentes escalas e magnitudes. No que diz respeito à preços, prazos, práticas, formas, entre outros, o céu é o limite. O endomarketing pode ser aplicado de formas muito variadas, personalizadas e condizentes com a sua equipe e seu orçamento. Nem sempre são apenas ações específicas de marketing que podem funcionar como endomarketing.

E os exemplos práticos?

São inúmeras as formas de se gerar bons resultados a partir de endomarketing. Para clarear um pouco essa ideia, listamos abaixo alguns exemplos bastante práticos:

 

  • Oferta de cursos, aulas e palestras: isso gera conhecimento e amplia horizontes. O aprendizado é uma atividade que desempenha infinitos resultados e incrementa o interesse e o conhecimento. Isso pode ser aplicado nas atividades diárias de modo em que elas aconteçam com excelência.
  • Brindes personalizados em datas comemorativas, por exemplo. É uma maneira interessante de materializar a sua marca e entregá-la para quem a compõe.
  • Promoção de ações conforme o interesse do seu time: isso pode ultrapassar as fronteiras da sua empresa no momento em que você traçar o perfil de quem trabalha com você e quais seriam seus interesses e gostos. Pense no exemplo do happy hour desenvolvido anteriormente.
  • Entenda seus erros e de que maneiras é possível melhorar a partir de pesquisas de satisfação e ouvidorias. Entenda quais são as dores da sua equipe, por mais simples que elas sejam, porque sempre há onde melhorar.
  • Faça o seu membro se sentir lembrado, por exemplo em seu aniversário. Promova eventos, comunique a equipe, envie um email… Sempre respeitando o ambiente de trabalho e a individualidade cada um. Permita que o membro tenha seu espaço dentro da equipe e também momentos de destaque. Pensando nisso podem ser executadas atividades como as de “funcionário do mês”, por exemplo.
  • Democratize a comunicação interna e torne-a o mais acessível possível. Isso aumenta a liberdade do membro para se comunicar com a equipe. E como consequência, ele se torna ativo e livre para manifestar seus desejos, comentários, dúvidas ou críticas.

 

A Rock Content também falou um pouco sobre endomaketing nesse texto e ofereceu várias outras dicas práticas, de maneira bastante aprofundada. Caso tenha se interessado, por quê não procura saber mais?

 

Vamos além?

Já conversamos sobre o endomarketing em um panorama mais amplo. Porém, esse assunto envolve uma gama de variáveis que podem ser aprofundadas em outras leituras. Já falamos um pouco sobre endomarketing em outros textos aqui no blog, e separamos alguns deles para você. Dá uma olhada!

 

4 empresas que usaram o endomarketing a seu favor

5 dicas de endomarketing para aumentar a sua produtividade

 

Redator da Cria

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