Search

4 lições valiosas de Marketing que a Netflix tem a te oferecer

Rate this post

Provavelmente você já ouviu alguém falar que “Marketing não é tão importante assim”.

Infelizmente, por ser um conhecimento ainda abstrato para muitas pessoas, é comum cometer o erro de não investir nessa área.

Mas afinal, o que é o Marketing?

Em sua essência, significa mercadologia: o estudo da comunicação entre uma organização e seu público-alvo.

Ou seja, é o conjunto de estratégias que definem as necessidades dos seus consumidores e desenvolvem produtos para atendê-las!

Dessa forma, ele gera valor e reconhecimento ao que está sendo vendido – seja um produto ou uma ideia.

Por isso, neste texto vamos listar 4 lições valiosas de marketing de uma das empresas que mais investem nesse setor: a Netflix!

Ficou curioso para saber quais são? Então não saia da cadeira!

1 – Compreenda a realidade local

Geralmente, quando uma marca realiza campanhas em países distintos do seu de origem, ela opta por realizar estratégias mais generalizadas.

Contudo, a Netflix decidiu seguir um caminho diferente.

Assim, pensando em produzir um conteúdo que fosse relevante para cada um dos países nos quais a empresa atua, diversos anúncios foram feitos em cima de notícias reais de cada localização.

Um exemplo foi a campanha de lançamento da série “Better Call Saul” aqui no Brasil.

Em um dos anúncios feitos, havia uma referência a José Maria Marin – ex-presidente da CBF e membro do comitê executivo da FIFA – alvo de investigações que culminaram com sua prisão.

Post de "Better Call Saul" - Estratégia de marketing nas redes sociais de relacionar o contexto brasileiro com o contexto da série.

 

 

 

 

 

 

 

Tiago Sato, gerente de marketing da Netflix no Brasil, reforça o valor dessa estratégia na seguinte frase:

“É o que tentamos fazer todos os dias: trazer nuances locais para os lançamentos para garantir mais relevância e tornar a marca mais próxima da realidade do público”.

2 – Faça bom uso dos dados

Aqui vamos entender como a empresa utiliza de forma inteligente os dados obtidos pelos feedbacks fornecidos pelos usuários.

Saber informações como: “qual dispositivo é utilizado para acessar o conteúdo”, “em que dia e horário os episódios são assistidos” e “quando se pausa, volta ou adianta uma cena” é importantíssimo para garantir a melhor experiência possível aos clientes.

Um exemplo de ação da empresa, baseada na opinião dos consumidores, foi a tradição de lançar temporadas inteiras de uma só vez.

Em vista disso, antes dessa decisão ser tomada oficialmente, a empresa perguntou aos usuários se eles preferiam dessa forma!

Além disso, outro case de sucesso baseado em dados foi a criação da série House of Cards.

Após identificar que os filmes estrelados por Kevin Spacey, os longas do cineasta David Fincher e uma minissérie dos anos 90 sobre política eram muito populares, a Netflix decidiu produzir uma série que unisse todos esses elementos.

Com efeito, o resultado foi o drama político de Fincher, estrelado por Kevin Spacey, adaptado da minissérie dos anos 90.

Cena da série "House of Cards" como ilustração do que foi comentado no tópico sobre suas estratégias de marketing.

3 – Mantenha-se fiel a estratégia

Uma outra preocupação muito importante a se pensar é a de unificar estratégia estabelecida nas suas mais diversas plataformas.

Isto é, garantir que a imagem que se pretende passar seja coerente em todas as instâncias da marca.

E é exatamente isso que a Netflix faz!

Assim, o público das redes sociais da empresa entende que o seu tom é mais casual, jovem e descolado.

Consequentemente, isso é refletido desde na maneira como os posts são escritos até no modo como o atendimento é realizado.

Além disso, há no conteúdo produzido a preocupação em fazer humor inteligente – o que com o tom pensado por eles!

4 – Marketing é sinônimo de inovação

No mercado competitivo atual, inovar e diferenciar-se da concorrência é fundamental para qualquer negócio.

Seja através de campanhas criativas, concursos ou experiências inéditas, investir nessas ações é garantia de sucesso!

E é exatamente esse o caminho que a Netflix está seguindo!

Um exemplo foi o concurso criado por eles em 2006, “Netflix Prize”, que teve como proposta premiar 1 milhão de dólares a quem fosse capaz de aprimorar em pelo menos 10% a plataforma.

Esse tipo de ação se chama crowdsourcing e consiste em várias pessoas trabalhando voluntariamente em prol de um mesmo objetivo, contribuindo individualmente com um conhecimento diferente.

Imagem ilustrativa da Netflix relacionando sua interação pela internet com seu alto faturamento, tendo em vista o Marketing desenvolvido da empresa.

Agora que você já aprendeu essas lições extremamente valiosas, ponha a mão na massa e tente aplicá-las na sua empresa!

E se quiser aprender um pouco mais, dê uma lida nesse texto que vai te  ajudar aprofundar no assunto!

 

Compartilha aí!

Posts Relacionados

comunicação estratégica de marketing