A ideia de endomarketing parece ser bastante intuitiva, mesmo para leigos. Isso porque endo significa algo que é interno, que está por dentro de algo. Marketing é o marketing de sempre, o qual pode possuir uma gama imensurável de significações. Dentre elas, um exemplo é um conjunto de estratégias e mecanismos para incrementar a venda de algo ou a aceitação, absorção e repercussão de uma ideia.
De uma forma geral, para o marketing ser marketing, ele precisa gerar engajamento, e a combinação entre endo e marketing tem tudo a ver com isso.
Afunilando a nossa conversa, o endomarketing é um mecanismo institucional de aplicação das inúmeras técnicas de marketing. Isso quer dizer que ele é voltado para grupos, e geralmente para equipes dentro de empresas ou outras instituições.
Pensando em uma realidade corporativa, podemos rapidamente entender o que isso representa ao dizer que o marketing pode – e deve – ir além de promover algo para obter lucro de maneira direta. Para se produzir algo ou algum serviço com qualidade de ponta é preciso gerar aceitação e promover engajamento. Para isso, o marketing interno se torna indispensável.
A começar pela redução do chamado turnover, ou seja, a troca ou rotatividade de membros. Na verdade, não só vantagem, mas a redução dessa rotatividade pode ser o grande objetivo a se estabelecer a partir de uma estratégia de endomarketing. Com base nessa modalidade do marketing, é possível tornar equipes mais capacitadas, duradouras e produtivas.
Já imaginou ser conhecido por oferecer um bom lugar para se trabalhar? Pois bem, o endomarketing é uma das chaves para que isso ocorra. Não apenas gerando boas repercussões internas, o marketing interno pode se refletir para o universo fora da sua empresa e atrair interessados em trabalhar com você. Desse modo, mais pessoas competentes podem estar ao seu alcance para construir uma equipe forte.
Isso tudo repercute diretamente no seu índice de NPS (Net Promoter Score): os seus próprios funcionários podem entrar no rol de promotores, aumentando ainda mais a boa imagem da sua empresa para o lado de fora. E pense bem: há alguém com mais insumo para falar sobre a sua empresa do que alguém que vive a realidade dela?
Pense nisso com cuidado! Ao mesmo tempo que os membros têm embasamento para promoção, eles também têm para detração. Pensando assim, todo o cuidado é pouco para garantir uma experiência satisfatória e uma imagem atrativa.
Saiba quem são seus membros e conheça seus interesses, gostos, demandas e vontades. O endomarketing é algo que pode ser extremamente personalizado e atingir pessoas de maneira direta. Construir um sentimento de pertencimento para os seus membros é garantia de que sua equipe se sentirá contemplada e ouvida pela empresa, e são vários os caminhos que podem levar para a consolidação dessa empatia.
Um exemplo prático: promover um Happy Hour é uma maneira ótima de integrar os membros depois de um dia intenso de trabalho. Essa já é uma estratégia de endomarketing extremamente utilizada mesmo por quem não sabe que está promovendo endomarketing de fato. Mas vamos nos aprofundar mais para entender melhor essa modalidade, pensando em como planejar um bom Happy Hour de uma maneira muito simples?
É claro que esse texto não é sobre como dar um ótimo happy hour, mas perceba que esse exemplo traz a ideia de como promover uma boa experiência a partir do princípio de que você conhece as pessoas com quem está lidando. O endomarketing é uma prática que dispensa padrões, ao passo em que deve priorizar particularidades que constroem um todo coeso. Consequentemente, há coisas que podem funcionar muito bem com outras empresas, mas não necessariamente com a sua equipe.
Em diferentes escalas e magnitudes. No que diz respeito à preços, prazos, práticas, formas, entre outros, o céu é o limite. O endomarketing pode ser aplicado de formas muito variadas, personalizadas e condizentes com a sua equipe e seu orçamento. Nem sempre são apenas ações específicas de marketing que podem funcionar como endomarketing.
E os exemplos práticos?
São inúmeras as formas de se gerar bons resultados a partir de endomarketing. Para clarear um pouco essa ideia, listamos abaixo alguns exemplos bastante práticos:
A Rock Content também falou um pouco sobre endomaketing nesse texto e ofereceu várias outras dicas práticas, de maneira bastante aprofundada. Caso tenha se interessado, por quê não procura saber mais?
Já conversamos sobre o endomarketing em um panorama mais amplo. Porém, esse assunto envolve uma gama de variáveis que podem ser aprofundadas em outras leituras. Já falamos um pouco sobre endomarketing em outros textos aqui no blog, e separamos alguns deles para você. Dá uma olhada!
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