Nós vivemos em uma era digital e o mínimo que as empresas devem fazer é marcar presença nas redes sociais. Mas o grande diferencial é manter seus perfis nas páginas otimizados e retirar os melhores resultados de todas elas.
Você sabia que o instagram é, atualmente, a rede social que mais cresce no Brasil? A rede de fotos vem apresentando um crescimento de dar inveja, sendo até maior que o do Facebook nos últimos anos.
Por isso, preparei esse artigo com algumas dicas importantes para otimizar sua comunicação pelo Instagram:
1. Crie um perfil empresarial
A primeira dica é também a mais simples de todas elas. Há algum tempo, percebendo a quantidade de empresas em sua plataforma, o instagram desenvolveu um perfil especial para empresas.
Diferentemente dos perfis pessoais, nele é possível analisar algumas métricas e colocar informações adicionais. Por isso, esse é o primeiro e crucial passo para começar a ter um conta de sucesso nessa rede social.
2. Entenda o algoritmo
Hoje em dia, buscando otimizar a experiência dos usuários, muitas redes sociais adotaram o uso de algoritmos para o ranqueamento de conteúdo.
Esses algoritmos distribuem o conteúdo para os membros de diferentes formas, de acordo com cada rede social. No Instagram, devemos prestar atenção para alguns pontos:
- Curtidas: O aplicativo prioriza para o usuário conteúdos que têm mais engajamento.
- Histórico: O instagram mostra para o indivíduo publicações que acredita que ele irá gostar, de acordo com seu histórico de curtidas e comentários.
- Horário de publicação: O horário de publicação é também muito importante para ranquear sua publicação bem. Quero saber os melhores horários para postar nas redes sociais.
3. Produza conteúdo relevante
O instagram, mais do que o LinkedIn e até que o Facebook, é uma rede social pessoal. Portanto, curtir empresas não é uma prática muito comum entre os usuários.
Então, mesmo que essa dica seja válida para todas as mídias sociais, principalmente para o Instagram, ela é indispensável. Seu conteúdo tem que ser relevante para seus seguidores e para as suas buyer personas e os anúncios devem ser pontuais. Lembre-se: ninguém segue uma página para receber conteúdos publicitários.
Para te guiar, você pode usar a Regra do 80/20 que diz que sua empresa deve produzir 80% de conteúdo informativo e relevante e apenas 20% de conteúdo publicitário.
4. Poste em horários estratégicos
Como eu disse ali em cima, os horários de postagem são um critério de ranqueamento para o Instagram. Isso quer dizer que dependendo da hora em que você escolher publicar seu conteúdo, ele vai aparecer para mais ou menos pessoas.
Os horários ideais para postar no instagram são entre 11hrs – 14hrs e depois das 18hrs – 22hrs, quando a rede social tem seu pico de atividade, que se mantém estável durante todos os dias da semana.
É importante pontuar, no entanto, que cada público tem suas preferências e diferenças, então teste diferentes horários e analise qual deles gerou o melhor resultado para a sua empresa!
5. Faça um Calendário Editorial
O Calendário Editorial nada mais é do que um cronograma das publicações que você irá postar na sua conta. Ele é muito importante para manter uma estabilidade na sua conta do Instagram, além de garantir que todo o conteúdo será devidamente publicado nos horários corretos.
Entenda melhor sobre a importância do Calendário Editorial aqui.
6. Poste com frequência
Com um calendário editorial bem definido, esse passo não vai ser uma dificuldade para sua empresa.
O importante aqui é se fazer presente na rede social, e isso vale para todas elas! Criar uma página e postar uma vez por semana, não vai te dar bons resultados. Com um alcance cada vez menor, apostar em um grande volume de publicações pode ser muito estratégico, mas é claro, sem exageros.
Além disso, a frequência de postagens deve ser muito bem estabelecida e seguida à risca. O público gosta de saber o dia em que pode esperar uma novidade da sua empresa e isso pode ser muito bom para o seu engajamento.
7. Use #hashtags
Uma das grandes fontes de divulgação e busca de conteúdo dentro do instagram são as hashtags. Portanto, utilize-as, mas com cautela.
É importante que sua página só utilize hashtags que realmente sejam condizentes com a suas publicações ou com a sua empresa. Com isso, você evita criar uma série de hashtags que vão levar o público errado para a sua página.
8. Seja Social
Lembre-se: estamos lidando com redes sociais, então, seja social. E o que isso quer dizer?
O grande princípio das redes sociais são a interação entre as pessoas de forma a gerar conexão e contato, desta forma, não se esqueça que você está sempre lidando com pessoas que têm dificuldades, interesses e preferências.
Está esperando o quê? Dá uma olhadinha nesse texto para otimizar também o seu facebook e bote a mão na massa!