Search

6 Dicas Para Estruturar Um Brainstorm de Sucesso  

Rate this post

Brainstorm é um termo que vem do inglês e significa, de forma literal, “tempestade de ideias”. E esse é o momento que mais ajuda na criação de um projeto, já que na prática é quando diversas ideias são jogadas e, com isso, ajudam a criação na formação de um direcionamento.

A falta de alinhamento da equipe muitas vezes resulta em algo não satisfatório para o cliente final. Por isso, o momento de brainstorm deve ser usado com sabedoria, já que é ali que boa parte do projeto vai se apoiar e embasar. Portanto, para tornar seu brainstorm um sucesso, separamos algumas dicas do que você deve fazer. Dá uma conferida:

1- Escolha um ambiente agradável

Optar por um ambiente onde todos se sintam confortáveis é fundamental para o desenrolar de um bom brainstorm. Num local agradável as ideias vão surgindo mais facilmente, o que contribui para resultado final satisfatório.

Considerar fazer o brainstorm em locais que fujam do ambiente de trabalho ou escolher lugares que lembrem o projeto em questão é uma boa, já que assim a chance de aparecer uma super ideia criativa e inovadora é maior.

2- Defina o problema em questão

Um dos princípios do brainstorm é que ele seja livre e aberto a todas as sugestões, sem que haja cortes de ideias. Entretanto, é primordial que no início da reunião seja traçado o problema em questão. Assim, todos saberão qual é o objetivo de estarem ali e, com isso, não perderão o foco.

3- Estabeleça um limite de tempo

Brainstorms muito grandes não ajudam na criatividade dos membros, já que o exagero de tempo impede que as ideias continuem fluindo. Por isso é importante delimitar um período máximo de duração e avisar isso a toda equipe, pois com essa leve pressão o cérebro trabalhará mais rápido.

4- Tenha uma regra fundamental em mente

A palavra ‘’regras’’ pode soar como limitação, mas nesse caso é justamente o contrário. No brainstorm, a regra principal que deve ser difundida pela equipe é a de que não se deve cortar o raciocínio de ninguém, mesmo que estes pareçam impossíveis de serem colocados em prática ou aparentemente fujam do que foi proposto. Isso porque esse pensamento considerado ‘’ruim’’ pode gerar milhares de boas ideias.

5- Registre tudo que puder

 Apesar de parecer muito chato e cansativo, é necessário tirar notas de tudo que está rolando na reunião de brainstorm. Não há necessidade de fazer um texto gigante com o que foi falado, até porque essa seria uma tarefa muito difícil. Basta escrever em uma espécie de repasse com tudo que foi abordado. Pode ser em forma de palavras chaves ou frases específicas. Também há a possibilidade de desenhar um infográfico para deixar tudo mais dinâmico e atrativo.

Caso os participantes do brainstorm tenham usado algum material para expor suas ideias, como cartazes ou apresentações em slide, é muito interessante anexar isso ao repasse. Se algum quadro foi usado como auxílio para explicar as ideias, também é importante que antes de apagá-la uma foto seja tirada, registrando assim tudo o que foi pensado e ajudando a criação a relembrar o que foi discutido.

O ideal é que o gestor do projeto faça as anotações, pois ele não tem a obrigação de estar ativo no brainstorm (embora possa participar efetivamente guiando o time e mostrando seu ponto de vista). Após o final da reunião, é importante que ele una tudo que foi registrado num documento e envie ao restante da equipe, para que assim a criação realmente comece e concretize o sucesso do brains.

6- Coloque em prática o que aprendeu

Por último, mas não menos importante, é necessário relembrar que é fundamental colocar em prática não só essas dicas, mas também todas aquelas que você já aprendeu ao longo da sua trajetória profissional, visto que o conhecimento é sempre importante. Vale ressaltar que diversos autores já abordaram o tema brainstorm em seus estudos e concluíram como podemos deixá-lo mais eficiente.

Os temas apresentados neste texto servem principalmente para a melhor estruturação de um brainstorm. Mas a parte criativa também é super importante e não deve ser deixada de lado, por isso pesquisar sobre esse tema e afins é essencial para o sucesso do seu brains.

Gostou do texto e quer saber mais sobre assuntos desse tipo? É fácil! Basta assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de tudo que sai no blog da Cria.

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing