Espero que você seja bom na arte do desapego: o marketing digital está chegando ao fim.
Estamos na era da informação. Relógios já são mais inteligentes que os computadores de duas décadas atrás. As pessoas confiam mais no Google do que na televisão. Até o seu chuveiro logo logo estará conectado também!
Está cada vez mais difícil separar o que é físico e o que é digital. Então por que ainda estamos separando o marketing em dois eixos? Continue lendo nosso post e saiba como se preparar para as mudanças nesse setor!
Marketing Digital: Faz sentido?
O consumidor é o que define o marketing e este já não separa as suas decisões de compra entre a internet e os meios tradicionais. Portanto, há diferença entre marketing digital e marketing tradicional?
A resposta é não. E algumas empresas estão até começando a entender isso.
Um bom exemplo é o caso da agência de comunicação londrina Adam & Eve DDB, que removeu a palavra “digital” do título atribuído aos seus funcionários de marketing.
Quando alguma nova tecnologia surge, é comum que seja atribuída a ela uma classificação que a separa das anteriores. No caso do marketing, o que pareceu um ramo completamente diferente acabou se fundindo com o meio tradicional.
O online e o offline se misturam nessa nova era. A informação não fica presa em apenas um desses mundos, muito menos o consumidor. É o que veremos no exemplo a seguir.
Eduarda, uma engenheira civil, visita uma loja de perfumes depois de descobrir a sua localização no Google devido a boas práticas de SEO. Após a compra, ela expressa sua opinião sobre o atendimento por meio do Facebook da empresa. Isso resulta em ações tanto na rede, quanto na forma como ocorre o atendimento na loja.
Percebe como a comunicação se dilui entre o meio físico e o meio digital? As ações de marketing devem ser eficientes para tanger ambos os espaços. Assim, marketing digital e marketing tradicional deixarão de ter esses nomes e serão conhecidos apenas como marketing.
O nome muda, mas os avanços continuam!
Não é porque o digital deixará de estar presente no nome que o marketing irá retroceder. Avançamos muito com a era da informação. O principal ganho é a rapidez com que conseguimos obter as respostas das pessoas.
Ferramentas como o Google Analytics e o Facebook Insights, tornaram o acesso a dados quantitativos muito mais fácil e as informações mais detalhadas. Com o Twitter e outros canais de mensagens, os consumidores podem expressar as suas opiniões sobre determinado produto ou serviço instantaneamente. Já com o Instagram Stories podemos fazer pesquisas rápidas com os nossos seguidores.
Os conceitos de mercado antigos (como target ou segmentação) continuam existindo, mas o marketing assumiu um novo grau de complexidade. São diversos os novos termos, como lead, growth hacking e email marketing. Mas calma, o nosso blog está aqui para te ajudar com tudo isso.
Sabe o que é mais positivo nisso tudo? As novas possibilidades são diversas.
E como os profissionais devem agir?
Diante de tanta complexidade, é necessário que existam profissionais capazes de compreender as diversas vertentes e manifestações mercadológicas.
Agarrar-se ao Kotler e compreender as práticas tradicionais é tão importante quanto obter certificações online de Inbound ou Google Analytics. Seja o melhor que puder, o mercado está necessitado de profissionais completos.
Mais do que isso, o investimento em marketing é a solução para vários empresários em crise, segundo a reportagem do site Harvard Business Review. Isso faz com que essa área seja ainda mais atrativa e o investimento em formação seja recompensado.
Como dica, vale conferir o livro “O fim do Marketing como nós conhecemos” de Sergio Zyman. O autor é ex-diretor de marketing da Coca-Cola e foi responsável por algumas das mais bem sucedidas campanhas da empresa. Seu livro traz diversos insights sobre a situação atual do marketing e os problemas que devemos enfrentar.
Se convenceu sobre a união do online e offline?
Você já sabe que os termos marketing digital e marketing tradicional não fazem sentido e que no futuro haverá apenas o marketing. Vimos que isso não elimina os avanços que a era da informação trouxe para esse setor. Além disso, é muito importante investir em marketing em tempos de crise.
Agora, que tal aprender as vantagens de se investir em redes sociais? Descubra mais no Blog da Cria!