A experiência é um fator importante na hora de escolher determinada empresa para um serviço. Isso significa que quanto mais agradável for a sua vivência com esse negócio, maiores são as chances dele ser indicado para as outras pessoas. Se ainda não está convencido, pense um pouco sobre as marcas que tem escolhido no seu dia-a-dia. Algumas delas você provavelmente não conhecia e passou a utilizá-las porque outras pessoas a apresentaram como satisfatória e eficiente.
Para proporcionar essa experiência para seus clientes não é necessário nenhuma mágica, mas um pouco mais de conhecimento sobre o marketing de relacionamento.
O que é o marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é, basicamente, ações estratégicas que tem o intuito de manter e criar um bom relacionamento entre os clientes e a empresa. Assim esse tipo de marketing está muito relacionado a fidelização de clientes.
As ações que o marketing de relacionamento promove tem o intuito de aproximar cada vez mais empresa e cliente, ao ponto deste cliente se tornar um fã da marca. Através dessa aproximação, seu cliente pode compreender mais sobre o funcionamento da sua empresa e passa a enxergar mais valor no produto que você oferece.
Imagine, em uma situação hipotética, que os clientes de sua empresa não entendem os processos que ocorrem para entregar o produto X. Devido a isso, essas pessoas não enxergam a importância deste produto, focando quase sempre no seu custo. Se nesta situação, a empresa passar a apresentar conteúdos que expliquem mais sobre isso, esse quadro pode se transformar.
Além disso, com essa aproximação entre empresa e cliente, as chances de receber um feedback de seus clientes é maior. Assim, é mais fácil perceber os pontos que a sua empresa pode melhorar.
O que é preciso saber para elaborar ações de marketing de relacionamento?
O primeiro passo é conhecer os clientes! Através de uma boa base de informações sobre os clientes de uma empresa é possível pensar em ações para o marketing de relacionamento.
Para isso, é preciso que haja um compilado com informações, que sejam sempre atualizadas. Com esses dados é possível definir quem é o público, seus hábitos de compra e assim, pensar em ações que estejam mais próximas da realidade desse público.
Outro ponto importante é traçar a Customer Experience, ou seja, a experiência de um cliente em uma empresa. Além de conhecer o público, para que seja possível este tipo de marketing, é preciso que haja uma cultura de fidelização dos clientes. Essa cultura só se torna possível quando se estabelece um enfoque no atendimento.
A forma como um cliente é tratado em um primeiro contato influi na sua permanência em uma empresa. Por isso, é preciso que o atendimento preze sempre por uma boa experiência para o cliente.
Ações de marketing de relacionamento:
Depois de pensar nestes pontos, veja 3 ações de marketing de relacionamento para colocar em prática:
- Programa de fidelização: algo muito comum em diversas empresas, essa ação constitui basicamente em apresentar vantagens ao cliente que permanecer utilizando o seu produto. Um exemplo deste tipo de ação são os cartões de fidelidade que alguns restaurantes oferecem, onde após algumas compras, o cliente recebe um desconto ou até mesmo um refeição gratuita.
- Tratamento diferenciado para os clientes mais fiéis: essa é uma prática mais voltada para os clientes que mais utilizam um serviço. Esse tratamento pode variar de recompensas à vantagens no tratamento. Um tipo de tratamento diferenciado presente em alguns aeroportos brasileiros são as salas VIP. Nestes locais, os clientes têm mais conforto além de receberem algumas regalias, como lanches e bebidas.
- Email marketing: esta ação pode variar de acordo com seu público e tem diversas formas de ser utilizada. O email marketing pode servir como uma forma de disponibilizar conteúdos relevantes para seu cliente, de oferecer um serviço novo ou até mesmo para parabenizar seu cliente em datas importantes.
Além dessas ações, é preciso que a empresa tenha plataformas que possibilitem esse contato com seus clientes. Para isso, há diferentes possibilidades, como as ouvidorias e as redes sociais. A definição dessas plataformas precisa estar relacionada com o perfil do cliente da empresa.
Relembrando os conceitos
O mercado está saturado de produtos e serviços similares. Portanto, o marketing de relacionamento se torna um diferencial para sua empresa, além de ser uma ferramenta importante para se aproximar e fidelizar mais dos seus clientes.
É preciso muita dedicação e conhecimento sobre seu público para seu sucesso, além de uma boa dose de criatividade. Acompanhar de perto os resultados das ações escolhidas para o seu negócio é um passo essencial para que essas técnicas obtenham êxito.
A comunicação é algo muito importante para qualquer empreendimento. Receba mais informações sobre o assunto assinando nossa newsletter!