A Pirâmide de Maslow é muito conhecida na área da psicologia, relação interpessoal (gestão de pessoas, por exemplo) e também no Marketing. Mas e você, sabe o que é a Pirâmide de Maslow? Mais ainda, sabe como ela pode te ajudar a aumentar a produtividade dos membros de sua empresa? Nesse post a gente te conta!
O que é a Pirâmide de Maslow?
A Pirâmide da Hierarquia de Necessidades de Maslow, foi proposta pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow. Ele identificou que existe uma ordem lógica de necessidades a serem satisfeitas antes que uma pessoa se sinta disposta a lidar com a necessidade do nível seguinte. Maslow então dividiu essas necessidades em cinco níveis, representadas na forma de uma pirâmide, sendo as necessidades mais básicas a sua base.
A pirâmide é aplicada nas empresas no setor de gestão de pessoas, para aumentar a produtividade dos membros. Já no marketing ela é utilizada para entender quais necessidades um produto, serviço ou solução busca atender, para assim definir o melhor mercado e público. Aqui iremos falar da função motivacional e de aumento de produtividade da Pirâmide.
Ordem das Necessidades
- Fisiológicas: esta é a base da Pirâmide, onde se localizam as necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, água, ar, abrigo e sexo.
- Segurança: é o segundo nível da hierarquia. Necessidades relacionadas ao indivíduo se sentir seguro, por exemplo, segurança pessoal, financeira, e de saúde.
- Sociais: é o terceiro nível da Pirâmide. Neste grupo estão as necessidades de se sentir parte de um grupo social, ou seja, ter amigos, constituir família, relacionamentos amorosos, etc.
- Estima: é o quarto nível da Pirâmide, que apresenta necessidades relacionadas à autoestima, como reconhecimento, confiança, respeito e conquistas individuais.
- Realização pessoal: este é o topo da Pirâmide, onde encontramos a necessidade do indivíduo de aproveitar todo seu potencial, de independência, de vencer desafios, e de se sentir realizado com isso.
Neste formato de pirâmide as necessidades são dependentes, ou seja, é necessário suprir as necessidades do nível anterior e mais básicas para então ir “subindo” até chegar ao topo.
Como se aplica na produtividade?
Quando uma pessoa não tem suas necessidades satisfeitas, isso afeta diretamente seu comportamento de uma maneira negativa. Observar a Pirâmide de Maslow é importante para entender como deixar os membros da empresa mais satisfeitos, fazendo com que produzam melhor e cresçam na empresa.
Na prática, os profissionais precisam primeiramente atender às suas necessidades de bem-estar físico e manutenção da saúde, para depois se motivarem a desempenhar melhor as suas funções profissionais. Por exemplo, ofereça uma remuneração que possibilite o pagamento de despesas mínimas de sobrevivência para ele e sua família.
A necessidade de se sentir seguro no trabalho pode ser suprida através de um emprego estável e que conceda benefícios: seguro de vida, plano de saúde, vale alimentação etc.
Já as necessidades sociais partem da ideia de pertencer a um determinado grupo ou empresa. Esse sentimento ocorre quando os profissionais se sentem aceitos uns pelos outros e criam vínculos sociais.
As necessidades de autoestima dependem da valorização e reconhecimento profissional no ambiente de trabalho. Formas de se suprir essa necessidade são: um elogio por um serviço bem realizado, ou um aumento de salário por bom desempenho.
Por fim, o último nível da Pirâmide de Maslow aplicada em empresas é a necessidade do membro de estar em uma empresa que proporcione um bom plano de carreira. Aqueles que se encontram no topo da Pirâmide buscam por cargos e atividades que os desafiem a utilizar seus pontos fortes, sua criatividade e suas habilidades para elaboração de estratégias ou solução de problemas.
Relembrando os conceitos
Desenvolvida por Abraham Maslow, a Pirâmide de Maslow apresenta uma ordem lógica de necessidades a serem satisfeitas para se chegar a um estado de realização. Na prática, para aumentar a produtividade dos seus membros: ofereça condições para manter necessidades básicas; benefícios que apresentem segurança no trabalho; um bom relacionamento social entre os membros; reconhecimento pelo trabalho bem feito, e desafios apropriados para as habilidades dos profissionais.
Agora que você já conhece a Pirâmide de Maslow e viu como pode aplicá-la no mundo dos negócios para ter membros mais produtivos e motivados, é hora de partir para a prática! Para saber mais maneiras de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, dá uma olhada nessas dicas.