Você já percebeu que as empresas têm aproximado sua relação direta com o cliente? E já percebeu também como é bom sentir que elas se importam com você e querem te ouvir? Isso se chama Marketing de Relacionamento, e nós vamos te explicar como ele pode ajudar a trazer sucesso para sua empresa!
O que é Marketing de Relacionamento?
Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias que têm como objetivo captar e fidelizar clientes, além de fazer com que eles se tornem promotores da sua marca.
O que ele pretende nada mais é do que criar um relacionamento entre a empresa e os clientes, através de uma atmosfera íntima e pessoal. Isso beneficia não só o cliente, que vai ser melhor atendido, mas também a empresa, pois esta vai fidelizar clientes, o que ajuda a aumentar as vendas, e receber feedbacks melhores.
Utilizar o Marketing de Relacionamento na sua empresa acaba se tornando um diferencial em relação às concorrentes. O cliente terá uma experiência melhor com a sua empresa e, por esse motivo, ele irá escolhê-la quando necessitar novamente dos seus serviços! Além disso, ele também irá falar bem do seu negócio para conhecidos, fazendo um marketing gratuito para você.
Mas como isso funciona na prática?
Existem várias formas de aplicar o Marketing de Relacionamento, a maioria delas digitais. A forma mais comum e utilizada é através das redes sociais, produzindo conteúdos descontraídos e respondendo comentários e mensagens, para que o cliente se sinta próximo e crie uma relação de confiança.
Outra forma comum é o e-mail marketing. Fazer um e-mail descontraído, informal e pessoal vai fazer com que o cliente sinta que há de fato um relacionamento entre ele e a empresa e vai levá-lo a confiar nela, ajudando mais uma vez com a fidelização.
Mas há também a aplicação do Marketing de Relacionamento offline, que pode funcionar com brindes ou com algum sistema de recompensas para clientes fiéis, ajudando no aumento das vendas.
Como aplicar o Marketing de Relacionamento na minha empresa?
Antes de começar a aplicar essa estratégia na sua empresa, é importante conhecer o seu público. Para isso, deve-se criar a buyer persona, que nada mais é do que a personificação do seu cliente ideal. Assim, com a buyer persona em mãos, é hora de aplicar o Marketing de Relacionamento para atraí-la e fidelizá-la.
O princípio fundamental e que deve ser aplicado sempre no Marketing de Relacionamento é o atendimento humanizado. É muito importante mostrar sempre para o cliente que quem está por trás da tela respondendo a ele é uma pessoa, e não um computador – como ocorre na maioria das vezes.
Usar linguagem informal, chamar o cliente sempre pelo nome, se mostrar disponível e atencioso são atos essenciais e que vão fazer toda a diferença. A partir dessas ações, o cliente vai aumentar sua confiança na empresa e terá sempre sua preferência por ela.
Além disso, é muito importante também que a empresa tome posicionamento e se mostre disposta a resolver os problemas que os clientes relatam a ela, pois assim estes vão se sentir importantes e vão ver que têm de fato um grande valor para a sua empresa.
Empresas referência em Marketing de Relacionamento
Nubank
A Nubank é uma das melhores empresas quando se fala de Marketing de Relacionamento. O atendimento dela é totalmente humanizado e personalizado, o que faz com que ela seja uma das empresas mais bem faladas do mercado, o que a tornou muito requisitada.
Um bom exemplo sobre o Marketing de Relacionamento da Nubank é o de um cliente que teve seu cartão mastigado pelo seu cachorro e, ao solicitar um novo, a empresa mandou também uma carta escrita à mão e um brinquedo roxo, cor da Nubank, para o cachorro. O cliente postou essa história no Twitter e ela viralizou, novamente uma forma de marketing gratuito em consequência do Marketing de Relacionamento.
Netflix
Outra grande empresa referência neste tipo de marketing é a Netflix. O que ela faz é produzir um conteúdo descontraído que é a cara de seu público-alvo: jovens. As postagens são, na maioria, vídeos e imagens com legendas engraçadas, que geram milhares de curtidas e comentários.
Além de conteúdo, a Netflix também responde a maioria dos internautas em suas redes sociais, seja por comentários ou por mensagens diretas. Muitas vezes ela chega até a fazer respostas engraçadas que viralizam, como foi o caso de quando afirmou que gostaria de ser chamada de “a Netflix”, pois é uma menina.
Mas afinal, vale a pena usar o Marketing de Relacionamento?
Claro! O resultado pode não vir a curto prazo, mas a fidelização de clientes que você vai conquistar com certeza vai causar um grande impacto positivo no seu negócio. Além disso, o marketing gratuito que você vai obter com a divulgação boca a boca vai ajudar a aumentar suas vendas.
Comece com a sua buyer persona e depois com o marketing digital, já que este é mais fácil e não tem custos. Depois, vale partir para o Marketing de Relacionamento offline e buscar outras maneiras de conquistar a confiança e a fidelidade dos seus clientes!
Agora que você já sabe o que é Marketing de Relacionamento e como pode aplicar ele na sua empresa, que tal aprender mais sobre a relação cliente e empresa?