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Marketing de oportunidade: o que é e como utilizá-lo?

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Você sabe o que é o marketing de oportunidade? Talvez não se lembre desse nome, mas com certeza você já viu muitas ações dessas por aí!

 

Empresas estão fazendo um uso cada vez maior das tendências e dos acontecimentos cotidianos para se comunicar melhor com seu público. Se você quer entender melhor o que é essa estratégia e como utilizá-la na sua empresa, esse é o post ideal!


O que é o Marketing de Oportunidade?

 

O Marketing de oportunidade consiste em uma estratégia para aproveitar a oportunidade de uma data, um movimento, um lançamento ou até mesmo um meme que traga visibilidade para a marca ou empresa e gere um buzz entre as pessoas.

Esse tipo de estratégia tem sido utilizada cada vez mais pela publicidade, sendo veiculadas tanto nas mídias online, quanto nas mídias offline.

 

As vantagens do Marketing de Oportunidade

 

Quando sua marca se mostra por dentro dos assuntos que estão em alta, seu público tende a se comunicar melhor com ela. Esses contatos acabam por gerar um engajamento e melhoram o relacionamento entre sua empresa e seus clientes.

 

Além do engajamento, há também uma grande vantagem em aspectos financeiros. Campanhas tradicionais geralmente envolvem um alto investimento de capital para que elas possuam sucesso e impactem de fato o público definido. O Marketing de oportunidade, entretanto, possui custos muito inferiores ao dessas campanhas e produzem resultados, caso utilizados da maneira correta, iguais ou superiores a elas!

 

Atenção no uso do Marketing de Oportunidade

 

Apesar de possuir muitas vantagens é necessário ter atenção, afinal, elaborar ações de marketing de oportunidade não é tão fácil assim! É muito importante ter cuidado com o conteúdo que está implícito na mensagem para que ele não gere mais repercussão negativa do que positiva.

Além disso, ter atenção ao timing é fundamental! O sentido do marketing de oportunidade é aproveitar o hype de assuntos ou datas que só fazem sentido em um determinado contexto. Portanto, nada de utilizar um meme do mês passado.


O Marketing de Oportunidade na prática

 

Alguns exemplos de empresas que fizeram um bom uso do marketing de oportunidade são o Burger King, a Netflix e a Nubank.


Burger King


Para comemorar o Halloween de 2016, o Burger King fantasiou seu Whopper como um sanduíche do McDonald’s, transformando letreiros e embalagens em fantasmas com a frase: “O hambúrguer mais assustador do mundo.”. A ação repercutiu muito e trouxe uma grande visibilidade para a marca, além de interagir de forma cômica com seus consumidores. Dá só uma olhada!

 

Netflix

 

Já a Netflix é bastante conhecida por investir em ações de oportunidade e comunicação interativa. Recentemente, a empresa ofereceu um atendimento personalizado para o cliente, fazendo referência à Star Trek, sua série favorita.

Ao fazer com que a resolução dos problemas do cliente se torne um entretenimento, as possibilidades de torná-lo um promotor da sua marca ficam cada vez maiores.


 

Nubank

Muito conhecida pelo atendimento humanizado, a Nubank é referência no marketing de oportunidade. No ano de 2016, um cliente entrou em contato com a empresa pois havia percebido que um lanche havia sido cobrado duas vezes em seu cartão. Além de o atendente brincar com o alto valor do sanduíche comprado, resolveu o problema do cliente rapidamente e aproveitou a oportunidade para fazer algo ainda maior.

 

Alguns dias depois, o cliente recebeu em sua casa uma caixa enviada pela Nubank com uma carta escrita à mão pelo atendente, receitas de sanduíche e uma sanduicheira roxa, cor bem característica da marca. O cliente, além de ter sido surpreendido, repercutiu o acontecimento nas redes sociais, o que trouxe ainda mais reconhecimento para a empresa.

 

Pronto para colocar em prática?

 

Podemos ver que o Marketing de Oportunidade é, de fato, uma estratégia que pode dar um up na sua empresa. É necessário, entretanto, entender o seu público para saber inferir qual conteúdo pode ser produzido para torná-los mais próximos da sua marca.

 

Promover essas estratégias é essencial não só para o relacionamento com seus clientes, mas também para obter visibilidade, de forma positiva, nas mídias sociais!

 

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