Por que falar apenas de “marketing” é muito amplo?

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Você sabia que existem vários tipos de marketing  e que estes possuem diferentes objetivos e possibilidades? Por isso, tratá-lo como algo único e geral pode ser um grande erro. Afinal, com a constante mudança no cenário comercial, essa é uma área que está sempre inovando e se adaptando às necessidades do mercado e das instituições.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar algumas divisões do marketing e você ainda vai entender um pouco mais sobre o porquê é tão importante saber diferenciá-lo. Confira!

O que é marketing?

Antes de falarmos sobre os tipos de marketing, é necessário entender o conceito básico dessa atividade, que pode ser definida como um conjunto de práticas ou técnicas que têm por objetivo aumentar a visibilidade de uma marca, atribuindo maior valor a algum produto ou à empresa em si.

O principal papel de um profissional de marketing é entender o mercado e suas necessidades. Após fazer seus estudos, ele cria estratégias de atração e fidelização de clientes, estando sempre em busca da melhora do relacionamento externo ou interno de uma empresa.

Quais são os principais tipos?

Como dissemos antes, o marketing é uma área ampla e que possui muitas possibilidades de atuação. Então, agora vamos mostrar a você alguns de seus tipos mais presentes nas instituições. Veja:

Marketing de relacionamento

Um dos objetivos do  marketing de relacionamento é melhorar a interação entre a marca e o cliente, buscando estratégias de comunicação efetivas que o tornem muito mais que um simples consumidor, mas sim, aquele que zela pelo produto ou serviço prestado pela sua empresa.

Dentre as práticas adotadas, podemos destacar o e-mail marketing e o tratamento diferenciado para os clientes mais fiéis.

Outbound Marketing

O outbound é um método em que é utilizada a prospecção ativa de clientes, isto é, as estratégias são mais invasivas e a empresa faz contato direto com o potencial cliente (lead) antes mesmo que ele manifeste seu interesse.

Podemos citar como exemplos a distribuição de flyers, os outdoors e os anúncios na televisão.

Inbound Marketing

Contrário ao Outbound Marketing, no Inbound tem-se a utilização da prospecção passiva, ou seja, o cliente é quem procura a empresa e o contato é indireto.

Para que isso aconteça, são criadas estratégias que contribuam para uma “educação” do lead. Desde o momento em que ele está reconhecendo que tem um problema até a fase em que ele percebe que precisa do seu produto ou serviço para solucioná-lo.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo não é um tipo de marketing em si, mas sim uma vertente do Inbound.

É muito comum as pessoas confundirem as duas coisas, mas a diferença é que essa estratégia é mais específica e visa a nutrição de leads por meio de conteúdos na internet, como textos para blog, e-books, etc.

Isso é feito, principalmente, para que os potenciais clientes reconheçam a autoridade da marca no assunto.  

Endomarketing

Por fim, temos o endomarketing, que é voltado para o cuidado da comunicação interna de uma empresa por meio de ações que proporcionam uma boa convivência entre os membros e auxiliam na adesão da cultura da instituição.

Ele é muito importante para que os colaboradores estejam sempre alinhados e satisfeitos com o trabalho. Dessa forma, é possível diminuir o índice de rotatividade, melhorar a produtividade, a comunicação interna e também fazer com que os funcionários se tornem verdadeiros defensores da marca.


Por que você deve conhecer bem o Marketing?


Já comentamos aqui que ele está em constante inovação e adaptação. Assim, se você acompanha as novidades e está atento às mudanças, fica muito mais fácil enxergar qual estratégia é melhor aplicar em sua empresa e quais são os meios eficientes para alcançar as metas.

Além disso, quando se tem um bom conhecimento na área e ele é bem estruturado, a empresa tende a atrair mais clientes. Além de desenvolver um melhor relacionamento tanto com os consumidores quanto com os membros. Vale ressaltar também que ele pode ser de grande ajuda para entender os pontos fracos e fortes do seu negócio.

Em outras palavras, falar apenas de “marketing” é muito amplo e pode acabar limitando os vários segmentos que a área possui.

Sendo assim, a medida em que você toma conhecimento dos tipos de marketing citados e outros, é possível perceber o quanto ele é importante para uma empresa. Afinal, cada um possui um objetivo diferente e as possibilidades de estratégias variam de acordo com o que você precisa.

Agora que você já sabe que o marketing é muito mais abrangente do que imaginava, não deixe de ler este outro artigo do Blog da Cria em que ensinamos como conciliar o Inbound e o Outbound!

Redator da Cria

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