Como diria o famoso ditado, a propaganda é a alma do negócio. Porém, a divulgação do seu empreendimento nos lugares errados pode acarretar em pouco ou nenhum resultado, gerando apenas gastos desnecessários.
Para solucionar este problema, é indispensável uma análise dos veículos de comunicação mais adequados para a divulgação do seu negócio, de forma a atingir em cheio seu público-alvo e dar maior visibilidade ao seu produto ou serviço.
Este é o primeiro questionamento que você deve responder ao estudar a melhor mídia de divulgação do seu empreendimento. Afinal, cada tipo de público se interessa pelos meios de comunicação que melhor atendam às suas necessidades.
A análise do público é essencial para que não haja desperdício de tempo e dinheiro em um meio de comunicação que nada tem a ver com seus potenciais consumidores.
Qual é a faixa etária dos seus clientes? São estudantes ou trabalhadores? Em que área eles trabalham? São homens ou mulheres? Dentre muitas outras perguntas
É importante ressaltar que seu público é muito mais do que números e estatísticas. Isto é, ele possui hábitos, hobbies, desejos, etc. Dessa forma, muito mais do que saber que sua audiência tem de 15 a 20 anos, por exemplo, é importante avaliar o que gostam de fazer em seu tempo livre, quais são suas necessidades, o que não acham interessante. Para isso, você deve construir a buyer persona do seu negócio.
Com todas essas informações em mãos, torna-se possível delimitar as mídias que mais atraem esse público, assim como uma forma de abordá-lo que seja coerente com seu estilo de vida.
Uma vez que foi definido com quem você quer se comunicar, o próximo passo é analisar quais mídias de divulgação serão mais adequadas para a anunciar seu empreendimento.
Pode ser on-line ou off-line, mas é importante ter em mente que, no mundo globalizado e cada vez mais digital em que vivemos, é extremamente recomendável marcar presença no meio virtual. Por isso, avalie se a divulgação será uma combinação on-line e off-line ou se apenas as mídias digitais suprirão suas necessidades.
Seguem abaixo algumas opções de mídias de divulgação on-line e off-line – apenas algumas, pois existem inúmeros meios de divulgação que podem ser explorados.
Site: é um veículo muito utilizado por empresas por de transmitir credibilidade e fornecer informações mais completas sobre o empreendimento. Dependendo do seu tipo de negócio, é o lugar ideal para mostrar seu portfólio de serviços que já foram elaborados.
Blog: uma interessante ferramenta de marketing de conteúdo, o blog é uma boa opção para mostrar ao público que você entende sobre o ramo em que empreende, pois nele pode-se fazer posts com dicas para o cliente, explicações sobre processos realizados pelo seu empreendimento, etc.
Além desses, também temos Facebook, Instagram, entre outros. Já investe em redes sociais? Dá uma olhada aqui em como melhorar o rendimento da sua fanpage.
Flyer: é um pequeno panfleto impresso com informações sucintas sobre o negócio, contendo também um contato para mais informações.
Folder: contém informações mais detalhadas sobre o empreendimento, e sua característica principal é conter pelo menos uma dobra. O layout é essencial para transmitir credibilidade e dar uma primeira impressão sobre a essência do empreendimento.
Além dos dois exemplos acima, ainda temos outdoors, cartazes, banners, entre muitas outras mídias de divulgação.
Todas as dicas que dei até agora são de suma importância para o sucesso do seu negócio. Mas nada é mais adequado do que buscar o auxílio de um profissional de comunicação, que irá analisar a melhor estratégia de divulgação para seu empreendimento em específico.
Afinal, cada negócio possui suas particularidades, e uma análise de quem entende do assunto pode ser decisiva para explorar todos os potenciais que seu serviço ou produto contém.
Por isso, não hesite em procurar ajuda profissional para solucionar seus problemas de divulgação. Dessa forma, você irá turbinar seu negócio através de uma significativa visibilidade do empreendimento! Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais dicas como essa, direto na sua caixa de email.
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