Executar a tarefa no prazo, conferir as outras abas abertas no computador, dar uma olhada no Whatsapp, ver as notificações do Facebook e Twitter, lembrar que tem que pagar a conta da internet, anotar que precisa comprar ração pro cachorro mais tarde… O que você estava fazendo mesmo?
É muito fácil, principalmente na atualidade, perder o foco no trabalho ao se deparar com muitas atividades para fazer ao mesmo tempo, momento que especialistas chamam de “entrar no piloto automático”. Essa falta de atenção e a necessidade de se manter sempre multitarefa pode causar um problema sério na sua produtividade, afetando até a sua saúde.
Diariamente, é difícil que a nossa atenção esteja direcionada para uma coisa só. Na maioria das vezes, não focamos no que está acontecendo no presente e no que está por perto, mas vagamos em outras direções. Pesquisas apontam que ficamos no piloto automático durante 50% de nosso tempo, sem nos preocupar em nos dedicarmos exclusivamente para uma atividade.
Por isso, muitas empresas grandes estão adotando uma técnica que promete trazer foco e produtividade intensa: o Mindfulness. Quer entender como ela funciona e como você pode aplicá-la em sua vida? Então continua lendo este texto!
A técnica de Mindfulness, de “atenção plena” ou “consciência plena”, tem origem na meditação budista, mas hoje é dissociada de qualquer cunho espiritual ou religioso. Ela tem sido mais usada, inclusive, em ambientes corporativos.
O Mindfulness pode ser explicado como um estado de atenção plena no momento que está acontecendo, e nada mais. Essa atenção é tão focada que ela não se preocupa com julgamentos em relação ao que está acontecendo, assim, existe apenas um fluxo intenso de sensações e experiências no momento.
Essa técnica, além de prometer uma maior produtividade, também é uma ferramenta para combater doenças como a ansiedade e a depressão. Podemos perceber, assim, que Mindfulness não se trata de uma meditação ou de um exercício espiritual, mas de um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas facilmente no dia-a-dia de qualquer um.
Antes de partirmos pros exercícios em si, você precisa entender algumas questões essenciais para uma boa prática do Mindfulness:
Esperar por resultados imediatos pode atrapalhar a eficácia do Mindfulness. A dica aqui é praticar de forma sistemática, com frequência e compreender corretamente o sentido da técnica. Assim, você deve apenas esperar que os resultados comecem a aparecer.
Mindfulness não se trata de parar de pensar, mas estar totalmente aberto ao que aparecer no momento presente em que se vive. A técnica também preza pelo não-julgamento, logo, se um pensamento vem à mente, você deve se permitir pensar nele.
Não se preocupe em ter uma experiência que vai mudar a sua vida enquanto pratica o Mindfulness. A ideia é que você apenas viva o momento e permaneça integralmente no presente.
Agora, vem conhecer 3 formas simples de começar a aplicar o Mindfulness na sua vida:
Aplique a ideia de sentir integralmente tudo de cada experiência, independente do momento que for. No banho, você terá muito o que sentir: a temperatura da água, a pressão dela caindo sobre seu corpo e os aromas. Sinta e se concentre em todas as texturas que você sentir (água, bucha, sabonete…) e observe o vapor de água em volta de você.
Existe uma técnica chamada “mindful lunches”, ou “almoços conscientes”, traduzido para o português. Essa refeição deve ser realizada em completo silêncio, atenção e concentração plena no ato de se alimentar.
A ideia é que se sinta de forma intensa e focada as texturas de cada alimento, os aromas, o sabor e a imagem da comida enquanto se alimenta.
A respiração já é um valioso objeto de qualquer meditação comum, então ela não poderia ficar de fora do Mindfulness. Nessa técnica, é importante que se separe alguns minutos do dia para parar e apenas respirar.
Nesse momento, deve-se prestar atenção no ar entrando e saindo do nariz, da boca e nos pulmões. Você pode alternar a maneira como respira: apenas com o nariz, com o nariz e com a boca, apenas pela boca ou alternando a entrada e saída do ar entre as duas narinas. O importante é que você preste atenção em cada mínimo detalhe de sua respiração.
A técnica tem mostrado tanta eficácia que grandes empresas multinacionais a estão aplicando. Google, LinkedIn, Twitter, Facebook e várias startups do Vale do Silício usam o Mindfulness para potencializar a produtividade de seus funcionários.
A Google viu tantos benefícios na técnica que criou um “momento” destinado somente a ela, chamado “Search Inside Yourself”, em que os funcionários se reúnem por alguns minutos para ter um momento dedicado ao Mindfulness.
Na Google de São Paulo, os trabalhadores, antes do almoço, sentam em tapetes em uma sala específica e se dedicam exclusivamente a se concentrar em sua própria respiração ou em seus pensamentos. Eles contam que, depois desse momento, o dia de trabalho é muito mais produtivo e muito mais prazeroso.
Podemos ver que essa técnica é tão famosa não a toa, não é mesmo? Ainda não está satisfeito e quer saber ainda mais como aumentar sua produtividade no trabalho? Dá uma olhada neste texto!
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…