A construção de uma marca pode ser uma tarefa difícil, principalmente para os iniciantes na área. Contudo, existem alguns passos relativamente simples que podem ser seguidos. Eles irão contribuir para a consolidação de uma identidade forte para a sua empresa. Continue lendo para entender mais!
Primeiramente, é importante saber o que significa ter uma marca. A maneira que as pessoas percebem o seu negócio e as formas com as quais interagem é determinante, por isso é tão importante uma boa gestão de marca (ou o branding).
Dessa forma, é importante que ela tenha uma identidade consolidada, através de elementos como consultoria de marca, nome, identidade visual e slogan, que devem ser gerenciados. Existem alguns passos que podem ser seguidos a fim de construir uma identidade embasada e forte:
1. Faça uma consultoria de marca
Para que sua marca seja bem situada no cenário atuante, é importante ter em vista o público a qual ela se dirige. Além disso, saber quais seus concorrentes, bem como suas fraquezas e seus pontos fortes, possibilita uma identidade bem construída e embasada.
Isso pode ser feito por meio da consultoria de marca, realizada em duas etapas: a pesquisa de mercado e a construção da identidade da empresa. A construção de uma marca do zero, sem auxílio externo, é arriscada, ou seja, pode trazer, dentre outras consequências, uma má comunicação da empresa com os clientes.
Na primeira etapa, logo após a pesquisa de público e mercado, são criadas as personas da marca. As personas são a personificação da marca (brand persona) e do público alvo (buyer persona). São elas que possibilitam uma comunicação mais humana e exclusiva, entre o cliente e a empresa.
A segunda parte da consultoria consiste na construção da identidade da marca, por meio da definição de missão, visão e valores, visto que são outros grandes aliados na hora de consolidar um negócio. Além disso, são utilizadas outras técnicas, como o Golden Circle, para a definição de pilares e objetivos da marca.
Com o posicionamento e a identidade da marca bem definidos, é importante que se foque, agora, na comunicação externa da marca.
2. Defina um nome para a sua marca
A construção de um nome comercial é de suma importância, pois, resume, em uma (ou mais) palavras, todos os ideais, propostas e características de uma marca. O longo processo de criação começa na definição do público — que receberá diferentes nomes dependendo da faixa etária, do grupo social e outras particularidades.
O intuito do nome é representar o negócio em todos os seus aspectos, por isso, precisa ser criado considerando fatores como o tamanho, a pronúncia, a escrita, entre outros. Também é preciso que se fique atento à unicidade do nome, bem como sua interpretação em diversas regiões do país (e, em certos casos, até mesmo do mundo).
Por isso, investir em um serviço de naming é investir estrategicamente na criação de um negócio. Negligenciar a importância do nome pode afetar drasticamente a visibilidade da empresa, principalmente nos momentos iniciais.
3. Faça um slogan
Outro fator tão importante quanto o nome é o slogan da marca. Sendo geralmente uma frase curta, o slogan serve para atrair clientes e transmitir o perfil da marca, com o intuito de gerar identificação com o público.
Seu processo criativo, assim como o do nome, envolve várias pesquisas e técnicas distintas, como o uso do imperativo, de perguntas retóricas ou de sequências de itens. É importante que seja algo memorável e que remeta diretamente à marca, mas enaltecendo sempre qualidades reais do produto oferecido.
Assim como o nome, o slogan é um serviço que não deve ser negligenciado, uma vez que é um dos pontos fundamentais para a comunicação externa da empresa.
4. Construa uma identidade visual
A construção visual da marca é tão importante quanto o nome e o slogan. Desse modo, a escolha de signos, formas e cores deve ser minuciosamente pensada visando à construção da personalidade da marca e estando de acordo com os valores, pilares e objetivos da mesma.
Por isso, é fácil perceber a importância de um investimento no serviço de identidade visual. Por outro lado,uma aparência mal construída reflete ideias errôneas e negativas, o que pode afastar potenciais clientes e afetar toda a comunicação externa da empresa.
Assim como o nome e o slogan, é importante que a identidade visual seja marcante e consolidada no mercado, para que remeta instantaneamente à marca e ao que ela representa.
Entretanto, a construção de uma marca não para por aí. As empresas precisam reter presença no mercado e estabelecer uma comunicação coerente com o seu público (o que pode ser feito, em princípio, pelo serviço de Gerenciamento de Redes).
Consolidar um novo negócio é um longo processo que está em constante construção e mudança, mas agora você já sabe o que precisa para iniciá-lo! Então, que tal entrar em contato com a Cria pelo e-mail contato@criaufmg.com.br e marcar uma conversinha? Você também pode nos acompanhar pelo Facebook e entender um pouco mais sobre o nosso trabalho. 🙂