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E-mail marketing: quando, como e por que utilizá-lo?

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O relacionamento interno e externo de uma empresa tem se tornado uma prioridade na metodologia de grande parte dos empreendimentos atuais. Como uma ferramenta que possa vir a melhorar essa relação e, ainda, aumentar taxas de conversão o e-mail marketing tem sido cada vez mais utilizado dentre diversas estratégias para aproximar os clientes de sua marca.

Essencial para a estratégia de Inbound Marketing, o e-mail marketing mostra-se como o meio ideal para nutrir potenciais clientes e promotores com conteúdos relevantes e segmentados. É evidente que alguns aspectos na forma de utilizá-lo mudaram e, se você está em dúvida de quando, como e porque aplicá-lo na sua empresa, aqui vão algumas informações que podem te ajudar!

O que é e-mail marketing?

Como uma ferramenta que auxilia e media o relacionamento entre sua marca e o cliente, o e-mail marketing representa, na maioria dos empreendimentos, o contato mais íntimo entre sua empresa e seus consumidores.

Com o Inbound Marketing o consumidor tem o poder de fazer suas próprias escolhas e cabe à sua empresa nutrir os visitantes de suas plataformas com conteúdo que gere valor. Assim, o segredo da nova roupagem dessa estratégia de marketing é enviar a mensagem correta para a pessoa ideal no momento certo.

Vale lembrar: o e-mail é enviado para outras pessoas, assim como você, dessa forma, a pessoalidade é a palavra-chave da versão atual dessa nova estratégia.

Quando e como usar o e-mail marketing?

Existem muitas dúvidas quanto a esse aspecto, principalmente pelo grande número de disparos de e-mails não autorizados, os quais chegam a ser incômodos e invasivos para a maioria das pessoas.

É interessante que você envie um e-mail apenas para as pessoas que expressaram interesse em recebê-los em suas plataformas, assim, sua audiência será qualificada e certamente não será tratado como spam.

Para te ajudar destacamos alguns motivos para você aderir ao e-mail marketing, mas não se esqueça: a autorização do destinatário é sempre essencial.

  • Aprofundar relacionamentos

Como já foi dito, o e-mail marketing é um dos contatos mais íntimos entre uma marca e seus clientes. Assim, é interessante que e-mails sejam enviados com o intuito de torná-los mais próximos de seu empreendimento para que um vínculo entre esses visitantes e seu negócio seja criado.

Dessa forma, será muito mais fácil fazer com que ele avance na jornada do comprador e ainda tenha potencial para se tornar um promotor espontâneo do seu negócio.

  • Engajar seus leads

A função básica do e-mail marketing é nutrir seus leads com conteúdos específicos. Assim, é interessante que o lead seja devidamente posicionado no funil de vendas para que ele entenda que seu empreendimento é o ideal para a solução de seus problemas de forma espontânea e natural.

  • Manter a memória de sua marca

O relacionamento de uma empresa deve sempre visar novos clientes, mas não deve se esquecer daqueles que já fizeram negócio com você. Assim, o e-mail marketing age como uma ótima estratégia para lembrar antigos clientes de sua marca e o quanto seus serviços ou produtos foram importantes para eles.

Diante disso, é interessante que o ciclo de vendas de seu produto seja considerado para fazer esse contato, afinal, muitos serviços podem ser renovados e revitalizados.

Por que utilizar o e-mail marketing?

Existem diversos motivos para que essa estratégia seja utilizada nos empreendimentos atuais, afinal, os hábitos de trabalhar e viver das pessoas mudaram e com isso, a forma de consumir informações também mudou. Se você está em dúvida do porquê aplicar e-mail marketing na estratégia da sua empresa aqui vão suas principais vantagens!

  • Aumento de dispositivos mobile

O e-mail é um meio de comunicação que vem mudando a forma como as pessoas consomem informação. De acordo com dados divulgados no site da Hubspot, 81% dos usuários de smartphones dizem que seus e-mails são a plataforma mais utilizada em seus celulares e também a mais importante.

  • O poder da personalização

A estratégia permite que uma mensagem mais pessoal e certeira seja enviada. Em tempos que o modelo H2H, human to human, vem sendo cada vez mais utilizado, é possível tornar o contato entre sua marca e potenciais clientes muito mais natural.

Assim, o e-mail marketing permite que você crie uma experiência profunda e individual com cada um de seus clientes.

  • Longo tempo de vida

Os e-mails, diferente das mídias sociais que são muito instantâneas e passageiras, permanecem nas caixas de entrada de seus clientes por muito tempo. Assim, as chances de que seu conteúdo seja lido aumentam consideravelmente.

  • Baixo custo e alto retorno

Como último tópico da lista, mas não menos importante, um dos fatores mais atrativos do e-mail marketing é seu baixo custo e alto retorno.

O que pode ser feito, na maioria das vezes, é o investimento em algumas ferramentas, mas elas certamente não terão um valor tão alto quanto o de outras estratégias de marketing.

Assim, o contato com seus clientes pode gerar um grande retorno sem a necessidade de que muito capital seja destinado ao e-mail marketing.

É sempre interessante que você procure novas formas de atrair potenciais clientes para sua empresa e fazer com que eles se tornem consumidores ativos de sua marca.

O e-mail marketing é um grande aliado de várias empresas e possui diversas vantagens que podem te ajudar nisso, mas lembre-se: o e-mail marketing é mais uma estratégia de marketing que deve ser trabalhada, busque sempre se atualizar e se adequar às necessidades de seu público sem se esquecer das outras estratégias que você já utiliza.

Já decidiu que vai utilizar o e-mail marketing, mas está em dúvida em como irá se comunicar com seus leads? Entenda como adequar o tom da sua marca ao seu público aqui!

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