No mercado contemporâneo, cada marca precisa de um diferencial para se destacar. Mais do que vender um produto, é preciso que a empresa venda uma experiência e busque sempre se aproximar do seu consumidor.
Muitas vezes, em nosso dia a dia, nos deparamos com itens de consumo que nos fascinam. No entanto, pouco sabemos sobre como ele foi produzido e quais os acontecimentos por trás de sua invenção. Contar ao cliente toda a história da sua marca e dos seus produtos faz toda a diferença. E é aí que entra o Storytelling.
Mas o que é Storytelling?
Contar histórias sempre foi algo muito recorrente na trajetória dos seres humanos, principalmente quanto o assunto é a transmissão da cultura pela oralidade. Ainda hoje, contá-las continua sendo um hábito de muitos. Não só o povo em geral, mas também as empresas passaram a adotar essa prática como forma de aproximação do seu cliente, executando assim o Storytelling.
Traduzido do inglês para o português, o termo significa ’Narrativa’ e diz respeito ao uso de recursos audiovisuais ou textuais para contar histórias significativas. Com o tempo, passou a ser amplamente usado pelo marketing e pela publicidade. Materializado nas mais diversas formas, como embalagens de produtos, a estratégia passou a ser usada como espécie de gatilho: O cliente lê a história, identifica-se, sente-se mais próximo da marca e passa a fixar melhor aquele artigo em sua memória.
Algumas empresas, em particular, se destacaram quanto ao uso desse recurso. Veja só alguns cases de grande sucesso:
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Suco do Bem
- À primeira vista, cases da arte é um dos aspectos que mais nos chama atenção para as embalagens do Suco. Todavia, basta pegá-las e olhá-las de perto para reparar o incrível uso do Storytelling. Usando uma linguagem didática, os rótulos possuem pequenos textos que resumem um pouco da origem e da história de cada sabor do Suco. É difícil não se lembrar de um produto assim, não é mesmo?Além disso, ainda na embalagem, existem algumas frases e informações de auxílio que dialogam diretamente com o cliente, como por exemplo ‘’ Se quiser saber mais, mande um e-mail para… ’’e ‘’Se quer bater um papo, ligue… ’’
Todo esse zelo e cuidado com o consumidor contribuem para que a experiência do cliente seja cada vez mais positiva e ele sinta-se cada vez mais motivado a comprar os produtos. Além disso, o tom gentil e a construção verbal que nos lembra um diálogo contribuem para que o consumidor sinta-se importante e notado pela corporação. Ademais, diminui a distância muitas vezes existente entre empresa e comprador.
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Del Valle
Ainda no ramo das bebidas, várias das propagadas dos sucos Del Valle apostam na estratégia de Storytelling. Essa, em especial, chama a atenção. Durante a propaganda, com uma narração lúdica e imagens extremamente atrativas, é mostrado o percurso das frutas que posteriormente dão origem ao suco. Quase todas as etapas do processo são mostradas:O amadurecimento, a queda e a seleção dos melhores frutos.
A ideia de que a produção da bebida é composta por várias etapas é reforçada, também, quando a criança reflete sobre o quão complicado é o processo produtivo.O conceito de complexidade na produção é uma forma de eliminar a ideia de um produto comum e industrializado.
Assim, ele objetiva mostrar que a empresa estima pelo zelo e cuidado na preparação de um produto único e especial para seu público. Esse tom, por sua vez, evidencia o desejo de aproximação com os compradores.
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Vivo e a Campanha do dia dos Namorados
Criado pela operadora telefônica Vivo, o vídeo dessa campanha viralizou na internet. Em forma de clipe, a produção encena a história do famoso casal Eduardo e Mônica, até então apenas relatada pela música da banda Legião Urbana.
Apesar de não contar diretamente a história da marca ou dos serviços que a Vivo oferece, o clipe impacta a todos justamente por escolher uma temática memorável.Usar personagens e cenários para dar vida a uma composição tão amada por todos é sem dúvidas uma estratégia genial para chamar a atenção de um grande público.
Além disso, vale ressaltar que, ainda que de forma sutil, a encenação da trama sempre mostra a comunicação do casal via dispositivos móveis. O destaque para essa interação é uma forma de ligar o vídeo não só à data comemorativa do Dia dos namorados, mas também aos serviços e produtos contemplados pela empresa. Essas conexões evidenciam-se também pela frase: ‘’Essa é uma homenagem da Vivo a todos os Eduardos e Monicas de um Brasil cada vez mais conectado’’.
Como se pode perceber, a estratégia de usar recursos textuais e audiovisuais para narrar uma trama história tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mercado. Desenvolvido das mais diversas formas, o Storytelling pode ser apontado como um dos grandes responsáveis pelo estreitamento de laços entre uma empresa e seus clientes.
Agora que você já conheceu alguns Cases de Sucesso de Storytelling, que tal descobrir mais sobre como executar essa estratégia incrível? Descubra mais no Blog da CRIA!