Que as redes sociais são um meio poderoso de alcançar pessoas, todo mundo sabe. O que ainda pode passar despercebido, é que muitas dessas redes possuem mecanismos bastante eficazes de colher estatísticas e direcionar ainda mais o conteúdo que se deseja promover. Aplicar essas ferramentas significa estar vários passos à frente no gerenciamento de redes sociais.
Se a sua empresa possui uma página no Facebook, você não pode deixar de conferir e aplicar o Facebook Insights, uma ferramenta que te permite analisar diversos aspectos relacionados às visitas a sua página.
Esse tipo de mecanismo possui métricas extremamente válidas para ajudar a impulsionar o seu negócio na rede. A seguir, vamos destrinchar melhor o funcionamento dele para que você saiba como aplicá-lo a sua página!
Primeiramente, o que são métricas?
Existem alguns indicadores capazes de descrever e quantificar o comportamento e as tendências de usuários que interagem com páginas na Internet. Essas são as chamadas métricas, que permitem avaliar o quão efetivas estão sendo suas estratégias de marketing e se o seu contato com potenciais clientes está sendo capaz de gerar resultados.
Um exemplo de métrica bastante importante e aplicável ao Facebook é o número de curtidas, que diz respeito à interação dos usuários com as postagens da sua página.
Essa métrica mensura o volume de curtidas em uma postagem e é muito relevante para que você possa avaliar se as suas publicações estão tendo o alcance desejado.
Ainda mais importante do que conhecer as métricas, é definir aquelas que são as mais adequadas para os objetivos da sua empresa, também conhecidas como KPIs.
Um KPI (Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance) é uma métrica que tem papel de protagonista na definição do seu sucesso, e aquilo que ela mensura tem uma importância especial no cumprimento da sua estratégia. Saber quais são essas métricas e como aplicá-las é o primeiro passo depois da definição do objetivo do seu negócio.
Mas como essas métricas são aplicadas pelo Facebook Insights?
Se você gerencia uma página no Facebook, você tem acesso a uma aba que se chama “Informações”. Essa aba se trata do Facebook Insights e, clicando nela, é possível ter acesso a todas as ferramentas desse mecanismo, as quais funcionam com base em métricas especialmente importantes para administrar a relevância de uma página.
Conhecer essas ferramentas e métricas é uma ótima maneira de avaliar o impacto e o sucesso das suas postagens, de modo que, por meio desse conhecimento, fica muito mais fácil elaborar estratégias embasadas para gerenciar sua página e alcançar seus objetivos.
A seguir, separamos algumas dessas ferramentas para que você possa ficar por dentro de como elas funcionam:
Seguidores
Essa aba conta com informações acerca do número de pessoas que seguem a sua página. Além disso, essa ferramenta permite que você veja onde as pessoas se tornaram seguidores da sua página (dispositivos móveis, computadores, sugestões de página ou sua própria página), quantas deixaram de segui-la e quantos são os seguidores orgânicos, em contraste com os pagos.
Curtidas
Aqui, é possível comparar o número de curtidas da sua página com o tempo, além de avaliar a taxa de rejeição da sua página por meio do volume de descurtidas. Novamente, você pode conferir de onde as pessoas curtiram a sua página: se através de dispositivos móveis, computadores, sugestões de página ou na sua própria página.
Alcance
A ferramenta “Alcance” do Facebook Insights pode ser usada de forma estratégica quando compreendida bem. Essa tarefa não é nada difícil, já que os gráficos apresentados nessa aba são bastante intuitivos e completos. O gerenciador, aqui, pode ver quantas pessoas tiveram contato com suas publicações, sem necessariamente contar apenas com aquelas que curtem a página.
Além disso, é possível distinguir o alcance pago (impulsionado por anúncios) do orgânico, saber exatamente quantas foram as curtidas, os comentários e os compartilhamentos e quantas vezes as pessoas ocultaram sua publicação e denunciaram algo como spam ao longo do tempo.
Todas essas informações são de muita relevância para que você possa se inteirar da taxa de rejeição dos seus posts e da natureza do engajamento das pessoas que interagem com eles.
Visualizações da página
Nessa aba, você pode conferir quantas são as visualizações da sua página de acordo com o tempo. Os gráficos oferecem informações valiosas acerca da faixa etária, gênero e nacionalidade daqueles que visualizaram seu conteúdo – além do tipo de conteúdo visualizado -, o que permite que você conheça um pouco mais o perfil da sua audiência e personalize suas postagens de forma estratégica.
Publicações
A ferramenta “Publicações” é uma das mais importantes do Facebook Insights. Por meio dela, é possível saber quantos seguidores ou curtidores estiveram conectados e quando – dias da semana e horários – eles fizeram isso. Esse tipo de informação é muito interessante para a definição e organização de um cronograma de postagens embasado e focado em resultados.
Ao navegar por essa ferramenta, você também poderá saber quais formatos de publicação – vídeos, links, fotos – geram mais alcance e engajamento, o que possibilita que você potencialize ainda mais as suas postagens com base no que a sua audiência mais gosta de receber.
Pessoas
Essa aba permite saber o gênero e a faixa etária dos seus curtidores, seguidores, pessoas alcançadas e pessoas que interagiram com suas publicações de uma maneira geral. E não é só isso: você pode visualizar, também, o país, a cidade e o idioma de cada uma dessas pessoas.
A importância dessa aba está justamente na possibilidade de conhecer o seu público e, a partir daí, criar um conteúdo direcionado e organizado de forma estratégica para atingir seus objetivos. As informações mensuradas pelas métricas dessa aba tornam possível o delineamento de buyer personas para o seu negócio, uma estratégia muito eficaz para a definição da sua marca.
O Facebook Insights
O Facebook Insights é um mecanismo muito poderoso que tem um papel estratégico no gerenciamento de redes sociais como o próprio Facebook. Saber utilizar essas redes a favor do seu negócio é uma habilidade imprescindível atualmente, e o primeiro passo para fazer isso é conhecer melhor as ferramentas que elas disponibilizam.
Gostou de aprender sobre as potencialidades do Facebook Insights? Agora que você já está por dentro dessa ferramenta, confira o nosso texto sobre anúncios no Facebook!