O que é Lead e quais os seus benefícios para seu negócio

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Definir uma estratégia de comunicação e de marketing que seja eficiente e que se enquadre na realidade de uma empresa é sempre um grande desafio. Existe, entretanto, uma prática que é comum em todas as estratégias: a captação de leads.

O que é lead?

Mas afinal o que é esse lead que tanto se fala no marketing?

Lead é um potencial consumidor que tem interesse em seu produto ou serviço, porém com uma diferença crucial: o lead te fornece informações de contato, principalmente o endereço de email.

Essa é a principal diferença entre o lead e o visitante.

Por possuir uma forma de contato, o lead está muito mais a seu alcance e de sua estratégia de comunicação. Assim, será muito mais fácil fazer com que ele avance na jornada do comprador e uma comunicação entre sua marca e seu cliente seja estabelecida.

Como captar leads?

E como esse lead te fornece suas informações?

A maneira mais comum ocorre por meio de serviços gratuitos que possam chamar a atenção do futuro lead para sua página. Esses serviços podem ser dos mais variados, bem  como a oferta de um e-book, a assinatura de uma lista de e-mail marketing ou, até mesmo, um chamado para seguir as redes sociais do seu negócio.

Por esse motivo, é muito importante que sua página seja focada não apenas em ter uma alta taxa de visitas, mas uma alta taxa de captação de leads.

Como já foi dito, as CTA’s, call to action, são as mais indicadas para aprofundar seu contato com os potenciais clientes, pois fazem com que eles, de alguma forma, forneçam seus dados para sua empresa.

Vale lembrar: nem todo lead, entretanto, é um lead rentável. Ele pode estar simplesmente buscando uma informação na sua página, mas não o deixe totalmente de lado. Ainda assim ele é alguém que demonstrou interesse em sua marca e, com a ação do marketing, ele pode vir a se tornar um cliente.

Nutrindo seus leads

Agora que você tem uma lista de emails com potenciais clientes para sua empresa. Qual é o próximo passo?

O que você tem de fazer agora é nutrir seus leads com conteúdo interessante e relevante, principalmente os que fazem parte do meio do funil de vendas. Assim, você poderá se mostrar como autoridade, transmitir credibilidade e, assim, convencer o lead de que ele tem um problema e que sua empresa é a solução para o que ele procura.

Desta forma, o lead, municiado de razões para enxergar seu negócio como a melhor forma de resolver o problema que ele possui, caminha para o fundo do funil e pode, finalmente, se tornar um cliente.

Vale enfatizar: a nutrição de leads é uma ótima forma de fidelização, pois você já construiu um vínculo com o o potencial cliente e, assim, ele se sentirá muito mais à vontade em fazer negócios com você.

Benefícios lead x visitante

A maior vantagem na captação de leads é que, como há o contato direto com o potencial cliente, pode-se guiar sua estratégia com base nos anseios e dúvidas dele.

Com um caminho bem definido, sua comunicação tende a ficar muito eficaz o que gerará mais resultados.

É importante ressaltar, entretanto, que a captação e conversão de leads está totalmente interligada ao funil de vendas. Até porque, os conteúdos de topo, meio e fundo dessa estratégia fazem com que os estes avancem na jornada do comprador.

Agora que você já sabe mais sobre o conceito de lead e como ele é benéfico para sua marca, aproveite para melhorar a comunicação de sua empresa com outras dicas de nosso blog!

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Redator da Cria

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